quarta-feira, 27 de junho de 2012

"TENHA UM PINGO DE CONSCIÊNCIA: ECONOMIZE ÁGUA!"


Esta frase atribuída a Osvaldo Silva, de Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo, faz a gente refletir.
Quantas vezes abrimos uma torneira por dia? Quantos litros de água deixamos escoar, em cada uma delas? O gesto de abrir uma torneira ou um chuveiro é tão fácil e corriqueiro que nem nos lembramos que esse bem precioso pode um dia nos faltar. Desconhecemos de onde vem, o trabalho que dá e qual é o custo para a água chegar até nossa casa.
Niterói tem uma população estimada, em dados de 2010, em mais de 487 mil habitantes. De onde vem a água para matar a sede de toda essa gente?
Já no século 19, a água dos rios de Niterói era insuficiente para abastecer a cidade. O último a ter sua água utilizada no abastecimento de Niterói foi o Rio Vicência, hoje canal da Alameda São Boaventura.
Niterói recebe água do Rio Macacu através do canal de Imunana. Na estação de Laranjal ela passa por tratamento sendo, depois, distribuída para as cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. A Ilha de Paquetá também é atendida por esse manancial. Do volume total de água tratada pela ETA Laranjal, 1.800 litros por segundo são destinados para Niterói. Em bairros mais afastados como Rio do Ouro e Pendotiba o abastecimento é complementado com água retirada através de poços perfurados pela empresa Águas de Niterói.
A preocupação com uma futura escassez de água tem levado a muitas campanhas educativas para promover uma redução no consumo e o reuso da água. Há uma infinidade de dicas para se economizar água, mas podemos começar pelas mais simples:
1- mantenha a descarga regulada e, se possível, instale um sistema com controle de fluxo;
2- certifique-se de que a máquina de lavar está sendo utilizada na opção correta para o nível de água;
3- após o uso da torneira observe se ela foi bem fechada e, se possível, troque-a por torneira com arejador;
4- reduza o tempo do banho e mantenha o chuveiro fechado na hora de ensaboar o corpo e
5- verifique sempre as torneiras, os chuveiros e os vasos sanitários da casa. Em caso de vazamento, providencie o conserto.
São atitudes simples que certamente farão uma grande diferença.
Já dizia Tomaz Fuller, religioso e historiador inglês, falecido em 1661: "Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." 
Imagem: redecol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário