segunda-feira, 27 de junho de 2011

UM BOM PROGRAMA PARA O INÍCIO DO INVERNO: VISITA À FORTALEZA DE SANTA CRUZ.(5)

Os visitantes da Fortaleza
O complexo arquitetônico da Fortaleza de Santa Cruz, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é um local aberto à visitação pública, constituindo em importante pólo turístico da cidade. O acesso ao pátio externo do forte é gratuito. Árvores frondosas, inúmeros bancos e a vista para o mar e os morros do Pão de Açúcar e do Corcovado garantem o descanso. Crianças brincam com os canhões ali colocados. Turistas registram em fotos, a beleza do local e compram lembranças na loja de souvenirs. O californiano Felix está em Niterói há seis meses e visita o forte, pela primeira vez, acompanhado da amiga April, que chegou ao Brasil há dois dias. Ambos acharam o local “muito lindo e relaxante”. A vista que mais a agradou a April foi “o conjunto de pequenas ilhas na entrada da baía”. A maioria das pessoas usa o carro como transporte para acessar o forte. Outros fazem o trajeto caminhando. Miguel Praça é ciclista amador e nos fins de semana sai do bairro do Ingá para pedalar os 13 km até a Fortaleza. Ele declarou que “a beleza do trajeto é inegável, mas as condições de espaço e de piso para os ciclistas não são adequadas. As ciclovias da cidade são rudimentares e não inspiram segurança. Eu mesmo já sofri acidente” confessou.
Complete o passeio com um lanche no Zéfiro Snack Bar, uma bela estrutura envidraçada que também opera como espaço para eventos. Iamara Salionini, moradora de Niterói afirma que “visitar a Fortaleza é um programa imperdível. Sempre trago amigos e minha filha vai se casar no Zéfiro.” Diogo e Gabriela, também estão programando casar-se no local. Para Diogo “a Fortaleza é muito bonita e bem preservada pelos militares. Mas Jurujuba precisa de atenção do governo municipal.”
No interior da Fortaleza, ficam a capela de Santa Bárbara, em estilo colonial e um salão com mais de 200 metros quadrados com teto abobodado de pedras de granito talhadas à mão e ligadas com óleo de baleia. Mas isso é outra história que, por certo, contaremos num próximo EI!.
Às 17 horas a visitação é encerrada. Na volta, olhe tudo de novo; a natureza é mutável e por certo a paisagem se apresentará de forma diferente.

Serviço: A visitação à Fortaleza acontece de terça a domingo das 09 às 16h. Tel.: (21) 2711-0462.
A loja de souvenirs e o Zéfiro funcionam no mesmo horário.
Imagem: Ciclista com o Zéfiro ao fundo (foto de Rafael Sardenberg).

Nenhum comentário:

Postar um comentário