quinta-feira, 23 de junho de 2011

ESCOTEIROS REFLORESTARÃO O MORRO DA ARMAÇÃO

Iniciativa ajuda na recuperação da flora e incentiva a preservação ambiental
Para estimular a consciência ambiental, cerca de 30 escoteiros fazem um plantio de mudas neste sábado, 25 de junho, a partir das 9h, no Morro da Armação, na Ponta d’Areia, em Niterói. A expectativa é de que pelo menos 100 mudas típicas da Mata Atlântica sejam plantadas pelos escoteiros. O evento integra as comemorações do Mês do Meio Ambiente organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) do município e as mudas foram cedidas pelo viveiro da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN).
No último 28 de maio, 60 escoteiros de Niterói e Maricá fizeram um plantio de 150 mudas nativas no Morro do Jacaré, em Pendotiba. Já no Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, mais de 300 escoteiros de várias cidades realizaram um mutirão de limpeza no Horto do Fonseca e inauguraram o “Canteiro Escoteiro”, no local. As ações se inserem na proposta do XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica cujo tema este ano é "Parques, praças e áreas verdes: abrace esse espaço!". A cada ano, o projeto mobiliza aproximadamente 60 mil escoteiros em todo o país.
Segundo Ricardo Garcia, biólogo e chefe escoteiro responsável por este plantio, os eventos contribuem para a recuperação da biodiversidade. “Essas iniciativas ajudam na manutenção dos ecossistemas de nossa cidade. São ações que os escoteiros costumam desenvolver com frequência para incentivar a preservação ambiental e a participação comunitária, como ocorre na Ponta d’Areia”, explica Ricardo.
“É uma atividade que ajuda muito a natureza. Através de ações como esta, os escoteiros aprendem que a transformação social e ambiental começa em atitudes simples do cotidiano”, opina Márcio Paiva, jovem de 13 anos que participa do Escotismo desde os 7.
O reflorestamento do Morro da Armação integra a meta de compensação da SMRHS, para neutralizar suas próprias emissões de gás carbônico (CO2), e se tornar o primeiro órgão do Poder Executivo, no Rio de Janeiro, a ser Carbono Neutro. Para cumprir o objetivo, a secretaria terá que plantar 1.500 mudas de árvores. O Morro da Armação será reflorestado através de uma parceria firmada entre a Marinha do Brasil e a SMARHS, com a participação dos escoteiros de Niterói.
Para Ricardo Garcia, pequenas ações feitas por muitos jovens têm um grande impacto positivo para a biodiversidade. Dessa forma, o Escotismo pode contribuir decisivamente para a construção de um mundo melhor. “O exemplo dado pelos escoteiros incentiva toda a sociedade a se empenhar por uma prática ambiental sustentável. Mutirões como esses geram resultados positivos sobre a flora e a fauna da região, beneficiando a todos”, finaliza o chefe escoteiro.
Imagem: Foto da participação dos Escoteiros no Morro do Jacaré (cedida pela União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário