segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MIOPIA CRESCE ENTRE JOVENS ESTUDANTES

Estudo aponta que atividades ao ar livre podem evitar a doença 

A miopia, doença que afeta os olhos, é um dos problemas visuais mais frequentes. Ela já atinge 9% da população do planeta, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma pessoa míope consegue enxergar perfeitamente objetos que estão perto do seu alcance visual, mas objetos que estão longe são vistos de forma “embaralhada”. 
Um estudo recente, publicado no periódico médico The Lancet, levanta a hipótese de que crianças que não dispõem de tempo para atividades ao ar livre estão mais propensas a desenvolver miopia. 
Essa seria uma das explicações para a miopia desenvolvida por nove entre dez jovens em final do ciclo escolar, nas grandes cidades da Ásia. Os pesquisadores afirmam que elas passam muito tempo em ambientes fechados estudando ou vendo televisão. Os cientistas explicam que 10% a 20% desses jovens desenvolveram alta miopia, que pode causar cegueira. 
A pesquisa apontou que em Cingapura, onde nove em dez adultos são míopes, um estudante do ensino médio passa apenas 30 minutos ao ar livre, por dia; na Austrália, a prevalência de miopia é aproximadamente 10% e os estudantes passam cerca de três horas em ambientes externos e na África, a miopia não passa de 3%. 
O pesquisador da Universidade Nacional Australiana, Ian Morgan, afirma que as crianças que passam de duas a três horas em ambientes externos, por dia, estariam ‘razoavelmente seguras’. Segundo ele, isto poderia incluir o tempo gasto durante brincadeiras em parques ou nas caminhadas de ida e volta da escola. Em conversa com o jornal EI! o oftalmologista Álvaro Andreiuolo, falou que existem vários estudos nessa área mas que eles carecem de comprovação científica. “Não dá para afirmar que os dados estejam corretos, mas é importante que o tempo de trabalho forçando a vista para ver de perto seja compensado com atividades que trabalhem a visão à distância”. 
O médico explica que os olhos são levados a se adaptar às condições que lhe são impostas. “O homem primitivo enxergava muito bem de longe porque precisava ver e abater sua presa à distância. Se usamos nossa visão para ver apenas o que está próximo, ela se adapta a essa situação e vamos perdendo a condição de enxergar objetos mais distantes”, afirma. Andreiuolo alerta que o tempo ao ar livre não pode ser aproveitado para ler nem usar laptop. Para preservar a visão à distância, quando estamos ao ar livre devemos aproveitar para exercitar os olhos para observar os objetos que estão ao longe”. 
As atividades ao ar livre sempre foram recomendadas para diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida. Agora sabemos que elas também contribuem para prevenir a miopia. Mais um bom motivo para optar pelo lazer em contato com a natureza.
Imagem: medicando.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário