quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MUNDIAL DE JUDÔ AGITA O CANTO DO RIO

A quadra do ginásio Canto do Rio, no Centro de Niterói, recebeu neste sábado o primeiro Campeonato Mundial Sênior de Judô. A competição, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e com a Liga Nacional de Judô, contou com a presença de 300 atletas e foi disputada nas modalidades Individual, Equipe e Kata. Pelo menos 250 pessoas lotaram as arquibancadas do ginásio.
Judocas de países como Estados Unidos, Argentina, Suécia, Bolívia, Venezuela, República Dominicana, Austrália e Chile participaram do torneio. “É um evento importante para a cidade, que mostra estar preparada para receber competições internacionais”, disse o secretário de Esportes de Niterói, Eduardo Caminha, durante a cerimônia de abertura.
Foto: Pedro Oliveira

ESTÍMULO AO TURISMO DE FRONTEIRA

Para fortalecer o turismo de curta distância e entre os países sul-americanos, principalmente do Mercosul, o Ministério do Turismo (mtur) criou o programa turismo de fronteiras (frontur). O objetivo é incrementar o fluxo de turistas entre os países vizinhos, auxiliar a preparação dos estados fronteiriços para os megaeventos de 2014 e 2016, fortalecer a formatação de roteiros turísticos integrados e aprimorar os sistemas de informações e de atendimentos dos portões de entrada. O programa também propõe o aperfeiçoamento dos mecanismos de coleta e tratamento de dados estatísticos, como o fluxo de turistas entre os países.
Acre, Amapá, Amazonas, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina estão entre os estados contemplados. neste semestre, as ações do frontur serão concentradas em Mato Grosso e no Amazonas – estados-sede da copa do mundo fifa 2014 –; no Acre, tendo em vista a carreteira interoceânica, que fará a ligação entre Rio Branco e Lima; e no Amapá, em razão da integração Brasil-França.

HAPPY HOUR NA CHOPERIA ICARAÍ GRILL

Para quem gosta de um bom happy hour com música ao vivo, uma boa pedida é passar na Choperia Icaraí Grill, na Rua da Conceição, 204/206, Centro de Niterói, nestas quinta e sexta-feiras, a partir das 19h. O local é amplo, o ambiente é de primeira e a Choperia conta com um buffet bastante variado.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

BANDA SPIN XXI ESTÁ DE VOLTA

A banda SPIN XXI se apresenta dia 1º de Setembro, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói. A banda conhecida como SPIN na década de 70, também teve o nome de Contraponto (em 1978/1979) quando assumiu formação diferente, (na época uma temporada de três dias no Teatro Municipal de Niterói foi sucesso com casa lotada). À volta aos palcos trouxe uma nova suíte de 25 minutos além das músicas do CD Contraponto, lançado no Brasil, Europa, EUA e mundo afora.
Mantendo-se fiel ás suas origens, com uma mistura de vários estilos, (clássico, jazz e rock...), mas predominantemente Progressivo Sinfônico. A banda define o seu som como MPB (Música Progressiva Brasileira), aonde as influências brasileiras de ritmos não aparecem claramente estampadas nas composições do grupo, mas sim assimilados e adaptados.
Apesar da influência folk, acústica e country SPIN XXI é uma banda elétrica, mas acima de tudo eclética. Preservando o espírito da música arte dos anos 70, em suas composições e sonoridade.

SERVIÇO:
Local: Teatro Municipal de Niterói
Dia e hora: 1° de setembro, às 20h
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: 2620-1624
Classificação etária: 10 anos

EXPOSIÇÃO: "CAMPO DE SÃO BENTO - UM OUTRO OLHAR"

Esse é o tema da nova exposição de Uly Riber, fotógrafo, artista plástico e poeta.
Com 28 anos de carreira, já morou e expôs em vários países da América do Sul e da Europa, sendo também o primeiro fotógrafo latino americano a expor no Egito.
Em 1989, foi indicado ao Premio Sharp de fotografia pela capa do disco "Prova de Amor" de Angela Roro.
Nessa mostra, o artista demonstra toda sua criatividade e sensibilidade abusando das cores e das formas. Surge assim, a união de sua alma de fotógrafo com sua alma de poeta, captando imagens do cotidiano e as modificando numa visão surrealista, onde árvores, caminhos, lagos, ganham nova identidade, nova vida.
VISITAÇÃO: até 15 de outubro de 2011
LOCAL: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão, 52 – Icaraí – Niterói (RJ)
2610-3966 / afniteroi.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SOCIAL EI! - THAÍS DUTRA

A bela Thaís Dutra desfilando seu charme pelas areias de São Francisco.
Foto: Rafael Sardenberg

IFEC – INSTITUTO INTERAMERICANO DE FOMENTO À EDUCAÇÃO, CULTURA E CIÊNCIA

O Professor Stelling, Chanceler do IFEC, foi nomeado como membro titular para o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República em Brasília, representando a ABE - Associação Brasileira de Educação.
Site: www.ifec.org.br

domingo, 28 de agosto de 2011

PARQUE DA CIDADE - LINDO... IMPRESCINDÍVEL

Pesquisas recentes desenvolvidas por cientistas da Alemanha e do Canadá apontam para o risco dos habitantes das grandes cidades desenvolverem transtornos de ansiedade e distúrbios de comportamento. Esse estudo é o primeiro a mostrar que duas regiões do cérebro, que atuam como reguladoras da emoção e do estresse, são particularmente afetadas pela vida urbana. Para minimizar esses efeitos precisamos abrir espaço em nossas agendas e freqüentar locais, de preferência em contato com a natureza, que nos permitam descansar a mente das atribulações diárias.
Niterói ainda possui alguns desses espaços e precisamos estar atentos ao que ocorre a eles exigindo a sua integridade como patrimônios da humanidade. O Parque da Cidade é um deles e devemos tratá-lo como jóia de valor inestimável, cada vez mais rara no planeta.
Foto: Rafael Sardenberg

PARQUE DA CIDADE - O PARQUE E OS MIQUINHOS DO MIRANTE (2)

O Parque da Cidade é uma área de preservação ambiental do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de cerca de 150 mil m². Inaugurado em setembro de 1976, dele pode-se ter uma visão panorâmica das Lagoas de Piratininga e Itaipu; das Praias de Piratininga, Itaipu e Camboinhas, dos bairros de São Francisco, Jurujuba, Charitas e Icaraí entre outros, da Baía de Guanabara, em toda a sua extensão e do mar aberto, até onde a vista consegue alcançar. Sentada no mirante Jussara Reis, médica, chefe de CTI Infantil, admira a bela vista a sua frente e confessa: “Venho aqui desde que meus filhos eram crianças. Ainda nem existia a estrutura que tem hoje. Ainda bem que as melhorias que fizeram no local, não afetaram a natureza. Estes momentos aqui são indispensáveis. É aqui que recarrego minhas baterias”. O mirante fica próximo à mata preservada do morro da Viração, onde vivem várias famílias de micos. Em uma das árvores foi colocado um pequeno platô onde o público pode alimentar os animaizinhos. Quem cuida do platô é Ailton da Silva, que trabalha na cafeteria do parque, há 3 anos. Por causa do desabamento ocorrido na estrada em 2010, o local foi fechado para visitação e Ailton subia todos os dias para alimentá-los. Ailton atende na cafeteria e conversa bastante com os fregueses. Segundo ele, os estrangeiros dizem que “é daqui que se tem a mais bonita vista do Rio de Janeiro”. Segundo a prefeitura, com as obras de modernização e expansão do Parque e a construção do Centro de Visitantes, o local se transformará em um Sítio Turístico de grande visitação.
Foto: Rafael Sardenberg

PARQUE DA CIDADE - OS VISITANTES (3)

É bastante comum encontrar turistas visitando o parque. João Cardoso veio de Maringá, Paraná. Criado em Piratininga, ele trouxe a filha para conhecer Niterói. “Queria que ela conhecesse a cidade que passei a minha juventude. Tenho grandes lembranças daqui, principalmente do parque” explicou. Segundo ele, o Parque da Cidade, na década de oitenta, já era bem visitado pelos jovens. “Naquela época o local já era ponto de encontro de amigos que vinham para ver o pôr-do-sol e namorar. Alguém sempre trazia um violão; as músicas de Gilberto Gil eram as mais pedidas”. Tamires, filha de João está encantada com a cidade, principalmente com o parque: “A emoção que sinto em estar aqui é indescritível! É tudo muito lindo! A vista é maravilhosa!” Hudson, o namorado que veio junto na viagem reforça: “É relaxante estar aqui; nunca vi nada semelhante!”
Na mesma rampa em que estava a família, estava Antônio Carlos Xavier, produtor musical, morador em Itaboraí que vem buscar inspiração no Parque da Cidade. Abraçado ao violão ele enche o ar com notas suaves. Segundo o artista “não são composições prontas; são ensaios que vou elaborando, quem sabe, para um trabalho futuro”. Para Antonio Carlos o parque faz a inspiração fluir: “o verde da natureza, a calma do local nos dias de semana convida a inspiração”. Outro ponto destacado pelo artista é a boa conservação do local.
Foto: Rafael Sardenberg

PARQUE DA CIDADE - AS RAMPAS (4)

O parque é muito freqüentado pelos praticantes de vôo livre que encontram duas rampas para a prática deste esporte: uma voltada para a lagoa de Piratininga e outra para a praia de Charitas com excelente visão da cidade do Rio de Janeiro. Fábio Abreu Laurentino, instrutor de vôo, há 13 anos, explica: “nas cidades litorâneas, o inverno não é a melhor estação para este esporte. Nesta época do ano, o interior oferece melhores condições de vento e diferenças de temperatura no ar, indispensáveis a um bom salto.” Mesmo assim, principalmente nos fins de semana, o parque fica repleto de parapentistas e de pessoas dispostas a fazer, com instrutores, um vôo duplo que, muitas vezes, ‘fica na vontade” por falta de condições.
Foto: Rafael Sardenberg

DOWNHILL: MAIS UM ESPORTE NAS TRILHAS DO PARQUE (5)

Um grupo de jovens descobriu no Parque da Cidade, há pouco mais de um ano, uma forma de incrementar os passeios de bicicleta. Nos fins de semana, independentemente da condição de tempo, eles sobem a estrada de pedra para descer as trilhas do local praticando downhill. “Com chuva a bicicleta escorrega muito, mas a gente limpa as folhas do chão para melhorar o terreno”, fala Rodrigo Lopes, de 16 anos, um dos primeiros a entrar na brincadeira. David Mourão vai do Ingá para encontrar os amigos que, durante as férias, podem praticar o esporte radical mais vezes. Os rapazes têm algumas ideias para melhorar as trilhas. Uma delas seria colocar espelhos nas curvas mais fechadas para evitar acidentes. A outra é o sonho de Lucas Vicente que mora em Icaraí e se uniu ao grupo há três meses. Ele confessa que ainda tem dificuldade para subir os 270 metros e tudo que ele deseja é um teleférico para subir com a bike.
Foto: Rafael Sardenberg

PARQUE DA CIDADE - UM SHOW A PARTE (6)

Ao cair da tarde, a rampa voltada para a praia de Charitas fica lotada de visitantes à espera de outro grande espetáculo que acontece no local: o pôr-do-sol.
Diferente do burburinho que ocorre pela manhã, quando os parapentistas e curiosos tomam conta do espaço, esse momento é de respeitoso silêncio. As conversas são em voz baixa e contida. Todos acompanham, emocionados, o lento movimento do “astro” mergulhando no mar. Namorados observam abraçados; outros registram em fotos ou filmagem. No gran finale, o público explode em aplausos; bem merecidos.
A noite cai sobre a mata. Amanhã é outro dia...
Foto: Rafael Sardenberg

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PRESIDENTE DA OAB NITERÓI É HOMENAGEADO

Presidente da OAB de Niterói recebe a Medalha Jean Baptista Debret pelo trabalho desenvolvido em favor na cultura.
O Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e a Associação Fluminense de Belas Artes homenagearam o presidente da OAB de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, com a Medalha Jean Baptista Debret, pelo trabalho desenvolvido em favor da cultura na cidade e no Estado do Rio. Foi iniciativa conjunta dos presidentes do instituto e da associação, professor Marcos Vinicius Macedo Varella e comendador Edson De Luna Freire. A cerimônia foi na OAB de Niterói.

CURSO DE ILUMINAÇÃO

O Portal Arquitetosecia está organizando mais um curso de iluminação no Rio de Janeiro. O curso será ministrado pela Arquiteta e Lighting Designer Beti Font e abordará os detalhes da Iluminação Residencial e Comercial, com dicas sobre uma iluminação correta.
De fácil linguagem é direcionado a profissionais e estudantes de arquitetura, decoração, engenharia e afins.

SERVIÇO
Local: Centro de Convenções Flex Center, no Largo do Machado, Rio de Janeiro.
Dia e hora: 31 de agosto das 14 às 22h.
Inscrições e informações: (21) 2619-3387 / 7885-5650 ou contato@arquitetosecia.arq.br ou www.arquitetosecia.arq.br.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC

O Bistrô MAC realizou na última terça-feira um Jantar Harmonizado que foi o evento de conclusão do 1º Curso de Vinhos da casa. O responsável por ministrar o curso foi o enófilo e gourmet Lauro Carvalho.
Foto: Rafael Sardenberg

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC (2)

Lauro Carvalho.
Foto: Rafael Sardenberg

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC (3)

O enófilo e gourmet Lauro Carvalho, que ministrou o Curso de Vinhos de Bistrô MAC, e elaborou o menu gastronômico harmonizado com os vinhos, montando a entrada composta por Barquinhas de Endívia com Ceviche Misto ao Perfume de Azeite Defumado. O azeite foi elaborado por Lauro, segundo receita que aprendeu na Toscana, Itália.
Foto: Rafael Sardenberg

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC (4)

Uma das proprietárias do Bistrô MAC, Natalia Soarez.
Foto: Rafael Sardenberg

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC (5)

O enófilo Luis Barros, que elabora a carta de vinhos do Bistrô MAC, e forneceu os vinhos para o curso e o jantar harmonizado, e sua assessora, Themis Muniz.
Foto: Rafael Sardenberg

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC (6)

Os publicitários do Bistrô MAC, Guto Lima e Renata Campos.
Foto: Rafael Sardenberg

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC (7)

Os proprietários da Revista Festejar, Luiz Silveira e Karla Lopes.
Foto: Rafael Sardenberg

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC (8)

Jaime Nogueira e Cristiane Xavier, sócios na Nova Femme Estética e Bem-Estar e na Pêlo Menos Instituto de Depilação.
Foto: Rafael Sardenberg

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC (9)

Leonardo Barros e Rodrigo Siqueira, participantes do curso.
Foto: Rafael Sardenberg

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC (10)

A assessora de Comunicação do Bistrô MAC, Luiza Cavaliere, e o namorado, Daniel Silveira.
Foto: Rafael Sardenberg

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC (11)

Uma das proprietárias do Bistrô MAC, Natalia Soarez, e a assessora de Comunicação da casa, Luiza Cavaliere.
Foto: Rafael Sardenberg

AUDITORIA SOBRE GERAÇÃO DE ENERGIA INFLUENCIARÁ NO PREÇO DA ELETRICIDADE

A Agência Nacional de Energia Elétrica iniciou, na última quinta-feira (18), audiência pública para discutir a obrigatoriedade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) contratar uma auditoria independente. As informações auditadas impactam o planejamento do setor e na contabilidade da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), portanto, no preço da eletricidade. Já existe uma auditoria, mas a Aneel quer melhorar a base de dados atual.
A agência decidiu discutir o tema devido à importância de possuir mecanismos eficazes para fiscalizar o ONS de forma periódica e, assim, evitar ocorrências no mercado de energia elétrica e na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). A consultoria deverá verificar os dados de entrada fornecidos pelas empresas ao Programa Mensal de Operação (PMO) e aos sistemas utilizados pelo Centro Nacional de Operação do Sistema Elétrico (CNOS).
A sociedade pode enviar colaborações até 2 de setembro:
por e-mail: ap045_2011@aneel.gov.br, por fax: (61) 2192-8839 ou para o endereço: SGAN 603 - Módulo I - Térreo / Protocolo Geral da ANEEL, CEP 70.830-030, Brasília (DF).
Fonte: Secom.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CINEMA GRATUITO E DE ÓTIMA QUALIDADE

MEU TIO (mon oncle) - De Jacques Tati – 1958. Com Jacques Tati, Jean-Pierre Zola, Adrienne Servantie e Lucien Frégis. Em uma casa modernista e automatizada, o Sr. Hulot (Jacques Tati) brinca despretensiosamente com a tecnologia que passa a ocupar cada vez mais os aspectos do dia-a-dia. Neste filme, Jacques Tati mostra seu total desapego ao naturalismo da trilha-sonora em sua obra.
Trata-se de um clássico do cinema francês de excelente qualidade e de uma lição de vida emocionante. O filme tem legenda em português e faz parte do projeto Ciné-club Jean Vigo.

SERVIÇO:
Local:Aliança Francesa de Niterói - Rua Lopes Trovão, 52 - Icaraí – 2610-3966
Dia e hora: 29 de agosto, às 19h.
Entrada gratuita sujeita a lotação.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

CHOPERIA ICARAÍ GRILL: NOVOS DESCONTOS

Com sede no coração de Niterói, bem próxima à Prefeitura, ao Fórum e ao Niterói Shopping, a Choperia Icaraí oferece conforto, excelente atendimento, culinária de primeira, música ao vivo (happy hour) e o melhor e mais gelado Chopp do Centro. A sede não funciona aos domingos e feriados.
Sua filial em Icaraí funciona de segunda a domingo (inclusive feriados).
Em convênios com a OAB-Niterói, o SINDIFISCO-RJ – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – Delegacia Sindical do Rio de Janeiro e o SINAL-RJ, Sindicato dos Servidores do Banco Central do Brasil, a Choperia Icaraí Grill concede aos funcionários e filiados daquelas entidades desconto de 10% (dez) de segunda a sexta-feira e de 15% (quinze) nos dias de final de semana em que funcionarem. Exceto bebidas e sobremesas.
Rua da Conceição, 204/206 - Centro - Niterói.
Rua Cel. Moreira César, 19 – Icaraí – Niterói.

ENERGIA SOLAR: FUTURO PROMISSOR

A empresa Nanoselect está se preparando para fornecer ao mercado de energia solar uma nova tecnologia para os painéis térmicos que podem ser instalados em residências e edifícios. São superfícies nanoestruturadas para aumentar a capacidade de gerar energia térmica sem aumentar o custo e deixando as instalações mais leves.
Tecnologia brasileira pode triplicar a capacidade de geração térmica a partir da energia solar.

sábado, 20 de agosto de 2011

SÃO ZÉ CASA DE MÚSICA

O São Zé Casa de Música terá show de samba de primeira qualidade neste domingo, com o grupo Perdendo a Linha (foto), a partir das 20h, e terminando à 1h da manhã. No repertório do grupo, formado por Reggis Magnum, no pandeiro, Marcus Mulato, no cavaquinho, Huguinho Marchon, nos vocais e João Gabriel, no tantan, estarão sucessos de Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Grupo Revelação, Exaltasamba, Paulo César Pinheiro, entre outros. O show de abertura será com os meninos do Sambaeu e Tuamulé, também interpretando clássicos do samba.
O São Zé Casa de Música fica na Rua 10, número 6, em Cafubá, Piratininga (atrás do antigo Capelinha) e conta com capacidade para 350 pessoas. Mais informações pelo tel. 7898-4623 (o local não conta com telefone fixo).
Imagem: oglobo.globo.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

HAPPY HOUR IMPERDÍVEL!

Para quem gosta de um bom happy hour com música ao vivo, uma boa pedida é passar na Choperia Icaraí Grill, na Rua da Conceição, 204/206, Centro de Niterói, nesta sexta-feira, a partir das 19h. O local é amplo e conta com um buffet bastante variado, além do grill.
Imagem: ofertas.com.br

JANTAR HARMONIZADO BISTRÔ MAC

Será realizado no próximo dia 23, a partir das 21h, no Bistrô MAC, o jantar harmonizado de conclusão do 1º Curso de Vinhos, sob o comando do enófilo e gourmet Lauro Carvalho (foto).
Na recepção, será servido o vinho Cave Geisse Nature - Pinto Bandeira.
De entrada, haverá Barquinhas de Endívia com Ceviche Misto ao Perfume de Azeite Defumado, acompanhada do vinho Malma Finca La Papay Sauvignon Blanc, da região da Patagônia Argentina.
O 1º prato será uma Polenta Assada com Mix de Cogumelos Frescos, acompanhada pelo vinho Campilunghi La Gigliola IGT, da região italiana da Toscana.
De 2º prato, um Ragu de Cordeiro com Risoto de Hortelã, acompanhado pelo vinho Casa Silva Gran Reserva Los Lingues Cabernet Sauvignon, de Colchagua, no Chile.
De sobremesa, será servido um Abacaxi em Calda de Vinho Branco e Especiarias, com Sorvete de Coco e Couli de Hortelã, acompanhado pelo vinho Avondale Muscat Blanc, de Paarl, na África do Sul.
Mais informações pelo tel. 2629-1416. O Bistrô MAC fica no Mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Imagem: enoeventos.com.br

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

OAB NITERÓI: DEBATE SOBRE RESPONSABILIDADE CIVIL DAS INSTITUIÇÕES E DOS PROFESSORES

A Comissão de Direito Educacional da OAB de Niterói, presidida por Carlos Alberto Lima de Almeida, realiza mais uma edição do Fórum Permanente de Direito Educacional, denominado “Educação com Direitos”, cujo objetivo é proporcionar, mensalmente, debates relacionados às diretrizes de trabalho da comissão. O tema em destaque no mês de agosto será “Responsabilidade Civil das instituições de ensino e dos professores”.
O debate acontecerá no dia 31, quarta-feira, das 19h às 21h, no auditório da entidade, com a participação dos seguintes convidados: Ricardo Alberto Pereira, juiz de Direito, mestre em Direito e Sociologia (UFF) e professor da EMERJ, ESAJ e UNESA; Cândido Francisco Duarte dos Santos, doutorando em Sociologia e Direito (UFF), mestre em Direito (UGF), professor do UNIPLI e delegado da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Niterói; Jeronimo Luiz da Silva Batista, presidente da Associação Fluminense de Educação Infantil (AFEI), diretor do Centro Educacional Alzira Bittencourt e consultor de empresas educacionais; Luiz Carlos Rodrigues Júnior, delegado da Comissão de Direito Educacional e especialista em Direito do Trabalho.
A entrada é franca e o evento tem como público-alvo os estudantes e profissionais do Direito, da Educação, do Serviço Social, da Psicologia, além de outros interessados no tema. O endereço é Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 507/11° andar, Centro. Serão concedidas horas para fins de estágio aos estudantes de Direito.
Informações pelos telefones: (21) 3716-8922 / 3716-8923.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

BISTRÔ MAC: SHOW DE ALEXANDRE PONTES

O cantor Alexandre apresenta repertório de sucessos da MPB, Bossa Nova, do Jazz e Blues ao som de violão e gaita.
Alexandre Pontes, nascido em Vila Velha, ES, tem apresentado seu trabalho na noite do Rio de Janeiro. Suas composições são carregadas de lirismo e suíngue. Compositor frenético, evolui a cada nova obra, banhando-se de influências não só musicais mas também literárias, trafegando por MPB, Bossa Nova, Jazz e Blues.

Serviço:
Data: 20/08/2011, sábado
Hora: 21h30
Local: Bistrô MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Informações: 2629-1416

terça-feira, 16 de agosto de 2011

TEATRO: "CONVERSANDO COM MAMÃE"

A peça tem como personagens uma mulher de mais de 80 anos e seu filho cinquentão. Apresenta os conflitos familiares como: o fato do filho que raramente aparece para visitar a mãe, com a qual se comunica principalmente por telefone; as questões envolvendo a sogra e a nora etc. São também abordados temas do quotidiano: solidão, traição, aparência, casamento, desemprego, sexo e medo.

SERVIÇO
Local: Teatro Abel – Niterói - RJ
Dia e hora: 20 e 21 de agosto, às 2oh.
Informações: 2195-9800 / 8232-4636.

sábado, 13 de agosto de 2011

FESTA DA OAB-NITERÓI

Em comemoração aos 184 anos da fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil, a OAB-Niterói realizou um evento na última quinta-feira no Praia Clube São Francisco, na Zona Sul de Niterói.
O Buffet Linda Bia, com um trabalho muito bem organizado e bonito, foi o responsável pela parte de Cerimonial e Ornamentação, enquanto a Banda Conexão Rio-Niterói, com o cantor Paulo Loureiro e a cantora Alma Thomas, ficou com a parte da música, também muito agradável e perfeita para o ambiente. A festa contou com a presença de um bom número de pessoas.
Imagem: Rafael Sardenberg

FESTA DA OAB-NITERÓI (2)

O Presidente da OAB-Niterói, Dr. Antonio José (à esquerda), recepciona o juiz federal Dr. José Artur, Diretor do Foro da Justiça Federal em Niterói. 
Imagem: Rafael Sardenberg

FESTA DA OAB-NITERÓI (3)

O Deputado Estadual Comte Bittencourt, após vários dias de intenso trabalho buscando melhoria salarial para os professores estaduais, tem um momento de descanso junto com a sua esposa Magda.
Imagem: Rafael Sardenberg

FESTA DA OAB-NITERÓI (4)

O Vice-Presidente da OAB-Niterói, Reinaldo Beyruth, e sua esposa Rachel.
Imagem: Rafael Sardenberg

FESTA DA OAB-NITERÓI (5)

O Presidente da OAB-Niterói, Dr. Antonio José, com Felipe Santa Cruz, Presidente da CAARJ.
Imagem: Rafael Sardenberg

FESTA DA OAB-NITERÓI (6)

Rita Rivello, Presidente da Comissão OAB Mulher, e o marido, Tarcísio Rivello, Diretor do Hospital Universitário Antonio Pedro.
Imagem: Rafael Sardenberg

FESTA DA OAB-NITERÓI (7)

Patrícia Amazonas, Chefe de Gabinete da Presidência da OAB-Niterói (à direita) e Danielle Novaes, funcionária da OAB-Niterói.
Imagem: Rafael Sardenberg

SÃO ZÉ CASA DE MÚSICA: FEIJOADA COM GOSTINHO DE NOSTALGIA

Os músicos Rodrigo Poerner (voz), Diego Martins (surdo e vocal), Alexandre Bispo (voz e reco-reco), Ginho Vaz (tan tan e vocal) e Rodriguinho (pandeiro) comandam a Feijoada Ploc, evento temático que estreia neste sábado, dia 13, a partir das 14 horas, no São Zé Casa de Música, em Niterói. Com uma pitada de nostalgia, a roda de samba promete combinar a gastronomia originalmente brasileira com um repertório formado por sucessos que embalaram os anos 1990. Esta semana os rapazes recebem como convidado especial o cantor Charles André, ex-integrante do grupo Os Morenos.
No repertório estão, em sua maioria, sambas que fizeram sucesso na voz de grupos como Exaltasamba, Soweto, Art Popular, Malícia, Raça Negra, entre muitos outros.
“Acho importante a gente reviver esses clássicos que fizeram parte da vida de muita gente. Quem gosta de samba, sempre acompanhou rodas em Niterói e no Rio, então é difícil as pessoas não se lembrarem de músicas como 'Cigana', do Raça Negra, e 'Pimpolho', do Art Popular”, aposta Eloan Oliveira, proprietário do São Zé.

Serviço – São Zé Casa de Música
Aos sábados, a cada 15 dias, a partir das 14 horas, “Feijoada Ploc”
Rua 10, número 6, Cafubá, Piratininga (atrás do antigo Capelinha)
Informações: (21) 7898-4623
Capacidade: 350 pessoas
Imagem: Charles André (imagem cedida pela assessoria da São Zé).


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

REAJUSTE DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ERJ

A presidente da UPPES, professora Teresinha Machado da Silva, afirmou que o reajuste de 5% para o magistério não pode ser considerado como um avanço. “Nós lamentamos o percentual de reajuste do professor. Não corresponde às expectativas e não podemos considerar um resultado positivo para a educação”, disse. A seu ver, tal medida reforça a falta de compromisso do governo estadual com a educação pública do Rio de Janeiro. “Nossa reivindicação era o piso de R$1.200, afim de que seja dado o início ao cumprimento da promessa de campanha do governador Sérgio Cabral”, afirmou. A professora Teresinha ainda frisou que a UPPES irá seguir na reivindicação de uma data efetiva para o reajuste anual, já que o mesmo não é cumprido pelo governo. “Que seja em janeiro junto com o reajuste do salário mínimo”, ressaltou. Ela ainda deixou uma mensagem para todos os professores da rede pública estadual. “Não desistam, a profissão é muito importante. Não se sintam desvalorizados, pois desvalorizadas são as autoridades que não valorizam o professor e nem priorizam a educação pública”. Para a educadora, o estado poderia ter firmado um reajuste maior do que o oferecido e a insatisfação da categoria são justificáveis. “Compreendemos a insatisfação dos professores. Foi uma luta muito grande, muitos encontros na Comissão de Educação da Alerj, muitas reuniões, mas o resultado não foi satisfatório”, salientou. Para ela, será difícil para o Rio de Janeiro reverter os baixos índices obtidos, pois o estado é um dos poucos no país que aplica 25%(o mínimo) de seu orçamento em educação. “Isso vem provar, mais uma vez, a falta de prioridade do governo com a educação.A presidente ressaltou que, o governo ainda não cumpriu as promessas de campanha enviadas em carta, pelo governador Sérgio Cabral, de recuperar as perdas salariais do magistério dos últimos dez anos. “Vamos continuar firmes na luta. É decepcionante ver o professor e a educação desvalorizada e fora das prioridades do governador”, disse. Para a sindicalista, o secretário de Educação, Wilson Risolia, precisa estreitar o diálogo entre o governador e o secretário de Fazenda, Sérgio Ruy. “Se não houver um diálogo entre eles, será difícil obter avanços para educação”, afirmou.
O reajuste de 5% para os professores ativos e aposentados foi aprovado pela Alerj, no dia 11 de agosto. O novo índice será aplicado a partir de 1º de setembro. O magistério recebe este ano a incorporação da parcela de 2012 da gratificação e os deputados aprovaram o texto que determina que as demais parcelas sejam liquidadas em 2013.

OAB-NITERÓI TEM ENCONTRO NO TRT SOBRE PROTOCOLO ÁGIL

O presidente da OAB de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, participa no dia 15, às 16 horas, no TRT-RJ, de reunião com o desembargador César Marques sobre o Protocolo Ágil na Justiça do Trabalho. Estarão presentes também o diretor-geral do Tribunal, José Márcio da Silva Almeida e o assessor Luciano Pereira.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CONCURSO FOTOGRÁFICO PRIX PHOTO WEB - ALIANÇA FRANCESA

A Aliança Francesa de Niterói, em parceria com a Câmara de Comércio França-Brasil, promove pelo segundo ano consecutivo o Prix Photo Web, concurso que vai revelar, nacionalmente, as melhores fotos produzidas com base no tema “Viver na França e viver no Brasil”, que privilegia o olhar sobre a essência desses dois países para além dos cartões postais.
O concurso premiará três fotógrafos – sendo dois eleitos pelo júri oficial e um escolhido pelo júri popular. Os vencedores escolhidos pelo júri oficial receberão um prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro, cada, e o vencedor eleito pelo júri popular receberá uma passagem aérea Paris/RJ/Paris e RJ/Paris/RJ da AIR FRANCE.
Participe!
Mais informações, regulamento e inscrição: http://prixphotoaliancafrancesa.com/. Os interessados em participar têm até o dia 02 de outubro para se inscrever pelo site.
Imagem: cedida pela Aliança Francesa - Niterói

SURF: ADRENALINA SOBRE AS ONDAS

O Surf, que consiste em realizar variadas e emocionantes manobras em pé em uma prancha sobre altas ondas, não tem origem cronológica bem determinada. Sabe-se que a prática já existia entre os polinésios, que povoaram praticamente todas as ilhas do Oceano Pacífico, além do litoral pacífico das Américas. Os primeiros relatos do surf dizem que a sua introdução se deu no Havaí, através de um rei polinésio.
Os pontos mais famosos para a prática desse esporte são em parte do litoral da Califórnia, nos EUA, o Havaí e a Austrália, que conta com a mais mítica etapa do Circuito Mundial, Bells Beach, que em 2011, completa 50 anos.
No Brasil, as maiores e melhores ondas para o Surf são encontradas no estado do Rio de Janeiro, devido aos ciclones extratropicais que ocorrem no sul do país. A geografia do estado do Rio e a distância do território de formação dos ciclones dão características peculiares às ondas na região.
As primeiras pranchas, então chamadas de “tábuas havaianas”, chegaram ao país trazidas pelas mãos de turistas e funcionários de companhias aéreas. O esporte foi desenvolvido e iniciado em Santos, por pessoas como Thomas Rittscher Júnior, Margot Rittscher, Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy Haffers. Gonçalves era filho de um bem-sucedido exportador de café, que lhe trouxe dos EUA um exemplar da revista Popular Mechanic, que em um artigo ensinava a fazer uma prancha. Foi o que Osmar fez com a ajuda dos amigos João Roberto Suplicy Haffers e Júlio Putz entre dezembro de 1938 e janeiro de 1939. A prancha media 3,60m e pesava 80 kg.
A evolução mais significativa do esporte no Brasil ocorreu entre 1952, quando um grupo de cariocas, composto por Paulo Preguiça, Jorge Paulo Lehman e Irencyr Beltrão, começaram a descer as ondas em Copacabana com pranchas de madeirite (tipo de madeira feita de finas placas de entalho de madeira), e 1989, quando Henry Lelot e amigos fundaram a Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ. O primeiro campeonato realizado no Brasil foi organizado pela primeira entidade do Surf no país, a Associação de Surf do Rio de Janeiro – em outubro de 1965. Atualmente, as entidades responsáveis pela organização do esporte no Brasil são a Confederação Brasileira de Surf (CBS) – filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Associação Brasileira dos Surfistas Profissionais (ABRASP), sendo que o campeonato nacional chama-se circuito SuperSurf.
Segundo Tony D’Andrea, niteroiense de 31 anos, que desde os 15 anos fotografa esportes e há cinco anos profissionalmente o Surf, o lugar mais legal do mundo que ele visitou como fotógrafo de Surf foi o Havaí. Ele diz ainda que nunca fotografou esse esporte na Austrália, mas que pretende fazê-lo em breve.
D’Andrea viveu durante oito anos em Indianápolis, nos EUA, para onde já regressou para fotografar skate e snowboarding. Em relação ao fato, considerado por muitos, de que os melhores surfistas do mundo são todos havaianos, australianos e americanos, Tony declara: “Eu acho que essa afirmação é coisa do passado. Basta você olhar as últimas competições: nunca se viu tanto brasileiro indo ao pódio e levantando troféus. No mundo do Surf, o Brasil chegou e chegou prá ficar!”
O Brasil conta no momento com grandes surfistas, inclusive o nº 1 do ranking, pela primeira vez na história, Adriano de Souza, o Mineirinho. Além dele, Jadson André, Heitor Alves, Raoni Monteiro e Alejo Muniz fazem parte do Top 30 da Associação dos Surfistas Profissionais.
Imagem: locadafaca.blogspot.com

terça-feira, 9 de agosto de 2011

DOWNHILL: EMOÇÃO SOBRE RODAS


O downhill, que consiste em descer montanhas com a bicicleta efetuando vários saltos em uma trilha, é praticado por Rodrigo D’Amico e amigos, no Parque da Cidade, em Niterói.
Rodrigo conta que tudo começou há um ano e três meses, quando recebeu o convite de Eduardo Pacheco, para andar de bicicleta no local, como uma grande brincadeira. Mas a brincadeira acabou virando esporte. Ele conta: “A partir daquele dia comecei a economizar ao máximo possível, incluindo o lanche do colégio, para poder melhorar a bicicleta. Comentando com amigos, conseguimos juntar mais duas pessoas para andar com a gente”. Rodrigo diz que a cada vez que iam ao Parque o grupo aumentava ainda mais. “Recentemente conhecemos Yvens Santos que deu a ideia de montar um site, que hoje está em construção. Insatisfeitos com apenas o site, montamos um grupo no Facebook. Em todo final de semana, não interessa o tempo, com ou sem chuva, frio ou calor, estamos no Parque da Cidade fazendo as trilhas que temos e que nós limpamos, arrumamos e melhoramos”, declara. Rodrigo explica que o Parque é uma montanha e que para chegar ao topo eles têm que subir. “Subimos tudo empurrando a bicicleta, pedalando, e de vez em quando, de tanto implorar, convencíamos nossos pais de nos levar até o topo. Em compensação toda subida tem uma descida que, junto com a adrenalina de andar na trilha, compensa o esforço. Hoje, praticar downhill, é uma seita para o grupo, que atualmente conta com mais de 15 pessoas”, finaliza.
Todos os integrantes têm entre 14 e 17 anos.
Imagem: Rafael Sardenberg