Alegando que o namoro distrai os alunos e afeta o
desempenho escolar, os colégios chineses estão introduzindo uma série de
medidas para evitar – “Zao Lian” – que significa "amor precoce". As
escolas e autoridades têm realizado campanhas contra os "efeitos
indesejados" do "Zao Lian", divulgando dicas sobre como evitar a
atração ao sexo oposto e manter o foco nos estudos.
Da recomendação para manter uma distância de meio
metro entre si, à proibição de andarem juntos, como casais, no ambiente
escolar, as orientações variam de escola para escola. Na cidade de Wenzhou – na
província de Zhejiang, um colégio proibiu "interações próximas" entre
estudantes, tanto do sexo oposto como entre alunos do mesmo sexo.
A tática do afastamento vem recebendo críticas, nas
redes sociais e até mesmo na imprensa estatal chinesa. O jornal China Youth
Daily disse que as medidas são "absurdas, ridículas e ilegais".
"É normal para pessoas jovens se apaixonarem. Romances adolescentes em
escolas devem ser desestimulados, mas é melhor não usar métodos opressivos e
extremos", diz o jornal.
Fonte e imagem: BBC News
Em busca da Educação Holística
Será que o esforço da China em proibir o namoro
entre os adolescentes não terá efeito contrário? Para professor Zhang Yuling, da Universidade de
Nanjing, é provável que isso ocorra.
Sabemos que muitos pais optam por uma escola que
prepare seus filhos para aprovação em exames e concursos. Mas, essa escola tem
se mostrado visivelmente incapaz de preparar as pessoas para as questões
fundamentais do viver.
Aos poucos, vem aumentando a
procura por outro tipo de escola. O termo ‘educação holística’ já
não causa espanto.
Em 1948, Jiddu Krishnamurti afirmou: “Simplesmente
encher a cabeça da criança com um monte de informação e fazê-lo passar exames,
é a forma menos inteligente de educar...”.
Para Krishnamurti, a escola é um lugar onde se
aprende sobre a totalidade e a plenitude da vida. “A excelência acadêmica é
absolutamente necessária, mas uma escola inclui muito mais do que isso”.
A preocupação de Jiddu Krishnamurti com o sistema
educacional voltado apenas para a excelência acadêmica o levou a criar escolas
na Índia (7), na Inglaterra (1) e nos Estados Unidos(1).
Nessas escolas, professores e alunos convivem de
forma amigável e atenciosa. A aprendizagem vai além da excelência acadêmica. O
programa reúne as disciplinas da rede formal, aliadas ao esporte e a diversos
tipos de arte. O autoconhecimento e a conscientização dos conteúdos
psicológicos como medo, autoridade, competição, amor e liberdade são
primordiais na grade curricular.
Krishnamurti questionava aos professores: “Que tipo
de pessoas esses alunos serão ao serem devolvidos aos seus pais? Seres
realmente sábios, ou apenas com conhecimentos acumulados?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário