sábado, 30 de junho de 2012

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A IMUNIDADE

Aumentando a imunidade do corpo 
Nesta época do ano em que a temperatura muda com frequência, o aparelho respiratório fica muito vulnerável. São resfriados e gripes que se manifestam e, algumas vezes, se transformam em doenças mais severas. O ideal seria evitar os ambientes fechados onde o contágio por vírus e bactérias é mais provável. Como nem sempre isso é possível torna-se necessário fortalecer as defesas do organismo para que ele responda mais facilmente, em caso de doença. 
Uma dieta a base de frutas, verduras, cereais integrais, carnes e peixes fornecem os elementos necessários: a vitamina C encontrada nas frutas cítricas, como a laranja, o kiwi, caju e acerola e nas verduras como o brócolis e a couve; o ácido fólico dos vegetais folhosos verde escuro, do fígado e do feijão, que ajuda na formação dos glóbulos brancos; o zinco encontrado na carne, nos cereais integrais e nas leguminosas. 
A ação bactericida da raiz de gengibre é usada desde a antiguidade na forma de chás e xaropes. 
Já diziam os nossos avós: quem gasta na quitanda, gasta menos na farmácia. Uma boa alimentação e exercícios ao ar livre contribuem para o fortalecimento e bem-estar do corpo evitando o aparecimento de doenças.
Imagem: situado.net

quinta-feira, 28 de junho de 2012

EI! VÊ PEDIDO ATENDIDO - POSTO DE SAÚDE SANTA ROSA PASSA POR MANUTENÇÃO


Na edição nº 17 o Jornal EI! publicou matéria falando da necessidade de uma reforma no prédio onde funciona a Policlínica Regional Sérgio Arouca (PRSA), mais conhecida como Posto de Saúde Santa Rosa. “A visível sujeira do muro e das paredes do prédio mostra que, há anos, ele não passa por uma pintura nem manutenção. Para quem não conhece, fica difícil acreditar que nele funciona um órgão de saúde”, diz o texto. 
Foi com alegria que esta semana observamos que as árvores internas, que estavam bastante maltratadas, foram podadas. Os canteiros externos estão passando por limpeza e plantio de mudas novas. Segundo um funcionário que não quis se identificar só uma árvore não passou pela poda porque precisa que a Ampla desligue a rede elétrica. “Parece que o prédio também vai passar por reformas e está mesmo precisando”, afirmou o servidor. 
O EI! vai acompanhar o processo. Quem sabe, muito em breve, possamos mostrar um PRSA de “cara nova”?
Imagem: Rafael Sardenberg

quarta-feira, 27 de junho de 2012

"TENHA UM PINGO DE CONSCIÊNCIA: ECONOMIZE ÁGUA!"


Esta frase atribuída a Osvaldo Silva, de Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo, faz a gente refletir.
Quantas vezes abrimos uma torneira por dia? Quantos litros de água deixamos escoar, em cada uma delas? O gesto de abrir uma torneira ou um chuveiro é tão fácil e corriqueiro que nem nos lembramos que esse bem precioso pode um dia nos faltar. Desconhecemos de onde vem, o trabalho que dá e qual é o custo para a água chegar até nossa casa.
Niterói tem uma população estimada, em dados de 2010, em mais de 487 mil habitantes. De onde vem a água para matar a sede de toda essa gente?
Já no século 19, a água dos rios de Niterói era insuficiente para abastecer a cidade. O último a ter sua água utilizada no abastecimento de Niterói foi o Rio Vicência, hoje canal da Alameda São Boaventura.
Niterói recebe água do Rio Macacu através do canal de Imunana. Na estação de Laranjal ela passa por tratamento sendo, depois, distribuída para as cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. A Ilha de Paquetá também é atendida por esse manancial. Do volume total de água tratada pela ETA Laranjal, 1.800 litros por segundo são destinados para Niterói. Em bairros mais afastados como Rio do Ouro e Pendotiba o abastecimento é complementado com água retirada através de poços perfurados pela empresa Águas de Niterói.
A preocupação com uma futura escassez de água tem levado a muitas campanhas educativas para promover uma redução no consumo e o reuso da água. Há uma infinidade de dicas para se economizar água, mas podemos começar pelas mais simples:
1- mantenha a descarga regulada e, se possível, instale um sistema com controle de fluxo;
2- certifique-se de que a máquina de lavar está sendo utilizada na opção correta para o nível de água;
3- após o uso da torneira observe se ela foi bem fechada e, se possível, troque-a por torneira com arejador;
4- reduza o tempo do banho e mantenha o chuveiro fechado na hora de ensaboar o corpo e
5- verifique sempre as torneiras, os chuveiros e os vasos sanitários da casa. Em caso de vazamento, providencie o conserto.
São atitudes simples que certamente farão uma grande diferença.
Já dizia Tomaz Fuller, religioso e historiador inglês, falecido em 1661: "Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." 
Imagem: redecol.com.br

segunda-feira, 25 de junho de 2012

sexta-feira, 22 de junho de 2012

LEITURA: PASSAPORTE PARA A CIDADANIA

Com este tema está aberto o 3º Salão de Leitura de Niterói 
O Teatro Popular de Niterói já está de portas abertas para a terceira edição do Salão da Leitura, o maior evento dedicado à literatura na cidade. Este ano, artistas como Martinho da Vila, Maria Bethânia, Moraes Moreira e Adriana Calcanhoto, fazem parte da programação. Durante toda a semana lançamentos de livros, recitais, debates e shows estarão ocorrendo na cidade. A programação, bem eclética, atende tanto ao público adulto quanto ao infantil. A parte da manhã é dedicada às crianças. Os espetáculos infantis incluem Bia Bedran e Zé Zuca, José Mauro Brant e vários caricaturistas, escultores e ilustradores. Para os adultos a programação começa às 16 horas com o Café Literário e o De Conversa em Conversa, com a participação de importantes nomes da cultura nacional, entre eles: Sergio Cabral, Ruy Castro, Affonso Romano de Sant’anna e o antropólogo Roberto DaMatta. Durante toda semana, os visitantes podem conferir as novidades literárias e culturais nos diversos estandes que estarão montados no local. Para o curador do evento, o professor Júlio Diniz, doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio esse trabalho é um desafio. “É um encontro de educadores, artistas e pensadores em torno do lema ‘A leitura é um passaporte para a cidadania’. Niterói vai receber nesses dias o que existe de melhor na cultura brasileira.” 
Para conferir a programação completa do Salão de Leitura basta acessar o site do evento: www.salaodaleituraniteroi.com.br 
Imagem: portalaracagi.com.br

quinta-feira, 21 de junho de 2012

UM EXCELENTE PROGRAMA COM ENTRADA FRANCA

Encontros Musicais UFF no Solar do Jambeiro 
Para celebrar a chegada do inverno o Centro de Artes da UFF revive os saraus do século XIX promovendo a série Encontros Musicais UFF, no Solar do Jambeiro. 
A programação consta de concertos dos grupos de câmara do Centro de Artes da UFF e palestras com o professor de História da Ópera Robson Leitão e com a musicista Kristina Augustin. 
Se você gosta de música, fique atento: 
22/6 às 17h - Duo de Cordas Dedilhadas da UFF - Jorge Ayer & Alexandre “Bebeto” Mangeon (violões). No repertório, composições de João Pernambuco, Dilermando Reis, Ernesto Nazareth, Armando Reis, Garoto, Chiquinha Gonzaga e outros mestres brasileiros. 23/6 às 17h - Coro Jovem da UFF - Regente Márcio Paes Selles. Repertório eclético com músicas renascentistas, clássicas e contemporâneas de F. Mendelssohn, Orazio Vecchi, Domenico Da Nolla, Josquin des Pres. Ainda estarão presentes as compositores brasileiros Renato Teixeira, Baden Pawell e Ernest Mahle. 
27/6 às 17h - Ópera Barroca - Beleza e Artifício - Palestra com Robson Leitão focando a ópera do século XVII como fenômeno cultural da época, os castrati (cantores castrados) e as obras dos compositores Handel e Vivaldi. 
28/6 às 17h - Os Castrati (cantores castrados): surgimento de uma técnica vocal nos séculos XV e XVI - Kristina Augustin aborda o papel dos castrati na história do canto, tanto na igreja quanto na ópera. Ela contesta a tese aceita por historiadores de que a forma de cantar dos castrati teria começado na Itália. Suas pesquisas de doutorado a levam a defender que o inicio dessa prática vocal teria ocorrido na Espanha. 
29/6 às 17h - SaxCoral (CEIM-UFF) - Regente Lincoln Castro - O grupo de alunos da turma de sax destaca-se pela técnica e pelas qualidades interpretativas. Entre as obras escolhidas para apresentação constam: Edelweiss, Irsh blessing, Chris Lag Todesbanden e Madonna mia pietà. Entre as brasileiras estão Cio da Terra, Caçador de mim e Baião. 
30/6 às 17h - Conjunto Música Antiga da UFF - Formado por mestres em Ciência da Arte e doutores em História Medieval, o grupo leva ao público a música que encantou a Europa por quase dois séculos se apresentando com réplicas dos instrumentos utilizados naquele período. No repertório dessa apresentação, músicas de autores desconhecidos do século XIV. 
Solar do Jambeiro: R. Presidente Domiciano, 195 - São Domingos
Imagem: turismo.culturamix.com

CINÉ CLUB JEAN VIGO - ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

O Ciné Club Jean Vigo apresentará, na próxima segunda-feira, às 19h, na Aliança Francesa de Niterói, o filme A Esquiva. De Abdelattif Kechiche. Com Osman Elkharraz, Sabrina Ouazani, Sara Forestier. Comédia dramática em cores. 117 minutos. Classificação etária 12 anos. Entrada gratuita.

Sinopse
Em um subúrbio parisiense, um anjo passa declamando apaixonadamente versos da peça "Le Jeu de l'amour et du hasard". É Lydia, embalada por Marivaux e às voltas com os ensaios do espetáculo a ser montado por sua turma de sala de aula para as festividades da escola. Já Abdelkrim, apelidado de "Krimo", no auge de seus 15 anos, é arriado pela sua colega de sala. Ele que se arrasta levando seu tédio pelas quebradas suburbanas em companhia de sua galera, descobre repentinamente o amor. Mas Krimo não é do gênero expansivo, além de ter que manter a fachada. Então como se declarar à garota sem perder a pose? Uma solução se impõe: corromper seu amigo Rachid, parceiro de cena com Lydia, para obter o papel de Arlequim. O que Krimo não ousa dizer, Marivaux o fará em seu lugar! Mas a astuciosa manobra torna-se verdadeira odisséia para Krimo, apavorado com a amplitude do texto e as exigências implacáveis de sua professora de francês. Kim encontrará as palavras a serem ditas antes que o boato, as ciumeiras e as inimizades não se metam em seu caminho?

A Aliança Francesa de Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 52, 2º andar, em Icaraí. 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

HUAP/UFF SERÁ O PRIMEIRO HOSPITAL DO BRASIL A TER APARELHO PARA DETECÇÃO POR INFRAVERMELHO DE DOENÇAS DA MAMA

O Comitê de Ética do Ministério da Saúde aprovou no dia 6 de junho um projeto de pesquisa que será desenvolvido em parceria por pesquisadores do Instituto de Computação e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), além de médicos do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). Com o propósito de adquirir e implementar um banco de imagens térmicas que serão utilizadas no diagnóstico precoce de doenças da mama, o projeto fará uso de uma câmera especial (na imagem) sensível a raios infravermelhos para a obtenção das imagens. O equipamento será instalado no Huap e, durante um ano, duas mil mulheres voluntárias, encaminhadas pelos setores de ginecologia e mastologia do hospital, farão parte de um grupo de estudo para a pesquisa. O objetivo é que o banco de dados ajude a verificar e comprovar a eficiência da detecção de doenças na mama por meio de imagens térmicas, principalmente no que se refere ao câncer. Também estão auxiliando no estudo pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). O banco de dados conterá imagens e dados clínicos das voluntárias obtidos pelo exame com a câmera de infravermelho, que deverão ser comparados aos resultados gerados por outros tipos de exame, como a mamografia, a ressonância magnética e a análise citológica (biópsia), por exemplo, dependendo de cada caso. As informações contidas nesse banco de dados serão confidenciais, não apresentando qualquer identificação da paciente ou de seu médico, de forma semelhante a bancos de dados internacionais de mama, como o DDSM (Digital Database for Screening Mammography) e o Mias (Mammographic Image Analysis Society), referências de estudo na área. A coordenadora da pesquisa, professora Aura Conci, do Instituto de Computação da UFF, explica a importância desse projeto. De acordo com a pesquisadora, o principal exame usado atualmente, a mamografia, utiliza radiações ionizantes (raio-x) e somente consegue fazer o diagnóstico da pior doença na mama, o câncer, quando já há a presença de um grande número de células cancerosas. O infravermelho detecta alterações mesmo antes das células problemáticas começarem a se multiplicar. Esse tipo de tecnologia já vem sendo empregada em países como Canadá, França, Espanha e Japão. Segundo a pesquisadora, será a primeira vez que um hospital público brasileiro poderá testar a viabilidade de diagnóstico com esse tipo de equipamento em mulheres com indicação para investigação de câncer na mama. A célula cancerosa era uma célula saudável que deixou de exercer sua função primária e começou a se reproduzir indiscriminadamente. Para propiciar esse processo, é promovida uma neovascularização, que resulta em uma inflamação e, com isso, há um aumento de temperatura no local de formação do câncer. ?O infravermelho é capaz de medir essa alteração de temperatura, facilitando a detecção precoce de doenças na mama e contribuindo também para evitar que outra bateria de exames seja feita desnecessariamente?, esclarece Aura Conci. A pesquisadora também frisa que o equipamento de raios infravermelhos tem um custo 50 vezes menor do que o de mamografia. Há ainda a vantagem adicional do pequeno porte do novo equipamento, o que permitirá que seja levado a locais nos quais há pouco ou nenhum acesso da população aos exames mais comuns.
Imagem: noticias.uff.br

terça-feira, 19 de junho de 2012

ESTÁ DE VOLTA UM CONHECIDO PAGODE EM NITERÓI

Está de volta o conhecido pagode de Niterói com o grupo Nem te Conto e convidados. O Pagode do "Hum Grau" teve início há alguns anos atrás e era sucesso de público com aproximadamente mil pessoas todos os domingos. O evento deixou de acontecer devido ao início das obras no local. Com a reforma e mudança do nome da casa, que agora se chama Fênix, o pagode está de volta todos os domingos com força total, contando com grupos renomados do cenário musical. A cada semana, o grupo Nem te Conto receberá um convidado diferente. Entre eles, Swing e Simpatia, Liomar (ex Pique Novo), Sambaí, Intimistas, Sambaeu e Tuamule, entre outros.
O local possui área vip e ar condicionado, para melhor acomodação e conforto dos frequentadores. 

Serviço: Pagode do Nem te Conto e convidados
Data: estreia dia 24 de junho
Local: Praia de Charitas, nº 463 - Niterói - RJ
Horário: 20h
Classificação: 18 anos
Informações: (21) 7859-8131 - 87*31327 - Wanessa (WR Produções).
Na imagem: grupo Nem te Conto
Imagem: Divulgação

BRASIL - ÁGUA DISPONÍVEL PER CAPTA É TRÊS VEZES MENOR QUE EM 1950

Neste mês em que o Rio de Janeiro volta a sediar a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, queremos lembrar a questão da água doce. Segundo o Centro Internacional de Referência em Reuso da Água, o consumo da água no Brasil dobrou nos últimos anos e a expectativa é que, estimulado pelo desperdício, dobre novamente. A disponibilidade per capta já é três vezes menor que em 1950. Segundo a ONU, o brasileiro gasta na higiene, por pessoa/dia, mais de 200 litros de água, quando bastariam 110 litros. É preciso conscientizar a população e levá-la a assumir o compromisso de evitar o desperdício de água doce. Algumas atitudes simples, como fechar bem as torneiras, tomar banhos mais curtos e não lavar calçadas podem contribuir bastante. Também existem no mercado equipamentos economizadores de água que, se instalados nas residências e nos estabelecimentos públicos e privados, garantem uma redução do consumo. Alguns países já implantaram políticas públicas de incentivo à instalação ou tornaram obrigatória a utilização desses dispositivos. No caso dos condomínios, o hidrômetro seria o mais recomendado, uma vez que cada um pagaria o seu consumo. Nada mais justo.
Imagem: pick-upau.org.br

segunda-feira, 18 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO CICLOS VITAIS NA ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

A exposição "Ciclos Vitais", da artista plástica Raimunda Fortes, será inaugurada na próxima quarta-feira, às 19h, e ficará aberta à visitação até dia 20 de julho, na Aliança Francesa de Niterói, na Rua Lopes Trovão, 52/2º andar, em Icaraí. A mostra faz uma alusão aos vários momentos dos ciclos de vida, envolvendo ações do "mundo biológico", tais como: dividir, unir, fecundar, eclodir, metamorfosear, duplicar, nascer, experimentar, desaparecer, voltar.
As composições pictóricas elípticas e espiraladas, relacionadas aos processos biológicos de manutenção da vida, apresentam simbologias de cores relacionadas para a visualidade da vida em suas diferentes fases, tais como: amarelo (numa alusão ao ovo que inicia a vida), vermelho (relacionado ao sangue que perpassa o interior dos corpos vivos), verde (indicativo da base das cadeias alimentares que sustentam a vida) e azul (representativo da água que entra nos ciclos vitais).
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

JORNAL EI! TROUXE DENIS LINHARES DE VOLTA A NITERÓI

O jornal EI! trouxe de volta a Niterói o chapeleiro Denis Linhares para uma nova edição do desfile de chapéus. O talk-show inicial comandado por Denis Linhares contou com a participação da estilista Karen Bon. Com foco nos casamentos os dois profissionais deram dicas do que usar e o que evitar nas cerimônias no campo, na praia e na igreja. O desfile foi um momento bem interessante. Cada modelo da School Models Management, de Moisés Karan teve a cabeça preparada por Denis na presença da platéia. Ele ensinou como colocar o chapéu; como usar o alfinete para virar a aba; como usar um chapéu com lenço ou turbante, entre outras dicas. Só depois as modelos desfilaram os chapéus, fascinators e turbantes entre as mesas do salão. Encerrando o desfile ele apresentou uma de suas obras para a TV Globo: o belo chapéu com voilete usado pela atriz Carolina Ferraz na novela Avenida Brasil. Antes do desfile foi servido o requintado Chá da tarde Bistrô que conta com pães, bolos, petit fours, waffles, geleias, sucos, chás e outras delícias preparadas na própria casa.
Na imagem: a modelo Thamires Gama, da School Models Management, com voilete de Denis Linhares
Imagem: Rafael Sardenberg 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

RIO+20: RELATÓRIO DA WWF APONTA QUE PLANETA ESTÁ "MUITO DOENTE"

Declínio de ecossistemas atinge 30% desde 1970 e é preocupante 
O planeta está "muito doente" e os seus habitantes continuam a usar mais recursos do que a Terra pode produzir de forma sustentável, registrando-se um declínio de 30% nos ecossistemas desde 1970, revela um relatório da WWF Internacional (World Wild Fund for Nature – Fundo Mundial para a Natureza).
Imagem: www.comvidasriocaete.blogspot.com

quarta-feira, 13 de junho de 2012

CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA E AS FESTAS JUNINAS

Este ano, em muitas partes do Brasil, estão sendo feitas homenagens a Luiz Gonzaga, uma das mais emblemáticas figuras da música popular brasileira. Também conhecido como o Rei do Baião, ele completaria cem anos, em 13 de dezembro. A simplicidade de sua música emocionou os franceses ao se apresentar, em 1986, para 15 mil pessoas no parque urbano de Halle de La Villette, em Paris. Durante toda sua vida, acompanhado do acordeão – que aprendeu a tocar com o pai - da zabumba e do triângulo ele cantou a sina do povo, no sertão nordestino. Em ritmo de xote, baião ou xaxado ele cantava os momentos de alegria nos forrós pé de serra: “Mete o dedo na sanfona/ Quero vê o baixo falá/ Sanfoneiro quando é bom/ não deixa o baile esfriá”. Os dias de tristeza ele expressava em forma de oração: “Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho/ Pedi pra chover, mas chover de mansinho/ Pra ver se nascia uma planta no chão/ Meu Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe/ Eu acho que a culpa foi/ Desse pobre que nem sabe fazer oração (...)”. Em suas letras, a presença das Festas Juninas é marcante: “Fogueiras, amor e matrimônio/ Tudo era tão lindo, era diferente/ Nas noites de junho de antigamente” diz os versos de uma de suas canções. O seu amor pelas festas juninas faz do mês de junho o momento ideal para relembrar a sua obra e manter acessa essa tradição popular. Em Niterói, apesar da vocação cultural e turística, infelizmente esses festejos ainda não fazem parte do calendário oficial da cidade. Além disso, muitas das que são anunciadas como juninas estão completamente descaracterizadas: são pessoas aglomeradas, bebendo e ouvindo música que nada tem a ver com a cultura junina, em torno de barraquinhas que, da culinária típica, pouco oferecem. Uma pena! Ainda bem que os apreciadores das comemorações juninas podem contar com algumas escolas e instituições que continuam mantendo a tradição na cidade. A Escola Aldeia Curumim vai realizar a sua no dia 30 de junho, homenageando Luiz Gonzaga. Para ele, a verdadeira festa junina tem que ser assim: “No terreiro tem fogueira/ Tem sanfona no salão/ Vão furar a bananeira/ Prá fazer adivinhação”.
Imagem: luisgonzaga2012.blogspot.com

terça-feira, 12 de junho de 2012

NAMORO - TEMPO PARA DESCOBRIR O AFETO

Usamos aqui a palavra afeto, porque o Amor é um sentimento muito mais profundo e não pode se restringir apenas a quem está ao nosso lado. O Amor só se manifesta se partilhado com toda a humanidade e todas as formas de vida do Planeta. Então, digamos, namorar é dar-se um tempo para descobrir o afeto e a compatibilidade. É uma fase importante não só para os adolescentes, mas também, para todos, em qualquer idade, que buscam uma nova oportunidade de viver um relacionamento mais profundo. A construção do afeto tem que ser cuidadosa. O afeto leva ao interesse real na vida do outro, auxilia nas dificuldades e participa alegremente das vitórias e conquistas do namorado. No afeto não existe assunto proibido. O afeto aponta, com firmeza, uma atitude errada e não guarda rancores para municiar discussões futuras. O afeto evita levantar a voz, mas não deixa de falar. Não existem receitas para um relacionamento dar certo. Mas demonstrar atenção e cuidado com o outro é um passo decisivo. Um Feliz Dia dos Namorados, com muito afeto!
Imagem: liliankassia.blogspot.com

segunda-feira, 11 de junho de 2012

ESTE ANO O DIA DOS NAMORADOS VAI SER NO JAMBEIRO!

Instalado em um belo casarão, com ambiente amplo e agradável, o Restaurante Jambeiro é um excelente lugar para se comemorar o Dia dos Namorados. O cardápio variado agrada ao mais exigente paladar: são inúmeros pratos de massas, carnes, aves e frutos do mar preparados com carinho pelo chef e sua equipe. Para a data foi criado um cardápio especial para duas pessoas. Entre as várias opções encontram-se: Escalopinho ao Funghi, Pagli Fieno al Gamberetti e Camarão Especial dos Namorados. Para acompanhar, o Jambeiro oferece promoção especial para vinhos estrangeiros.
Se a opção é comemorar sem sair de casa, capriche na decoração da mesa e peça um delivery com grife Jambeiro.
De uma forma ou de outra, o importante é colocar mais sabor no seu presente. 

Restaurante Jambeiro: Rua Presidente Domiciano, 131 - Ingá 
Delivery: 2717-7393 / 2719-9893

BALANÇA DE BIOIMPEDÂNCIA E O TRATAMENTO NUTRICIONAL

Muitas pessoas chegam ao consultório querendo “perder peso”, mas normalmente o que essas pessoas desejam é mudar a composição corporal. Ou seja, reduzir a gordura e ganhar massa muscular. A troca parece complexa, mas na verdade com uma boa alimentação e atividade física orientada é bem possível! Muitos são os fatores que favorecem o acúmulo de gordura, dentre eles: sedentarismo, jejum prolongado (ou seja, ficar longos períodos sem se alimentar), a substituição das refeições principais - almoço e jantar- por lanche rápido e o excesso de alimentos inflamatórios em detrimento de frutas, vegetais, carnes magras e cereais integrais. Não é novidade que a nossa população vem engordando ano a ano e certamente a oferta de alimentos prontos industrializados na substituição da “comidinha feita em casa” vem colaborando para este novo perfil. Para facilitar o acompanhamento da mudança que ocorre na composição corporal com a adesão ao tratamento nutricional, trouxe para o consultório em Niterói a balança de bioimpedância (In body 230), ao mesmo tempo que ela afere o peso uma inofensiva corrente elétrica percorre o corpo, e assim se mede gordura e músculo com a oposição da corrente do fluxo. Pois a corrente elétrica move-se em diferentes velocidades pela massa magra e gordura corporal. A composição corporal é calculada levando-se em conta a resistência da corrente, sexo, idade e altura. Desta forma é possível se ter com precisão e em poucos segundos uma "foto" da composição corporal do indivíduo. O interessante é se acompanhar a cada consulta a mudança, “emagrecimento” (que muitas vezes não aparece no peso), pois como sabemos o músculo também pesa! E vários fatores podem interferir no peso do indivíduo. O gráfico que é elaborado a cada retorno nos permite ir acompanhando a redução efetiva da gordura corporal e o aumento por grupamento da massa muscular, deste modo fica mais fácil adequar o tratamento ao objetivo do paciente. 
Bianca Innocencio, Nutricionista, palestrante. 
Nutrição Clínica e atividade Física, Especialista em Nutrição funcional e fitoterapia. 
Consultório Icaraí: (21) 2717-6875 
Blog: bianutric.blogspot.com 
Na imagem: balança de bioimpedência In body 230
Imagem: cedida por Bianca Innocencio

sexta-feira, 8 de junho de 2012

DPVAT: SAIBA O QUE É

Criado na década de 70, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (DPVAT) tem a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes. O seguro é útil em vários tipos de acidente e até pedestres têm direito de usá-lo. Porém, ainda é pouco conhecido. O seguro obrigatório pode ser pedido pelo segurado ou pela família dele nas seguintes situações: morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar. O procedimento é bem simples, gratuito e não exige contratação de intermediários.
Imagem: cotidianofinanceiro.blogspot.com

quarta-feira, 6 de junho de 2012

GASTRONOMIA E MÚSICA NO BISTRÔ MAC

No próximo sábado, a partir das 21h, o Bistrô MAC apresentará um duo de violino e violão com Guilherme Bedran e Fernando Bittencourt. No repertório música popular brasileira e clássicos internacionais: Pixinguinha/Braguinha, Cartola, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Tom Jobim/Vinícius, Lennon/McCartney, Cole Porter, entre outros. 
Reservas e informações: 2629-1416 / 2719-9690
O Bistrô MAC fica no Mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Imagem: cedida pelo Bistrô MAC
 

ACESSÓRIOS: OS PREFERIDOS DAS MULHERES

Bolsas e sapatos, não necessariamente nessa ordem, são os acessórios preferidos das mulheres quando a questão é mudar o visual de uma roupa. Observando algumas vitrines da Rua Moreira César, foi possível constatar o quê, das tendências anunciadas para o inverno, está disponível à consumidora niteroiense. As coleções estão bem democráticas. Muito justo, uma vez que moda impositiva é coisa de um passado distante. A proposta é de uma estação colorida; as cores invernais e a off white resistem, em meio aos tons de vermelho, mostarda, azul petróleo e estampas animal print. As bolsas grandes são maioria, mas as menores, também charmosas, continuam garantidas para a clientela. Entre as inúmeras opções oferecidas é possível escolher: a mole e desestruturada hobo, para pendurar nos ombros; a olso totem, criada para carregar compras, mas que faz um bonito em ocasiões informais e a prática carteiro, com alça transversal longa e resistente. Destaque para o modelo baú, consagrado por Louis Vuitton, nas mãos da inesquecível Audrey Hepburn. A coleção de sapatos e botas também contempla todo tipo de mulher. No entanto, os modelos com saltos stiletto, conhecido como salto agulha, chamam a atenção. Desde sempre, os saltos estão associados a uma sensação de confiança e sensualidade. No pós-guerra, ele era usado por elegantes senhoras de tailleurs. Uma infinidade de outros saltos mais grossos, redondos ou quadrados, além de anabela, plataforma e meia pata estão expostos. Para quem prefere os sapatos mais baixos, o salto sabrina, que não deve ultrapassar a cinco centímetros, é o ideal. O nome do salto vem do filme Sabrina (1954) protagonizado por... Audrey Hepburn. Como material predominam o couro e o verniz; em algumas peças, eles aparecem juntos. A camurça surge em botas e até o feltro cinza foi encontrado em um belo escarpin, de bico redondo e salto grosso. Para festas que exigem maior glamour, sapatos e bolsas ganham status de joias. A bolsa clutch recebe uma dose extra de brilho, com vitrilhos e pedrarias. Os sapatos, verdadeiras esculturas, seguindo inspiração Christian Louboutin ganham solado pintado de vermelho e exibem detalhes inusitados no calcanhar. Mesmo para a mulher menos consumista, fica difícil ver tanta beleza sem cair em tentação. Antes de entrar na loja, é bom lembrar o que já tem no armário. A moda é oferta para todos; olhar, experimentar e buscar a resposta isenta do espelho, sempre dá bom resultado. Saber escolher é primordial para que as peças adquiridas resultem num visual que combine com a sua personalidade, garantindo a elegância. 
Na imagem: bolsa e sapato da Santa Lolla
Imagem: Rafael Sardenberg

terça-feira, 5 de junho de 2012

BRASIL - MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICOS DO MUNDO

O cineasta Sílvio Tendler, em seu documentário “O veneno está na mesa” afirma: “Desde 2008 o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo.” Segundo o autor, o objetivo do filme é mostrar os malefícios do agrotóxico e convocar a classe média para lutar contra essa prática. Enquanto não se ganha a luta, para garantir alimentação saudável, as recomendações são muitas. Nesse mundo dos grãos transgênicos, uma delas é evitar os produtos industrializados com matéria prima geneticamente modificada, que são identificados na embalagem com um ‘T’ preto sobre um triângulo amarelo. Quanto às verduras, os legumes e às frutas que estão contaminados pela exposição aos agrotóxicos, não há nenhum alerta visível, embora pesquisas realizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atestem que o problema afeta a maioria dos produtos agrícolas consumidos pelos brasileiros. A lavagem cuidadosa dos produtos é importante para remover resíduos superficiais, mas não é o suficiente para eliminar o que foi absorvido pela planta e circula pelos tecidos do vegetal, alerta a Anvisa. Ingerir produtos com agrotóxicos pode causar doenças crônicas, câncer, sobrecarga hepática, entre outras. Os produtos da estação são mais saborosos, nutritivos e recebem uma carga menor de produtos químicos, significando uma melhor escolha. Também existe o risco das carnes e dos ovos produzidos a partir de animais tratados com hormônios. Optar pelos produtos orgânicos certificados, sem uso de agrotóxico e fertilizantes, é a melhor forma de garantir uma alimentação saudável. Na agricultura orgânica todas as técnicas de produção são destinadas ao incentivo da conservação do solo, da água, do ar e demais recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Segundo pesquisas, o alimento orgânico resulta em produtos mais saudáveis e ricos em vitaminas, sais minerais e outras substâncias importantes para a manutenção da saúde do corpo. O segredo estaria na forma de cultivo e manejo das plantas e o cuidado com o bem-estar dos animais.
Imagem: emtemporeal.com.br

segunda-feira, 4 de junho de 2012

JORNAL EI! TRAZ DENIS LINHARES DE VOLTA AO BISTRÔ MAC

Quem perdeu o chá da tarde do Bistrô MAC com desfiles de chapéus, vai ter uma segunda chance para participar dessa novidade em Niterói. O jornal EI! traz de volta o chapeleiro Denis Linhares para uma nova edição do evento, no dia 14 de junho. Chapéus, fascinators e turbantes voltarão à passarela do Bistrô, sempre acompanhados de minuciosa explicação de seu criador, que dará dicas de como usar corretamente cada um dos acessórios. Várias peças de Denis Linhares estarão expostas no local e poderão ser adquiridas pelos clientes. Antes do desfile será servido o chá do requintado buffet que conta com pães, bolos, petit fours, waffles, geléias sucos, chás e outras delícias preparadas na própria casa. Chá da tarde Bistrô MAC Preço: R$ 30 (mais 10 %) 
Data: 14 de junho 
Hora: 17 horas 
Convites limitados 
Vendas antecipadas 
Entrega de convites em domicílio 
Informações e reservas: 2629-1416
Na imagem: Denis Linhares, Natália Soarez e a estilista Karen Bon
Imagem: Rafael Sardenberg

EI! E BISTRÔ MAC PROMOVEM EVENTO INÉDITO EM NITERÓI

O Jornal EI! trouxe a Niterói o chapeleiro Denis Linhares para participar de um Chá da Tarde, promovido pelo Bistrô MAC. Na programação, além do requintado buffet da casa, a tarde contou com talk show e desfiles de chapéus, fascinators e turbantes assinados por Denis. Uma exposição de chapéus foi montada na porta de entrada. As pessoas paravam, olhavam e não se continham: experimentavam e posavam para fotos. Foi um momento de muita alegria e descontração. A cantora lírica Alice Fontanella abriu o evento interpretando Habanera, da ópera Carmen, uma das mais populares obras de Georges Bizet. Sempre acompanhada pelo pianista Romeu Savastano, ela fechou sua participação com Jurame, tradicional bolero mexicano, de Maria Grever. Durante o talk show, que contou com a participação da estilista Karen Bom, foram exibidas imagens de Kate Middleton, a duquesa de Cambridge e outros famosos portando chapéus, fascinators e casquetes enquanto os estilistas comentavam os acertos e os equívocos na utilização dos adereços. O chapeleiro explicou que as pessoas estão procurando ‘vestir’ a cabeça de modo diferente. “É uma questão de atitude e de personalidade”, afirmou. Lembrou que os fascinators, que surgiram no pós-guerra como uma versão mais econômica do chapéu, ficaram esquecidos, mas voltaram com força através da atitude de Kate. Denis e Karen, em um pingue-pongue descontraído, foram passando dicas importantes para o uso dos diversos acessórios que estão subindo à cabeça das mulheres. Ao final, modelos da School Models Management, de Moisés Karan, desfilaram dezenas de chapéus, fascinators e turbantes, sempre acompanhado por explicação minuciosa do criador. O evento foi aprovado pelo público. Helga Nemeczyk, atriz da TV Globo disse: “A iniciativa foi maravilhosa. Niterói precisa respirar mais moda. Denis é um profissional criativo, caprichoso, maravilhoso. E o Bistrô é um ambiente muito aconchegante”. Heloisa Abreu Laurentino analisou o evento: “Chá maravilhoso, bom gosto, elegância, chapéus belíssimos e palestra sobre uso dos mesmos, super interessantes”. Alessandra Miranda, estilista e proprietária do Alessandra Miranda Shoes considerou o evento importante e afirmou: “Nunca houve um evento de chapéus em Niterói.” João Calheiros, artista plástico e figurinista do carnaval da Beija Flor, gostou e quer mais: “É preciso que se façam mais eventos desse tipo na cidade”. Para essas pessoas a noticia é boa. A volta de Denis Linhares já está marcada para 20 de setembro, em um jantar no Bistrô. Na programação, um ‘bal de tête’, baile muito em moda na belle époque, que promovia uma competição de chapéus. Denis Linhares afirmou estar feliz com o trabalho realizado e confessou: “Amei as niteroienses! Vamos voltar e fazer aquele Bal de Tête!”
Na imagem: Denis Linhares, Helga Nemeczyk, a estilista Karen Bon e Natália Soarez 
Imagem: Rafael Sardenberg

domingo, 3 de junho de 2012

OAB DISCUTE VIOLÊNCIA EM NITERÓI

A OAB-Niterói promoveu em sua sede, através da Comissão do Movimento Brasileiro Contra a Violência, um debate sobre o tema Niterói sem Violência. O evento contou com a participação de representantes de vários segmentos de segurança da cidade e a mediação foi do advogado criminalista e presidente da Comissão, Ennio Pratolezi Figueiredo Junior. Na discussão houve consenso de que a pressão popular foi determinante para dar início ao processo de reforço do efetivo policial do município. Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, “Os vários atos de violência, com morte, ocorridos na cidade assustaram a população. No entanto constato um aumento de viaturas e a circulação dessas viaturas nas ruas.” A opinião, emitida por muitos debatedores, de que os criminosos que aterrorizam Niterói seriam da cidade do Rio de Janeiro foi rebatida pelo secretário de Segurança Pública do Município, coronel Rui Sérgio França de Oliveira. Segundo ele, nas prisões realizadas com a verificação de procedência não há essa evidência. O corregedor geral do TJ-RJ, desembargador Antonio José Azevedo Pinto descreveu a força do crime que a sociedade precisa enfrentar: “É preciso que nos conscientizemos que a sociedade é organizada e só pode sobreviver se organizada. Os criminosos já estão organizados e têm códigos de ‘ética’, têm códigos penais que nós, civilizados, nós sociedade humana, não temos a menor possibilidade de possuir porque são códigos que afrontam a dignidade, os costumes e todos os princípios de garantia de ordem de paz e segurança.” O Delegado titular da 76ª DP, Carlos Alexandre Leite Justiniano, lamentou a exposição exagerada da situação da violência em Niterói: “A imagem de risco da cidade gerou enorme insegurança”, disse ele. Após passar alguns dados sobre a situação da segurança pública, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Wolney Dias Ferreira, afirmou: “Sem medo de ser equivocado digo que Niterói, hoje, é a cidade mais bem policiada do estado do Rio de Janeiro”. Para o presidente da OAB-Niterói, Antônio José, apesar de se observar que as operações iniciadas já trazem um pouco de tranqüilidade é preciso que se tornem permanentes, pois do contrário o crime crescerá, o que tornará mais difícil o combate”. Participaram, também: o general Antonio Carlos Machado Faillace, comandante da Fortaleza de Santa Cruz; o delegado-chefe da Delegacia da Polícia Federal em Niterói, Hylton Vieira Junior; o delegado titular da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal do Rio de Janeiro, Victor Poubel.
Imagem: Rafael Sardenberg

sábado, 2 de junho de 2012

UFF ABRE INSCRIÇÕES PARA QUEM QUER CUIDAR DO CORAÇÃO

Voluntários terão supervisão multiprofissional e realizarão
exercícios físicos por três meses

O Laboratório de Ciências do Exercício (Lace) da UFF abre inscrições para todos os interessados, homens e mulheres, de 18 a 49 anos de idade, residentes de Niterói ou São Gonçalo, em participar gratuitamente do estudo científico sobre doenças cardiovasculares. Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Lace está investigando possíveis mecanismos da adaptação da função endotelial (regulação do tônus vascular) ao exercício físico em indivíduos sob risco cardiometabólico. Para participar, os voluntários devem preencher alguns critérios como: estar acima do peso normal; ter idade entre 18 e 49 anos de idade; não fumar; não praticar atividade física e não fazer uso de medicação, incluindo anticoncepcional. Os interessados podem se inscrever por telefone: (21) 2629-2403 e 2629-2404.
Imagem:schoolimprovement.com