segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SAÚDE DE NITERÓI PASSA POR FAXINA

Policlínica Regional Sérgio Arouca
Na edição número 17 do jornal EI! publicamos matéria falando da péssima apresentação do prédio da Policlínica Regional Sérgio Arouca (PRSA), mais conhecido como Posto de Saúde Santa Rosa, no Vital Brasil. “A visível sujeira do muro e das paredes do prédio mostra que, há anos, ele não passa por uma pintura nem manutenção”. Em outra edição falamos do abandono do local: “Extramuros, nos canteiros da PRSA, é comum se observar lixo acumulado e a presença de ratos que dele se alimentam”. 
Qual não foi nossa surpresa ao passar, meses depois, pelo local e verificar que as árvores estavam sendo podadas, os muros recebiam pintura nova e os canteiros externos passavam por limpeza e replantio de mudas. 
Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde (ASCOM), a presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretária Gisela Motta de Miranda, quer que até o final do ano, 24 instalações da rede de saúde municipal estejam higienizadas e restauradas. 
Por e-mail a Ascom informou que entre os trabalhos planejados para a PRSA além da poda de árvores estão: pinturas e manutenção do concreto aparente, tratamento nas portas, descupinização e recuperação dos telhados, além da manutenção da rede hidráulica. 
Como publicamos anteriormente “A limpeza deve ressaltar aos olhos em um ambiente que tem por objetivo cuidar da saúde”. Que essa iniciativa da secretária Gisela Motta se torne uma prática constante nos governos que estão por vir. 
Hospital Municipal Orêncio de Freitas 
Após período em que foi administrado por uma comissão interventora, o Hospital Municipal Orêncio de Freitas (HOF), segundo a Ascom, vem passando por modificações. Estão previstas a abertura de mais duas enfermarias com a colocação de mais 12 leitos. O número de cirurgias aumentará em mais 80 procedimentos mensais graças a uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com o Governo do Estado e com os outros municípios que integram a Região Metropolitana II. A construção de mais uma sala cirúrgica está a cargo do Governo do Estado. O HOF responderá pelos custos das cirurgias e os municípios parceiros contribuirão com anestesistas e técnicos de enfermagem. 
A Ascom também informou que as enfermarias receberam pequenas reformas, realizadas pela própria unidade, mas já há uma solicitação junto à Empresa de Obras Públicas (Emusa) para uma reforma maior.
Na imagem: Policlínica Regional Sérgio Arouca
Imagem: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário