terça-feira, 8 de outubro de 2013

ESCOLAS DA CHINA PROIBEM NAMORO ENTRE ADOLESCENTES



Alegando que o namoro distrai os alunos e afeta o desempenho escolar, os colégios chineses estão introduzindo uma série de medidas para evitar – “Zao Lian” – que significa "amor precoce". As escolas e autoridades têm realizado campanhas contra os "efeitos indesejados" do "Zao Lian", divulgando dicas sobre como evitar a atração ao sexo oposto e manter o foco nos estudos.
Da recomendação para manter uma distância de meio metro entre si, à proibição de andarem juntos, como casais, no ambiente escolar, as orientações variam de escola para escola. Na cidade de Wenzhou – na província de Zhejiang, um colégio proibiu "interações próximas" entre estudantes, tanto do sexo oposto como entre alunos do mesmo sexo.
A tática do afastamento vem recebendo críticas, nas redes sociais e até mesmo na imprensa estatal chinesa. O jornal China Youth Daily disse que as medidas são "absurdas, ridículas e ilegais". "É normal para pessoas jovens se apaixonarem. Romances adolescentes em escolas devem ser desestimulados, mas é melhor não usar métodos opressivos e extremos", diz o jornal.
Fonte e imagem: BBC News

Em  busca da Educação Holística
Será que o esforço da China em proibir o namoro entre os adolescentes não terá efeito contrário? Para professor Zhang Yuling, da Universidade de Nanjing, é provável que isso ocorra.
Sabemos que muitos pais optam por uma escola que prepare seus filhos para aprovação em exames e concursos. Mas, essa escola tem se mostrado visivelmente incapaz de preparar as pessoas para as questões fundamentais do viver.
Aos poucos, vem aumentando a procura por outro tipo de escola. O termo ‘educação holística’ já não causa espanto.
Em 1948, Jiddu Krishnamurti afirmou: “Simplesmente encher a cabeça da criança com um monte de informação e fazê-lo passar exames, é a forma menos inteligente de educar...”.
Para Krishnamurti, a escola é um lugar onde se aprende sobre a totalidade e a plenitude da vida. “A excelência acadêmica é absolutamente necessária, mas uma escola inclui muito mais do que isso”.
A preocupação de Jiddu Krishnamurti com o sistema educacional voltado apenas para a excelência acadêmica o levou a criar escolas na Índia (7), na Inglaterra (1) e nos Estados Unidos(1).
Nessas escolas, professores e alunos convivem de forma amigável e atenciosa. A aprendizagem vai além da excelência acadêmica. O programa reúne as disciplinas da rede formal, aliadas ao esporte e a diversos tipos de arte. O autoconhecimento e a conscientização dos conteúdos psicológicos como medo, autoridade, competição, amor e liberdade são primordiais na grade curricular.
Krishnamurti questionava aos professores: “Que tipo de pessoas esses alunos serão ao serem devolvidos aos seus pais? Seres realmente sábios, ou apenas com conhecimentos acumulados?” 
Imagens: Site das escolas

 Krishnamurti e alunos na Oak Grove School - USA


     Rishi Valley Education Center - Índia
 

  Brockwood Park School - Inglaterra

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