quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DIREITO Á INTIMIDADE É TEMA DE PALESTRA NA OAB-NITERÓI

A Associação Teixeira de Freitas, com o apoio da OAB-Niterói, promove palestra sobre o tema “Direito à Intimidade” no dia 5 de novembro, a partir das 18 horas. 
Será realizado no auditório da OAB-Niterói, com a participação do professor Gilberto de Carvalho, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e do psicanalista e médico Marco Antônio de Oliveira Cabral, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. 
Será atribuída carga horária para os alunos de Direito.
Imagem: dhnet.org.br

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MEU PASSADO NÃO ME CONDENA

Você gostaria de saber tudo sobre a vida de um artista? Como iniciou a carreira, vida pessoal, personagens, como são feitas as cenas e como funciona o roteiro de uma gravação, perrengues, fama, relação com a mídia, amigos, viagens e namoro? 
Se você tem essa curiosidade, Fernanda Souza irá resolver seu problema! Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Teatro Abel, em Niterói, a atriz se apresenta para curtíssima temporada do espetáculo “Meu Passado Não Me Condena”, escrito por ela em parceria com o produtor Léo Fuchs e direção de Michel Bercovitch. 
Numa espécie de stand up moderno, a atriz relembra seus personagens de sucesso (Mili de Chiquititas, Mirna de Alma Gêmea, Carola de O Profeta, Isadora de Toma lá da cá, dentre outros) ao longo de vinte e cinco anos de carreira e usa a plateia como se estivesse num confessionário. 
Em setenta e cinco minutos de pura diversão e humor, a atriz promete tornar a plateia sua "melhor amiga"! 
Um espetáculo para todas as idades, onde muito humor e emoção se misturam e encantam a todos que assistem a "Meu Passado Não Me Condena". 
“Meu Passado Não Me Condena” 
Teatro Abel Rua Mário Alves, nº 2 – Icaraí 
Dias 8,9 e 10 de novembro 
Horário: Sexta 21h Sábado e Domingo 20h 
R$60 (inteira) / R$30 (meia) 
Classificação: Livre
Imagem: patricinhaesperta.com.br

terça-feira, 29 de outubro de 2013

ESTUDO APONTA QUE APOSENTADORIA FAZ MAL À SAÚDE

Como fugir dessa regra? 
Estudo publicado pelo Institute of Economics Affairs (IEA) com sede em Londres, descobriu que imediatamente após a aposentadoria há uma pequena melhora na saúde do indivíduo. No entanto, confirma um drástico declínio da saúde que pode afetar o estado físico e mental, no médio e longo prazos. 
Segundo a pesquisa, a aposentadoria pode elevar em 40% as chances de desenvolver depressão, enquanto aumenta em 60% a possibilidade do aparecimento de um problema físico. O efeito é o mesmo em homens e mulheres. 
O que pode ser feito para ficar fora dessa estatística? Os especialistas afirmam que é preciso preparar a mente e o físico para a mudança. 
A aposentadoria não pode ser encarada como uma etapa da vida em que se vai simplesmente parar de trabalhar. Ela deve ser vista como uma oportunidade de buscar atividades satisfatórias que, em função do trabalho, nunca foram praticadas. Nunca é tarde para introduzir novos hábitos como cultivar um hobby, fazer exercícios, alimentar-se de forma saudável. 
Se a questão financeira não for das mais favoráveis habitue-se a consultar nos jornais espetáculos gratuitos ou programas que caibam no seu orçamento. Fugir do ócio dedicando-se a atividades prazerosas é um caminho para experimentar um envelhecimento muito mais saudável. 
Imagem: pirai.rj.gov.br

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

IMAGENS E PALAVRAS: 2ª EDIÇÃO

INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO e DEBATE, 31 de outubro, às 19h30 
Ilustração, quadrinhos e desenho de humor na Aliança Francesa de Niterói. 
Celebrando IMAGENS E PALAVRAS, a Aliança Francesa de Niterói convida a todos a participarem do segundo encontro sobre Ilustração, quadrinhos e desenho de humor na Aliança Francesa de Niterói.
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

sábado, 26 de outubro de 2013

ATIVIDADE FÍSICA MELHORA DESEMPENHO ESCOLAR

Estudantes que praticam atividade física desenvolvem maior capacidade de atenção na sala de aula e nos estudos de casa, o que resulta em melhora no rendimento escolar.
Este é o resultado de um estudo feito por pesquisadores holandeses, após analisarem mais de 800 artigos científicos sobre o tema. Além de melhorar o desempenho escolar, os exercícios físicos previnem a obesidade e as doenças cardiovasculares na vida adulta, promovem a socialização e ensinam bons hábitos de vida aos praticantes.
Todos esses são bons motivos para que os pais estimulem seus filhos a praticá-los e as opções são muitas.
A natação pode ser praticada a partir dos 6 meses de idade. É um excelente esporte, pois aumenta a resistência do organismo ajudando na prevenção e recuperação de doenças como asma e bronquite.
O futebol, basquete, vôlei desenvolvem a coordenação motora, noções de espaço, tempo e ritmo, sociabilidade e confiança. Para saber qual a melhor idade para começar a praticá-los, veja se a criança tem o interesse e a habilidade necessária ao esporte.
A ginástica é indicadas a partir dos 6 anos de idade. Desenvolve força muscular, coordenação, equilíbrio, velocidade, habilidades psicomotoras, flexibilidade, noções de espaço, tempo e ritmo e aumentam a resistência do organismo.
As artes marciais desenvolvem o caráter e a disciplina. Estimulam o equilíbrio, flexibilidade, agilidade, lateralidade, noções de espaço e tempo e coordenação motora. Indicadas a partir dos 4 anos.
A corrida desenvolve agilidade, coordenação motora, velocidade, noções de tempo, ritmo e espaço, força e confiança. Em geral, é iniciado na idade escolar.
Especialistas alertam que a prática esportiva deve ser estimulada na criança sempre de forma lúdica. Além disso, eles afirmam que a ajuda do pediatra é importante para avaliar as fases do desenvolvimento infantil e a atividade física recomendada para cada etapa.
Imagens:
www.webrun.com.br
www.webrun.com.br
delas.ig.com.br

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ELIMINATÓRIAS DA COPA-2014

Das trinta e duas seleções que disputarão a Copa do Mundo FIFA-2014, no Brasil, vinte e uma já estão classificadas, e outras vinte e duas disputam as onze vagas restantes.
Já estão classificados: Brasil (país-sede); Argentina, Colômbia, Chile e Equador (América do Sul); Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegóvina, Inglaterra e Espanha (Europa); Estados Unidos, Costa Rica e Honduras (América do Norte e Central); Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália (Ásia).
Disputam a repescagem, pelas quatro vagas restantes destinadas à Europa na Copa: Portugal X Suécia, encontro que marca o embate entre dois dos maiores atacantes do futebol mundial, Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic; Ucrânia X França; Croácia X Islândia e Grécia X Romênia.
As cinco vagas africanas são disputadas em partidas de ida e volta entre os melhores colocados dos dez grupos da primeira fase. Os confrontos são: Tunísia X Camarões; Etiópia X Nigéria; Gana X Egito; Costa do Marfim X Senegal e Burkina Fasso X Argélia.
As duas últimas vagas serão decididas pela Repescagem Mundial, em confrontos de ida e volta, entre o 4º da América Central e do Norte e o melhor colocado da última fase da Oceania, único continente sem vaga direta, e o 5º da América do Sul contra o vencedor do confronto entre os dois terceiros colocados da fase final asiática. Os confrontos são: México X Nova Zelândia e Uruguai X Jordânia.
Surpreende o México ficar fora das três vagas diretas destinadas à América Central e do Norte, superado por Costa Rica e Honduras (levando-se em conta que os Estados Unidos sempre leva classificação direta nas eliminatórias, fato que também costumava sempre acontecer com os mexicanos).
A Islândia, que enfrentará a Croácia em um dos quatro confrontos da repescagem europeia, mantém até o momento a chance de classificar-se, pela primeira vez em sua história, para a maior competição de seleções do futebol mundial. A Bósnia-Herzegóvina terá a condição de estreante na competição, tendo como seu principal jogador o atacante Edin Dzeko (Manchester City-ING), o maior artilheiro da seleção da ex-Iugoslávia.
Daqui a poucos dias, em novembro, teremos os últimos classificados para a Copa-2014, e assim que houver essa definição, o EI! Entretenimento e Informação dará uma cobertura sobre o assunto. Acompanhem por aqui.
Imagem: sites.unicentro.br     

PALESTRA NA OAB-NITERÓI ENFOCA AS DROGAS

“Drogas: Mentiras e Verdades” é o tema da palestra que será promovida pela OAB Niterói dia 31 de outubro, a partir das 18h30, no auditório da entidade. 
Realizado pela Comissão de Políticas sobre Drogas e Prevenção Criminal, o evento tem como palestrantes o médico João Ricardo Lacerda de Menezes, neurologista e professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, com pós-doutorado em Neurobiologia do Desenvolvimento no Harvard Medical School Massachussets General Hospital; e Fábio Geraldo Veloso, presidente da comissão, advogado, professor e pesquisador. A coordenação é de Ruy Olivier Canelas Junior, delegado da Comissão. 
O auditório da OAB Niterói fica na Av. Ernani do Amaral Peixoto, 507/11º, Centro. As inscrições podem ser feitas nos telefones 3716-8922/23, ou pelo e-mail: comissões.nit@oabrj.org.br. Será atribuída carga horária para estudantes.
Imagem: cienciasaqui.blogspot.com

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

OAB-NITERÓI HOMENAGEIA EX-DIRETORES DA ESA COM INAUGURAÇÃO DE GALERIA DE FOTOS

A OAB-Niterói inaugura dia 24, quinta-feira, às 17 horas, a galeria de fotos dos seis ex-diretores da Escola Superior de Advocacia Márcio Brandão Ribeiro, em mais uma iniciativa para escrever a história da instituição e deixá-la registrada para gerações futuras. “Hoje a OAB Niterói não tem memória, que começou a ser construída por um grupo de pesquisadores”, comentou o presidente Antonio José Barbosa da Silva. 
Serão homenageados Lionil da Silva Mello, Luciene Saldanha Araújo Ribeiro, Vargas Vila Cruvello D’Ávila, José Gonçalo Rodrigues, Rogério Carlos Pedrosa Travassos e Fernando José Dias.
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.com

terça-feira, 22 de outubro de 2013

CINE CLUBE ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

CINEMA 
Ciné-club Jean Vigo: Todas as últimas segundas-feiras do mês às 19h / entrada gratuita sujeita a lotação / filmes com legenda em português 
28 de outubro - 19h 
L'Autre / A outra (França 2009). De Patrick Mario Bernard, Pierre Trividic. Drama. 97’. Sinopse 
Anne-Marie se separa de Alex. Ele quer ter um verdadeira vida conjugal. Ela quer manter sua liberdade. Eles se separam sem briga e continuam a se ver. Porém, quando ela fica sabendo que Alex tem una nova namorada, Anne-Marie fica louca de ciúmes. E cai num mundo inquietante, repleto de sinais e ameaças. 
* Urso de Melhor Atriz para Dominique Blanc no Festival de Berlim de 2008 *; * Copa Volpi de Melhor Atriz no Festival de Veneza 2008 *. 
LOCAL: Aliança Francesa de Niterói 
Rua Lopes Trovão 52 – 2º andar - Icaraí - Niterói – RJ / 2610-3966 
Entrada gratuita sujeita a lotação
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"CRIANCICES" NO SOLAR DO JAMBEIRO


O belíssimo Solar do Jambeiro foi o local escolhido pela artista plástica Livia Abreu para abrigar a sua exposição 'Criancices', composta por ilustrações e colagens sobre papel.
A mostra, cuja abertura ocorreu no último sábado, ficará no local até o fim do mês de novembro e pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18horas.
Os traços e o colorido suave das obras agradam crianças e adultos, sendo uma ótima opção para programas com a família, que pode aproveitar a área verde do casarão para um descanso à sombra das árvores.
Aviso aos pais: a artista está programando, para breve, uma oficina de arte para crianças.
Solar do Jambeiro - Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem  - Niterói
Informações: (21)2109 2222
 Imagens: MLSardenberg
  

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS DE NITERÓI

“A ASSON – Associação Orquidófila de Niterói, fundada em 1989, vai realizar nos dias 25, 26 e 27 de outubro sua 23ª Exposição de Orquídeas no Centro Cultural La Salle, situado à Rua Dr. Paulo César, 107 - Santa Rosa - Niterói, RJ. 
A exposição poderá ser visitada das 9 :00h às 18:00h e a entrada é franca. 
Esperamos contar com mais de 400 exemplares de orquídeas, entre espécies nacionais e estrangeiras e híbridos que proporcionarão um espetáculo de cor, beleza e perfume! 
Os exemplares serão expostos pelos sócios da ASSON, pelas associações convidadas e pelos orquidários comerciais que participarão do evento. 
Para maiores informações acesse o site da ASSON: www.asson.com.br.”
Imagem: cedida pela ASSON

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

XISTO PODE SER AMEAÇA AO AQUÍFERO GUARANI

Diretora da ANP, Magda Chambriard diz que extração na área do reservatório é certa.
Enquanto a escassez de água ameaça o planeta, o Brasil tem o privilégio de ter sob seu território o chamado Aquífero Guarani, que se estende também para Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele é um dos maiores reservatórios de água doce do mundo.
Esse patrimônio invejável, que deveria ser preservado a todo custo, está ameaçado pela exploração do gás de xisto, encontrado na mesma área, algumas centenas de metros abaixo do lençol, na bacia Geológica do Paraná. A exploração do xisto tem sido questionada no mundo pelos riscos e danos ambientais. Gestores brasileiros da área de recursos hídricos e de meio ambiente demonstram grande preocupação com essa possibilidade.
A jornalista Mirian Leitão, em seu programa de 10 de outubro, na Globo News, entrevistou a diretora geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo) Magda Chambriard. Em uma das perguntas Miriam indagou se o governo iria insistir na extração do xisto, apesar da possibilidade de contaminação.
A resposta da diretora da ANP foi: Petróleo é o mineral do presente. Água é o mineral do futuro. Com isso a diretora quis dizer que só precisamos nos preocupar com a situação da água no futuro? Será que ela sabe que o petróleo é um mineral altamente poluente, que ameaça o futuro da humanidade?
Quando ouvi a resposta tive vontade de gritar: Cala a boca, Magda!
Imagens:
www.hidroplan.com.br
 g1.globo.com (alterada

PALESTRA SOBRE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

No próximo dia 24, às 20h, haverá uma palestra sobre Elaboração de Projetos e Captação de Recursos com Heitor Collet, da FAETEC, e Luam Paranatinga, da PETROBRAS, na Sociedade Fluminense de Fotografia, na Rua Dr. Celestino, 115, no Centro de Niterói. A iniciativa da palestra é da Rede Colaborativa Realize Cultura.
A entrada é franca.
Informações: (21) 2620-1842 / contato@sff.com.br / www.sff.com.br 
Fonte: Sociedade Fluminense de Fotografia
Imagem: sff.com.br

SÃO FIDÉLIS...


Tá chegando a hora!!!!
Vem aí, mais uma edição do Encontro dos Fidelenses.
Dia 19 de outubro, às 12h, no Clube Central de Niterói, os fidelenses irão se encontrar para o tradicional almoço dançante.
O evento é promovido, há 26 anos, pela Associação dos Filhos e Amigos de São Fidélis (AFASF) e coordenado, todo esse tempo, por José Tito Jacomini.
Contatos: (21) 2714 4738 / 9709 2942 


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

OS CARIOCAS E WANDA SÁ EM "BÊNÇÃO VINICIUS DE MORAES"


Dando continuidade na programação em homenagem aos 100 anos de Vinicius de Moraes (foto acima), o Teatro Municipal de Niterói recebe o grupo Os Cariocas e a cantora Wanda Sá (foto abaixo), para uma homenagem especial ao "Poetinha", cantando as músicas mais marcantes de compositor carioca.
No repertório, Eu sei que vou te amar, Samba da bênção, Uma tarde em Itapoã e outras.
Sábado, 19/10 às 21h
Contato: (21) 2620-162
Fonte: Programa Setembro/Outubro - TMN

terça-feira, 15 de outubro de 2013

SH'BAM - DANÇANDO NA ACADEMIA


SH’BAM – NOVA FORMA DE EXERCITAR O CORPO


Os sedentários invadem ‘as pistas’ das academias
O Sh’Bam vem ganhando força como nova modalidade de fitness e tem levado muita gente para dançar nas academias de ginástica.
Ela tem como objetivo o condicionamento cardiovascular, através de movimentos de dança coreografados, utilizando vários estilos musicais.
Com passos desenvolvidos para pessoas que não sabem dançar, a estratégia vem atraindo, principalmente, pessoas sedentárias e inibidas que não se arriscam nas pistas de dança convencionais.
Ao final da divertida aula muitas calorias são deixadas para traz.
Quem faz garante que Sh’Bam é de tirar o fôlego.
Imagem: luluzinhamimada.blogspot.com

NITERÓI MAIS HUMANA - ABRAÇO ROSA


No domingo, dia 13 de outubro, mais de quinhentas pessoas estiveram presentes na mobilização realizada pela Niterói Mais Humana, ONG presidida por Fernanda Sixel, no Campo de São Bento, pela Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, o ABRAÇO ROSA.
O entorno do lago ficou envolvido por uma grande corrente humana, todos abraçados pela mesma causa: ADAMA (Associação dos Amigos da Mama), Fundação Laço Rosa, Fundação Municipal de Saúde, Fundação Avon, Oncomed-Clínica Oncológica, Casa Design e Complexo Tio Sam.
Através dos dados colhidos em questionários preenchidos no local será feito um diagnóstico sobre o acesso à informação sobre o câncer de mama, a importância dos exames preventivos,  as instituições de apoio existentes na cidade e a regularidade com que são feitos os exames.
Apesar das campanhas de conscientização, o câncer de mama ainda é a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil. O medo do diagnóstico ainda é o que mais impede a mulher de fazer os exames preventivos.
Ao longo deste mês outras ações estarão acontecendo na cidade, contemplando o público do Centro e da Zona Sul. No dia 26, a Niterói Mais Humana participará de duas Caminhadas. Uma sairá às 8h30min do Shopping Bay Market até a Concha Acústica, onde acontecerá aferição de pressão e glicose, além da apresentação de danças do Projeto Gugu e da ANDEF. Também haverá sorteio de brindes oferecidos pela Avon. No mesmo dia, às 10h, sairá a Caminhada na Praia de Icaraí.
Fonte: Niterói Mais Humana

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PROJETO CLIN ÓLEO DÁ DESCONTO NA CONTA DE LUZ

Com o lançamento do Projeto ClinÓleo, o governo de Niterói tornou-se pioneiro no programa de recolhimento de óleo vegetal domiciliar de porta a porta, de maneira ambientalmente correta. Os moradores que aderirem ao programa terão descontos em suas contas de luz.


A iniciativa da Companhia de Limpeza de Niterói tem como objetivo principal evitar o despejo do óleo vegetal em ralos, o que compromete tubulações das casas e edifícios, assim como as redes de tratamento de esgoto e também dos corpos hídricos.
Funcionários da Clin farão o recolhimento domiciliar do material utilizando triciclos elétricos adaptados, o que é uma novidade sustentável.
Para mais informações sobre como se cadastrar no projeto entre em contato com a CLIN pelo telefone 0800 022 2175 ou pelo site http://www.clin.rj.gov.br
Fonte: ascomprefeituraniteroi

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA ADAMA 2013 - UMA QUESTÃO DE SER MULHER

O Outubro Rosa, evento promovido pela Associação dos Amigos da Mama (ADAMA) entra em sua segunda semana. Segue a programação de 10 a 12/10.
10/10 - 5ª feira
Local: Solar do Jambeiro
19h - Iluminação do Solar do Jambeiro
19h30 - Roda de Conversa: "Mulher que se Ama, se Cuida - Você Conhece suas Mamas?
               Dra. Thereza Cypreste - Mastologista Voluntária da ADAMA
11/10 - 6ª feira
9h - Policlínica Regional do Fonseca - palestra: Câncer de Mama na Gravidez, ele existe?
        Dra. Thereza Cypreste - Mastologista Voluntária da ADAMA
12/10 - Sábado
8h - Caminhando Rosa com Maria - evento organizado pela Capela de São Pedro de Jurujuba com a participação das associadas da ADAMA.
Caminhada de aproximadamente uma hora saindo da Capela de São Jerônimo no Forte Rio Branco, às 8h e indo em direção ao Forte São Luis, com cinco paradas para realizar os mistérios do terço. Volta a pé pelo mesmo trajeto. Oferta de van para quem não possa caminhar até o forte.
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.com

A NITERÓI MAIS HUMANA REAGENDA O ABRAÇO ROSA

A mobilização faz parte do OUTUBRO ROSA - Campanha de conscientização, prevenção e combate ao Câncer de Mama.
Dia 13, domingo, às 9h no Campo de São Bento. A concentração para o ABRAÇO será no caramanchão ao lado do LAGO às 11h.
Imagem: Rafael Sardenberg


IPTU e ISS EM NITERÓI

Quer saber os novos rumos que o governo vai dar ao IPTU e ISS em Niterói?
Este assunto vai ser debatido na OAB de Niterói.
A Comissão Especial de Assuntos Tributários e Empresarial presidida por José Marinho dos Santos, realizará palestra no dia 10 de outubro, às 18 horas, no auditório da entidade, para colocar em pauta os ‘Novos rumos do IPTU e ISS no município’.
O convidado para falar tema é o secretário municipal de Fazenda de Niterói, Cesar Augusto Barbiero. Av. Amaral Peixoto, 507 – Centro - Niterói
Telefone: (21) 3716-8900
Imagem: artleo.com

terça-feira, 8 de outubro de 2013

ESCOLAS DA CHINA PROIBEM NAMORO ENTRE ADOLESCENTES



Alegando que o namoro distrai os alunos e afeta o desempenho escolar, os colégios chineses estão introduzindo uma série de medidas para evitar – “Zao Lian” – que significa "amor precoce". As escolas e autoridades têm realizado campanhas contra os "efeitos indesejados" do "Zao Lian", divulgando dicas sobre como evitar a atração ao sexo oposto e manter o foco nos estudos.
Da recomendação para manter uma distância de meio metro entre si, à proibição de andarem juntos, como casais, no ambiente escolar, as orientações variam de escola para escola. Na cidade de Wenzhou – na província de Zhejiang, um colégio proibiu "interações próximas" entre estudantes, tanto do sexo oposto como entre alunos do mesmo sexo.
A tática do afastamento vem recebendo críticas, nas redes sociais e até mesmo na imprensa estatal chinesa. O jornal China Youth Daily disse que as medidas são "absurdas, ridículas e ilegais". "É normal para pessoas jovens se apaixonarem. Romances adolescentes em escolas devem ser desestimulados, mas é melhor não usar métodos opressivos e extremos", diz o jornal.
Fonte e imagem: BBC News

Em  busca da Educação Holística
Será que o esforço da China em proibir o namoro entre os adolescentes não terá efeito contrário? Para professor Zhang Yuling, da Universidade de Nanjing, é provável que isso ocorra.
Sabemos que muitos pais optam por uma escola que prepare seus filhos para aprovação em exames e concursos. Mas, essa escola tem se mostrado visivelmente incapaz de preparar as pessoas para as questões fundamentais do viver.
Aos poucos, vem aumentando a procura por outro tipo de escola. O termo ‘educação holística’ já não causa espanto.
Em 1948, Jiddu Krishnamurti afirmou: “Simplesmente encher a cabeça da criança com um monte de informação e fazê-lo passar exames, é a forma menos inteligente de educar...”.
Para Krishnamurti, a escola é um lugar onde se aprende sobre a totalidade e a plenitude da vida. “A excelência acadêmica é absolutamente necessária, mas uma escola inclui muito mais do que isso”.
A preocupação de Jiddu Krishnamurti com o sistema educacional voltado apenas para a excelência acadêmica o levou a criar escolas na Índia (7), na Inglaterra (1) e nos Estados Unidos(1).
Nessas escolas, professores e alunos convivem de forma amigável e atenciosa. A aprendizagem vai além da excelência acadêmica. O programa reúne as disciplinas da rede formal, aliadas ao esporte e a diversos tipos de arte. O autoconhecimento e a conscientização dos conteúdos psicológicos como medo, autoridade, competição, amor e liberdade são primordiais na grade curricular.
Krishnamurti questionava aos professores: “Que tipo de pessoas esses alunos serão ao serem devolvidos aos seus pais? Seres realmente sábios, ou apenas com conhecimentos acumulados?” 
Imagens: Site das escolas

 Krishnamurti e alunos na Oak Grove School - USA


     Rishi Valley Education Center - Índia
 

  Brockwood Park School - Inglaterra