sexta-feira, 6 de julho de 2012

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "HARCOURT, ESCULTOR DE LUZ"

Uma parceria da Aliança Francesa e da L'Oréal, a exposição fotográfica "Harcourt - Escultor de Luz", ficará à mostra no Centro Cultural Correios, até o próximo dia 12 de agosto, com fotos do lendário estúdio francês Harcourt, que imortalizou, em retratos, as personalidades do início do século XX até hoje. 
Com fotos inconfundíveis e uma iluminação única, o estúdio Harcourt foi criado em 1934, época do cinema preto e branco, por Cosette Harcourt, os irmãos Lacroix e Robert Ricci (filho da designer Nina Ricci), e rapidamente transformou-se em estúdio mundialmente famoso, por sublimar a arte do retrato fotográfico, onde cada foto devia ser excepcional. 
Estrelas, celebridades e personalidades do mundo das artes, do cinema, da cultura, das ciências, dos esportes, da vida pública – e até a boneca Barbie – foram imortalizadas nas imagens em preto e branco bem peculiares do estúdio francês, sempre envolvidas em halos luminosos e maquiadas de forma a brincar com a sombra e a luz. 
Entre as centenas de personalidades retratadas pelo estúdio no passado, encontram-se Brigitte Bardot, Salvador Dalí, Charles Aznavour, Alain Delon, François Mitterrand, Catherine Deneuve, Jeanne Moreau, Edith Piaf e Jacques Chirac. 
Nos dias de hoje, o Harcourt continua sendo um "escultor da luz", revivendo toda a emoção de uma época que passou. Personalidades como Zinedine Zidane, Spike Lee, Rafael Nadal, Christien Slater, John Malkovich, Michael Schumacher, Jean-Paul Gauthier, os recentes ganhadores do Oscar - Marion Cotillard e Jean Dujardin, além dos brasileiros - Paulo Coelho, Glória Pires, Gustavo Kuerten e o cacique Raoni, são alguns dos que passaram pelas lentes do estúdio na atualidade. 
Hoje, o acervo do estúdio Harcourt pertence ao Estado francês, que o adquiriu em 1986. 
Entrada franca. 
Não perca! 

Visitação: até 12/08 
Horário: 3ª a Domingo, das 12h às 19h 
Local: Centro Cultural Correios 
Endereço: Av. Visconde de Itaboraí, 20 - Centro 
Mais informações: 2253-1580

Imagem: guia.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário