quinta-feira, 17 de outubro de 2013

XISTO PODE SER AMEAÇA AO AQUÍFERO GUARANI

Diretora da ANP, Magda Chambriard diz que extração na área do reservatório é certa.
Enquanto a escassez de água ameaça o planeta, o Brasil tem o privilégio de ter sob seu território o chamado Aquífero Guarani, que se estende também para Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele é um dos maiores reservatórios de água doce do mundo.
Esse patrimônio invejável, que deveria ser preservado a todo custo, está ameaçado pela exploração do gás de xisto, encontrado na mesma área, algumas centenas de metros abaixo do lençol, na bacia Geológica do Paraná. A exploração do xisto tem sido questionada no mundo pelos riscos e danos ambientais. Gestores brasileiros da área de recursos hídricos e de meio ambiente demonstram grande preocupação com essa possibilidade.
A jornalista Mirian Leitão, em seu programa de 10 de outubro, na Globo News, entrevistou a diretora geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo) Magda Chambriard. Em uma das perguntas Miriam indagou se o governo iria insistir na extração do xisto, apesar da possibilidade de contaminação.
A resposta da diretora da ANP foi: Petróleo é o mineral do presente. Água é o mineral do futuro. Com isso a diretora quis dizer que só precisamos nos preocupar com a situação da água no futuro? Será que ela sabe que o petróleo é um mineral altamente poluente, que ameaça o futuro da humanidade?
Quando ouvi a resposta tive vontade de gritar: Cala a boca, Magda!
Imagens:
www.hidroplan.com.br
 g1.globo.com (alterada

Nenhum comentário:

Postar um comentário