quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO PERSONAL TRAINER

O personal trainer é uma figura cada vez mais comum na vida de muitas pessoas. A orientação correta dada por esse profissional é muito importante para evitar a ocorrência de lesões.
Segundo Alexandre Henrique Moreira de Carvalho, professor de Educação Física pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho, há uma grande diferença entre o Personal Trainer e o instrutor de Musculação: “enquanto o primeiro tem aula exclusiva com um aluno, com hora marcada, o outro tem que dar atenção a todos no salão de Musculação (academia)”.
Alexandre destaca a extrema importância da avaliação física antes do início do trabalho, na qual acontece o primeiro encontro entre o personal trainer e o aluno. “Lá serão discutidos todos os temas, objetivos a serem alcançados, particularidades, lesões, dores, limitações, peso, altura, IMC (índice de massa corporal), perimetrias (medidas corporais), percentual de gordura, avaliação postural, feedback sobre histórico familiar. Nessa avaliação feita de 3 em 3 meses serão comprovadas a progressão do aluno e discutidas mudanças de planos ou não”, afirma.
Segundo ele, o papel de um personal trainer é fazer a prescrição dos exercícios, orientar o aluno, acompanhar a execução correta respeitando o horário de descanso entre as séries, para não prejudicar o aluno, e principalmente, motivá-lo para a prática da atividade física.
Alexandre diz que respeitando-se o treinamento, fazendo uma alimentação correta e descansando adequadamente, os resultados para o aluno, após um período de 3 meses, já são bastante satisfatórios. Mas ele frisa que isso também depende muito do objetivo do aluno (que pode ser qualidade de vida, diminuição do percentual de gordura, aumento da massa muscular, entre outros), portanto o resultado da avaliação pode variar.
Ele afirma não ter problemas em realizar atividades com diabéticos, hipertensos e obesos. “Geralmente esse público é o que mais procura o atendimento de um personal trainer, devido ao fato de precisar de uma atenção especial, lembrando que cada caso é um caso, cada um tem sua particularidade”, declara Alexandre.
Contato com Alexandre: 9322-9574.
Imagem: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário