segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ALIMENTAÇÃO E TRABALHO: UM ASSUNTO MUITO SÉRIO

O pouco tempo disponível no trabalho para refeição faz com que muitas pessoas pulem o almoço, ou recorram aos fast foods, na ilusão do atendimento rápido e preço mais em conta.
Segundo a nutricionista Valesca Coimbra, essas práticas alimentares errôneas causam sérios riscos à saúde. Ela afirma que “é extremamente importante a saída do local de trabalho para a realização da refeição. Sendo assim, o trabalhador poderá se desvincular por algumas horas de suas tarefas e realizar sua refeição de forma mais tranqüila.” Para quem se alimenta fora de casa, a escolha do local deve ser feita com muita cautela. Além da higiene, que deve ser muito bem avaliada, o conforto que proporciona aos clientes também deve ser levado em conta.
Um almoço equilibrado deve conter “proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais que são essenciais para a manutenção do nosso metabolismo e reposição energética. O almoço deve ser uma refeição leve e nutritiva.” Como exemplo, Valesca Coimbra sugere: saladas de verduras e legumes; carne; leguminosas e pequenas porções de carboidratos. A fruta seria a melhor opção para a sobremesa. "Uma alimentação correta no almoço fará com que o trabalhador continue o seu dia de trabalho bem mais disposto", alerta.
Os lanches intermediários garantem a ingestão necessária de nutrientes ao longo do dia. “Pela manhã a opção deve ser pelos sucos e frutas; à tarde inclua um pouco de proteína e carboidrato encontrados no leite, na soja, nos pães e nos cereais”, recomenda.
“Não somente o trabalhador, mas toda a população tem direito a seis refeições diárias, com qualidade. Quando temos uma alimentação adequada acompanhada de práticas de atividade física e hábitos saudáveis podemos evitar o desenvolvimento de algumas doenças como hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, dislipidemias, obesidade e transtornos alimentares”, alerta Valesca Coimbra.
Valesca Coimbra – Nutricionista
Pós-graduanda em Nutrição Clínica pela UFF
vsc2003@hotmail.com
Imagem: aeppea.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário