sexta-feira, 5 de agosto de 2011

LIDANDO COM A AGRESSIVIDADE

Muitas pessoas acreditam que fazer tudo o que o cão quer e oferecer muito amor e carinho significa uma garantia para torná-lo um animal dócil e tranquilo, mas na verdade a educação correta, além de amor e carinho está baseada em disciplina, limites e controle.
Outro ponto importante é que nem sempre a raça é um fator determinante para a agressividade de um cão. Podemos encontrar pitbulls mais dóceis e labradores mais agressivos. Nas linhagens da mesma raça, podemos identificar cães mais mansos ou mais agressivos do que a maioria e é este ponto que devemos considerar no momento da escolha de um cão.
A agressividade pode ser apresentada desde filhote, enquanto se inicia a disputa pelo leite da mãe, ou durante a adolescência, quando os machos começam a disputa na hierarquia, os adultos quando defendem o território ou a comida, além de muitas outras situações ou fases da vida de um animal.
Saber diferenciar o tipo de agressividade é fundamental para um trabalho de adestramento:
- Agressividade por medo: cães medrosos tendem a rosnar, mostrar os dentes e atacar quando se sentem ameaçados ou quando estão em situações de risco. O ideal é fazer treinos de associação positiva (para que o cão se acostume aos poucos com aquela situação, objeto, pessoa, etc.).
- Agressividade por dominância: cães que são contrariados e que se consideram líderes do grupo. Neste caso, é importante não enfrentar o cão e não revidar às provocações, pois essa atitude só piora o quadro de agressão. É necessário fazer treinos de limite e obediência, sendo preciso muita paciência e determinação de nossa parte.
- Agressividade por possessividade: cães que demonstram agressividade com objetos (ex: brinquedo favorito) ou pessoas. Além de uma boa liderança, também devemos fazer com que o cão tenha boas associações com essas situações.
- Agressividade territorial: cães que atacam nos portões de suas casas ou que demonstram maior agressividade quando estão no território deles. Mostrar o controle da situação e dar limites ao cão, são treinos fundamentais.
Para que possamos prevenir problemas de agressividade é indicado o adestramento desde a fase de filhote, para que além da boa educação, a socialização aumente as chances de torná-lo um cão equilibrado.
Glauber Leal Martins
Médico Veterinário - CRMV-RJ 9658
(21) 2611-0303
Imagem: blogs.jovempan.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário