O centenário de nascimento do advogado e jornalista Alberto Francisco Torres (foto), ex-presidente da OAB-RJ, será comemorado pela OAB Niterói no dia 11 de setembro, a partir das 19 horas, no Plenário José Danir Siqueira do Nascimento. A comissão integrada pelos advogados Waldenir de Bragança, Célio Erthal Rocha e Jorge Loretti e o Departamento de Eventos e Cultura, dirigido por Hélio Considera, são responsáveis pela organização. O orador oficial da cerimônia será o ministro Waldemar Zveiter, ex-presidente da OAB-RJ.
Alberto Torres conseguiu junto à Prefeitura a doação do terreno onde foi construída a Casa do Advogado. Ao lado de um grupo de advogados, integrado por Waldemar Zveiter, foi o responsável pela construção do prédio com o emprego de recursos próprios. E ainda obteve do irmão, o governador Paulo Torres, a instalação dos elevadores no prédio. Além do mais, por sua sugestão, constou no projeto a construção de apartamentos para hospedar os advogados procedentes do interior do Estado.
Alberto Torres nasceu em Niterói, no dia 9 de setembro de 1912. Formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ). Atuou ativamente como advogado e lecionou na Universidade Católica de Petrópolis (UCP).
Foi deputado estadual e federal em várias legislaturas, secretário de Estado e presidiu o Grupo Fluminense de Comunicação.
Alberto Francisco Torres faleceu em 25 de novembro de 1998, aos 86 anos.
Imagem: jornal.ofluminense.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário