segunda-feira, 10 de setembro de 2012

TURISTAS BRASILEIROS QUE ESTIVERAM NO PARQUE YOSEMITE, NOS ESTADOS UNIDOS, DEVEM FICAR ATENTOS A HANTAVIROSE

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, encaminhou nota à Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), informando que cerca de 10 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, que se hospedaram em cabanas no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, Estados Unidos, estão sob suspeita de terem sido infectadas pelo hantavírus. A informação foi divulgada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC-EUA). 
De acordo com o CDC, todas as pessoas que se hospedaram em cabanas do parque, entre os dias 10 de junho e 24 de agosto, correm risco de manifestar os sinais da doença. Seis casos foram confirmados e duas pessoas morreram após contrair o hantavírus, em Yosemite. Desta forma, a SVS do Ministério da Saúde alerta aos turistas brasileiros, que estiveram no local, no período citado, e que apresentarem febre, dores musculares, dor de cabeça, dor lombar, dor abdominal, problemas gastrointestinais, dificuldade respiratória, taquicardia, tosse seca e hipotensão devem procurar o mais rápido possível um serviço médico de emergência mais próximo de casa e informar ao médico sobre a viagem ao parque. 
As secretarias estaduais e municipais de Saúde, os serviços públicos ou privados e os profissionais de saúde podem encontrar orientações sobre a hantavirose e os procedimentos de vigilância e de atenção ao paciente no site da SVS: 
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1558 
(Fonte: MS / Covig)
Imagem: cedida pela Ascom/FMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário