segunda-feira, 30 de julho de 2012

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO DA UFF TORNA-SE CENTRO DE EXCELÊNCIA

O Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) acaba de receber o título de centro de excelência na área. O reconhecimento veio da NVidia, empresa líder mundial em tecnologia de computação gráfica e de alta performance. A universidade foi prestigiada com essa chancela devido aos trabalhos de pesquisa em educação e computação paralela (em que vários cálculos são realizados simultaneamente) desenvolvidos para resolução de problemas científicos de fronteira muito relevantes, os quais ainda nenhum pesquisador ou centro de pesquisa conseguiu esclarecer. 
O coordenador do centro de excelência, professor Esteban Walter Gonzalez Clua, explica que, em termos práticos, ter recebido tal título significa que a UFF passará a ter maior visibilidade e reconhecimento mundial. Muitos programas de pesquisa e de cunho acadêmico receberão equipamentos de computação de ponta e recursos financeiros concedidos pela NVidia, o que possibilitará que mais pesquisadores e estudantes possam desenvolver seus trabalhos. "Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento, pois há poucos centros de excelência no mundo, em lugares como as universidades de Harvard e Oxford, Barcelona Supercomputing Center e Tokyo Institute of Technology (Tokyo Tech)", comenta o pesquisador. 
Como ato simbólico pela nomeação, a NVidia entregou ao Instituto de Computação o processador mais complexo e mais poderoso já criado, a GPU K10 Cuda, com 5 teraflops de velocidade de processamento, capaz de realizar 5 trilhões de cálculos por segundo. É o que há de mais avançado em processamento de dados numéricos e gráficos, sendo que esse modelo ainda não começou a ser comercializado nem no Brasil, nem no exterior. 
Esse último modelo de processador será mais uma importante aquisição para o centro de pesquisa do Instituto de Computação, que já conta com uma infraestrutura de computação de ponta, um laboratório de ensino e um centro de simulação de realidade virtual, com equipamentos que usam GPU Cuda, desenvolvidos pela NVidia. Esses processadores gráficos são muito utilizados para criar efeitos visuais em filmes hollywoodianos e os cientistas os têm empregado em projetos e cálculos científicos por possuírem alta velocidade de processamento. A plataforma de computação paralela e linguagem de programação Cuda foi criada especialmente para aproveitar ao máximo a potência de processamento do GPU. 
O centro de excelência do Instituto de Computação tem à disposição essa tecnologia para utilizar em pesquisas como a que está sendo realizada em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na qual se estuda a expansão do universo e as forças das partículas que são geradas durante esse processo. Cada partícula simulada nessa pesquisa corresponde a uma galáxia inteira. Desta forma, como são necessários cálculos muito complexos das interações de bilhões de partículas, os GPUs são imprescindíveis, pois sem eles os pesquisadores levariam muitos anos para efetuar cálculos e validar resultados que são obtidos em poucos meses com o uso dessa tecnologia de ponta.
Imagem: sejalivre.org

NIKITI FANTASY

O circo da maior festa à fantasia do Brasil aterriza em Niterói 
“O evento contará com uma mega estrutura e atrações de respaldo” 
Niterói não poderia ficar de fora do calendário de festas à fantasia. A cidade sorriso recebe o circo da Nikiti Fantasy com o que tem de melhor: alegria, inovação e muita gente bonita. Após duas edições históricas no Country Club Niterói e na casa do Flamboyant, circo aterriza no Necmultiplace para uma edição que promete fazer mais uma vez história na cidade. Realizada pelos mesmos produtores da já consagrada Terê Fantasy – festa à fantasia em Teresópolis que arrasta milhares de pessoas todo ano, a Nikity Fantasy promete abalar a cidade, promovendo o encontro de milhares de pessoas num ambiente seguro e descontraído. Para isso, o evento contará com uma mega estrutura entre shows circenses, apresentação de malabares, premiações paras as melhores fantasias, promoção para aniversariantes e muito mais. A festa será dividida entre pista e camarotes, que deverão ser reservados antecipadamente. 
Grandes atrações também serão a sensação do evento. Já estão confirmados: DJ residente Felipe Roale tocando o melhor de todos os ritmos, os grupos de pagode Perdendo a Linha e SambaEu e Tuamule, a dupla de sertanejo universitário Fabiano e Bonatto, o DJ de Hip Hop, Shark, o DJ Roger Lyra - um dos DJs mais famosos da cena eletrônica, tocando muito House, além das apresentações principais do Mc Sapão e do DJ Tubarão com o melhor do funk carioca.
Hoje, Sapão não se limita apenas ao funk e incrementa o repertório dos shows com sucessos de grandes nomes da música brasileira, como "País tropical" (Jorge Ben), "Descobridor dos sete mares" (Lulu Santos), "Pescador de ilusões" (O Rappa) e "Liberdade pra dentro da cabeça" (Natiruts). Além disso, o cantor está fazendo aulas de canto e violão para trazer cada vez mais qualidade e conteúdo para suas canções. 
Ramon Júnior, mais conhecido como Dj Tubarão, espalha o funk carioca pelo mundo: Brasil e Exterior se rendem ao som do Dj que vem fazendo turnê internacional desde 2009. Atualmente, Tubarão faz mais de quarenta apresentações por mês. Em sua “disputada” agenda de shows, estão incluídas as principais casas noturnas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiânia, Bahia, Curitiba e todo o Brasil.
Fotografia: Divulgação 
Serviço: Nikity Fantasy 
Data: 04 de Agosto de 2012 (Sábado) 
Local: Nec Multiplace - Avenida Quintino Bocaiúva, 679 - Charitas - Niterói. 
Horário: 22:00hs 
Classificação: 18 anos. 
Ingressos: Damas: R$35,00 – Cavalheiros: R$45,00 - Camarotes pelos telefones: 7818-4648 - 3242-2032. 
Informações: (21) 7859-8131 -87*31327 - Wanessa (WR Produções).

sábado, 28 de julho de 2012

SALA DE CULTURA LEILA DINIZ DÁ OPORTUNIDADE A JOVENS ARTISTAS EM NOVA EXPOSIÇÃO

Mostra “Cabaret - Exposição coletiva” traz o clima dos cabarés ao centro de Niterói 

Jovens artistas, a maioria estudantes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, levam para a Sala de Cultura Leila Diniz obras que retratam o clima dos cabarés, estabelecimentos que surgiram na França, no fim do século XIX. 
A exposição “Cabaret - Exposição Coletiva” discute e explora o tema dando ao público a possibilidade de conhecer a história desses locais voltados para o entretenimento. A programação dos cabarés constava de comédia, teatro, música e dança, porém, o que mais agradava a plateia, composta por muitos homens, eram as dançarinas e suas sensuais apresentações. 
Essas mulheres são o foco dos trabalhos da “Cabaret – Exposição Coletiva”. Elas estão representadas em obras diversificadas como pintura, desenhos, fotomontagens e até a criação de uma indumentária. 
O Espaço Cultural da Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a Sala de Cultura Leila Diniz promove atividades culturais sem custos para os artistas. As modernas instalações foram projetadas para abrigar desde uma exposição até apresentação de um coral. O público ainda tem a chance de apreciar o jardim, inspirado na obra de Burle Marx. SERVIÇO 
Cabaret – Exposição Coletiva 
Data: 03 de agosto a 31 de agosto 
Local: Sala de Cultura Leila Diniz 
Horário de funcionamento: das 10 às 17 horas, de segunda a sexta. Sábado, das 14 às 17 horas. 
Endereço: Rua Heitor Carrilho, 81, Centro/Niterói 
ENTRADA FRANCA

sexta-feira, 27 de julho de 2012

SE LIGA NESSA - LONDRES MULTICULTURAL

Em mais um Se Liga Nessa, Isabel Swan mostra o caráter extremamente multicultural de Londres, uma das maiores cidades capitais do mundo, e sede neste momento do maior evento esportivo mundial, os Jogos Olímpicos. Continuem acompanhando com a velejadora e jornalista brasileira os bastidores do evento, no Se Liga Nessa Embratel - Londres-2012. É só digitar Se Liga Nessa em www.youtube.com, e todos os vídeos estarão lá.
Vídeo: youtube.com

UFF REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA NO DIA 31

A Universidade Federal Fluminense promove audiência pública no dia 31 de julho, terça-feira, às 10 horas, no auditório da Escola de Engenharia. Na ocasião, pró-reitores e superintendentes prestarão conta de suas ações e responderão a questões, tendo como pauta moradia estudantil, bandejão no Campus do Valonguinho, bolsas estudantis e Creche UFF. A Escola de Engenharia fica no Campus da Praia Vermelha, Rua Passo da Pátria, 156, São Domingos, Niterói.
Na imagem: Faculdade de Engenharia da UFF
Imagem: proac.uff.br

quinta-feira, 26 de julho de 2012

DEFESA DO CONSUMIDOR

A Comissão de Defesa do Consumidor promove duas palestras no dia 31 de julho, às 18 horas, no auditório da entidade. A primeira abordará “Compras Coletivas”, ministrada pelo advogado Paulo Maximilian Wilhelm Mendlowicz Schonblum. Em seguida, o também advogado Leonardo Faria Schenk falará de “Juizados Especiais. Aspectos atuais da defesa do consumidor em juízo”.
Imagem: abrasellondrina.com.br

quarta-feira, 25 de julho de 2012

SAÚDE ITINERANTE DA OAB-NITERÓI ESTARÁ NO TRT E PRESIDENTE DA ENTIDADE QUER ESTENDER PROGRAMA AOS ESTUDANTES DE DIREITO

O pioneiro projeto “Saúde Itinerante”, fruto da vitoriosa parceria da OAB Niterói com a Caarj, estará dia 26 de julho, quinta-feira, no Fórum Trabalhista, na Av. Amaral Peixoto, 232, Centro, das 8h às 14 horas. O objetivo do plantão é verificar o nível de glicose e pressão arterial dos profissionais para prevenir doenças. Nos últimos seis meses, passando por outros fóruns, o projeto atendeu 2 .606 advogados de Niterói. 
O presidente da OAB de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, revela que vai conversar com o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, e os diretores de faculdades de Direito para conseguir o apoio a fim de levar o vitorioso programa a essas unidades e saber como anda a saúde dos estudantes. 
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.com

OAB-NITERÓI INAUGURA ESPAÇO CULTURAL CAMILO GUERREIRO FILHO

Os presidentes da OAB-RJ, Wadih Damous; da Caarj, Felipe Santa Cruz, e da OAB de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, inauguram, dia 26 de julho, às 17 horas, o Espaço Cultural Camilo Augusto de Morais Guerreiro Filho, que leva este nome em homenagem póstuma ao advogado e professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). A obra é resultado do esforço da Caarj, do Departamento de Assistência às Subseções (DAS) e da OAB de Niterói. O novo espaço, no 8° andar da sede da entidade, vai contar com auditório conversível com capacidade para 45 pessoas, sistema multimídia, proteção acústica, ar condicionado e Wi-Fi. Abrigará pequenos eventos e atividades como ensaios e apresentações do Coral da OAB Niterói, tarde de autógrafos em lançamento de livros e palestras culturais. O local ainda contará com uma sala para abrigar a Comissão Artística e Cultural, presidida pela advogada Rosa Cláudia da Silva Ribeiro. O patrono Além de advogado militante e professor de Direito, Camilo Guerreiro Filho foi autor de diversos livros sobre a área e comandou a Superintendência de Pesca do governo federal. Ele pertencia a uma tradicional família de advogados e professores da UFF. O pai, Camilo, foi fundador da Faculdade de Direito, e os irmãos Paulo e Ademar também professores de Direito Civil desse importante centro de excelência.
Na imagem: Faculdade de Direito da UFF
Imagem: espacodocalourodedireitodauff.blogspot.com

MALA QUE VIRA SOFÁ

Inspirado nas pessoas sentadas em cima das malas em hall de aeroporto, o designer holandês Erik De Nijs criou malas que se transformam em sofás. Ou seriam sofás que se transformam em malas? 
O Suited Case, como foi batizado o conjunto, foi criado como um projeto da faculdade. Muito versátil, as peças também podem ser usadas como uma charmosa sala de estar. 
São quatro malas: duas grandes e duas de mão. A parte externa é forrada em tecidos resistentes que combinam entre si. E, como toda boa mala, a Suited Case tem fecho grande e forte, alças e rodinhas. 
A gracinha foi desenvolvida para a empresa Nieuwe Heren e esteve em exposição na Dutch Design Week de 2009, em Eindhoven, na Holanda. 
Quer comprar para levar nestas férias? Não vai dar. O Suited Case não tem previsão para ser comercializado. 
Imagem: montagem por Rafael Sardenberg

terça-feira, 24 de julho de 2012

SALA DE CULTURA LEILA DINIZ RECEBE CORAL QUE CANTARÁ CLÁSSICOS DA MPB

O projeto “Concertos na Imprensa Oficial” traz, nesta quarta-feira (25 de julho), o parceiro do Projeto Aprendiz Prodiz, na Sala de Cultura Leila Diniz. Com quatro integrantes, o grupo vocal cantará clássicos da MPB, como “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga; “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. Com entrada gratuita, o espaço cultural da Nova Imprensa Oficial proporciona um ambiente arejado e agradável, com a vista para o jardim inspirado na obra de Burle Marx. A apresentação acontece de 12h 30 às 13h 30. Criado com o intuito de realizar concertos para divulgar a música coral brasileira, o Prodiz é integrado por Fátima Mendonça, formada em Canto Lírico e Licenciatura em Música pelo Conservatório de Música de Niterói; Carol Carvalho, graduada em Canto Lírico e Licencianda em Música pela UFRJ; Dudu Louro, tenor e pianista, bacharelando em Composição na Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Rodrigo Loos, que toca baixo e é bacharel em Canto Lírico pela UFRJ. A apresentação faz parte da série de concertos, resultado da parceria entre a Imprensa Oficial e o Programa Aprendiz – Música na Escola, da Secretária de Cultura de Niterói/FAN e da Secretaria de Educação de Niterói. O “Concertos na Imprensa Oficial” é realizado toda última quarta-feira do mês, na Sala de Cultura Leila Diniz.
Imagem: ioerj.com.br

POR DENTRO DO CRYSTAL PALACE: TECNOLOGIA

Isabel Swan continua mostrando o funcionamento do Crystal Palace, centro de treinamento da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. O assunto agora é como funciona a tecnologia de toda a equipe no local.
Vídeo: www.youtube.com

EDUCAÇÃO EQUIVOCADA NOS ESTADOS UNIDOS, NO BRASIL E NO MUNDO

Segundo educadora a educação voltada para o mercado de trabalho não promove mudanças reais na sociedade. 

Especialistas das universidades de Harvard e Stanford concluíram um estudo que comprova o declínio do ensino fundamental americano. A preocupação é que a crise educacional venha refletir no mercado de trabalho, com a falta de mão de obra especializada. 
O Brasil também passa por uma longa crise na educação. Em uma entrevista para o jornal Folha Dirigida*, foi perguntado à educadora e estudiosa dos ensinamentos de Jiddu Krishnamurti, Eny Junqueira (foto), quais seriam os maiores problemas da educação brasileira e como Krishnamurti os enfrentaria. Ela respondeu: “Enquanto estivermos buscando soluções específicas para um ou outro país, estaremos lidando na superfície.” Segundo Eny, a raiz do problema é o mesmo, em qualquer lugar do mundo: “O problema não está geograficamente instalado. O problema está no ser humano, em cada um de nós: em nossos medos, nossos preconceitos, nossa violência dissimulada e a corrupção no cérebro humano.” 
A educadora lembrou que nas escolas criadas por Krishnamurti na Índia, na Inglaterra e nos Estados Unidos, apesar das realidades sociais e culturais diferentes, o foco era o mesmo: o autoconhecimento. “Em todas elas, o trabalho vai muito além das disciplinas regulares para focar, com muita ênfase, a mente humana e seus condicionamentos. Essa é a verdadeira educação: universal e, por isso mesmo, revolucionária.” 
Para Eny, a educação convencional é incompleta: “A educação voltada para a questão técnica e para as necessidades do mercado é equivocada e, por isso, incapaz de promover as mudanças necessárias na sociedade. Assim, continuaremos convivendo com o medo, com a insegurança, com a violência, com as guerras ...”. 
“A quem interessa investir em uma nova maneira de educar, que desperta a inteligência da criança, que leva o jovem a se perguntar: qual a verdadeira finalidade do viver? Por que vivemos, lutamos e porque existem guerras e discórdia permanente entre os homens?” indagou. 
Sobre o Brasil, ela questiona: “Por que este país, com todas as possibilidades que lhe foram dadas, convive com tantos problemas? Por que neste país, não importa se com dinheiro público ou particular, não se promove a abertura dessas escolas, com essa nova abordagem educacional?” questionou Eny. 
*De 16 de junho de 2005

segunda-feira, 23 de julho de 2012

POR DENTRO DO CRYSTAL PALACE: OLHO NA COZINHA

Em mais um Se Liga Nessa, ainda no Crystal Palace, o centro de treinamentos da delegação brasileira, Isabel Swan conversa com a brasileira Roberta Sudbrack, chef de cozinha internacional, que será a responsável pela alimentação dos atletas brasileiros nessa reta final de preparação e durante os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
Vídeo: www.youtube.com

POR DENTRO DO CRYSTAL PALACE: MUSCULAÇÃO

Isabel Swan, em mais um Se Liga Nessa, visitou o Crystal Palace, local de musculação usado pela delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, e conversou um pouco com um médico do COB. Já estou curioso para saber qual será o assunto interessante que ela trará no próximo programa. A bela velejadora está mostrando muita competência também no Jornalismo. Continua assim, Isabel!!! 
Vídeo: www.youtube.com

COOPERATIVISMO - CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE

Pesquisa de niteroiense conclui: O Brasil tem a menor cooperatividade se comparado com economias do mesmo porte 

Neste ano em que se comemora o Ano Internacional do Cooperativismo, o niteroiense pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa, Júlio Aurélio Vianna Lopes, teve seu livro “Cooperativismo Contemporâneo: Caminho para a Sustentabilidade” distribuído na Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20. Com o apoio da ONU ele levantou os dados sobre o cooperativismo, em 94 países do mundo. 
Para o pesquisador, as cooperativas sociais podem ser a solução para indivíduos em desvantagem social. Segundo ele, nos países com maiores índices econômicos, sociais e ambientais as cooperativas são fortes: a Finlândia lidera o grupo, seguida de Holanda, Noruega, Suíça, Dinamarca, Suécia, Singapura, Japão, Canadá, Coréia do Sul, Áustria, Nova Zelândia e Austrália. Ele afirma que “nestes países há cooperativas até para produção de energia, sobretudo as renováveis.” 
“Apesar de ser um povo conhecidamente solidário, o brasileiro pouco tem de cooperativismo, considerado como uma das principais saídas para o tão pretendido desenvolvimento sustentável”, alerta o pesquisador. 
Os cinco anos de pesquisa do cientista político levaram a conclusão de que o Brasil, por falta de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, tem a menor cooperatividade se comparado com economias do mesmo porte. “Infelizmente, o Brasil se situou como o de menor cooperatividade (menos de 5% da população), superado até pela Argentina (23,5%), lamentou. O trabalho constatou que nos últimos dez anos, as cooperativas dobraram no país sendo a maioria nos ramos de consumo e de crédito, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. “As cooperativas de reciclagem existem em praticamente todo o território nacional, mas têm origem na miséria”, resume Júlio Aurélio. 
O livro foi editado pela SESCOOP/RJ – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – e inclui as teorias, a história e as políticas implementadas pelos governos. Ele está à disposição das cooperativas, instituições dos segmentos envolvidos, como economia solidária e população em geral. Interessados devem entrar em contato com a SESCOOP (Avenida Presidente Vargas, 583, Sala 1.204 - Tel.: (21) 2232-0133).
Imagem: cdlvca.com

domingo, 22 de julho de 2012

TIAGO CAMILO ARRUMA AS MALAS PARA LONDRES

A velejadora e jornalista Isabel Swan entrevistou o judoca brasileiro Tiago Camilo, na entrevista de estreia do Se Liga Nessa Embratel - Londres-2012, que cobrirá os bastidores dos Jogos Olímpicos de Londres. Na entrevista, ele conta um pouco sobre o seu início como judoca, como ele faz em relação ao contato com familiares nessa época da mais importante competição esportiva mundial... 
Vídeo: www.youtube.com

sábado, 21 de julho de 2012

NITERÓI: VOCAÇÃO TURÍSTICA?

Tendo em vista os eventos que ocorrerão no Rio, Niterói oferece curso de idiomas a profissionais da cidade, fala em ampliar leitos para turistas, mas ainda não cogita solução para grandes problemas. 
Niterói está entre os 182 destinos turísticos recomendados pelo Ministério do Turismo para visitação durante a Copa do Mundo de 2014. 
Preocupados em melhorar a comunicação entre trabalhadores e visitantes, a Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo) e o Sesi-RJ (Serviço Social da Indústria) firmaram uma parceria e estão promovendo cursos de inglês e espanhol para profissionais que lidam diretamente com turistas. Das primeiras turmas, 94 participantes já receberam o certificado de conclusão do curso básico. Outra preocupação da prefeitura é a de como fazer para aumentar o número de leitos para os viajantes e estimular a permanência dos turistas na cidade. 
No entanto a população indaga como Niterói resolverá outras questões como: o trânsito caótico; o carente sistema público de saúde; as condições dos monumentos e das calçadas e praças quase abandonadas; como serão tratadas as lagoas e as praias internas e oceânicas, hoje ameaçadas? 
Com todas essas situações pendentes como falar em vocação turística? Uma pergunta que certamente vai ficar para o próximo governo responder à população que paga o maior IPTU per capita do estado. 
Na imagem: Fortaleza de Santa Cruz
Imagem: Rafael Sardenberg

sexta-feira, 20 de julho de 2012

VACINAÇÃO PNEUMOCÓCICA X LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

Desde a introdução da vacinação em massa como instrumento para reduzir a morbidade e a mortalidade por determinadas doenças infecciosas na população geral, sempre houve bastante receio na comunidade médica em imunizar aqueles indivíduos com doenças reumáticas autoimunes, destacando-se aqui o lúpus eritematoso sistêmico (LES). Tal postura defensiva ancorava-se na falta de estudos controlados demonstrando a eficácia imunológica e a segurança da imunização nesta população de pacientes mais vulneráveis à aquisição e complicação das doenças causadas por patógenos comuns. Entretanto, desde o primeiro ensaio clínico realizado em 1979 envolvendo pacientes com LES imunizados com a vacina pneumocócica polissacarídica 14-valente, todos os trabalhos confirmaram a segurança deste imunobiológico e também uma produção subsequente de anticorpos anti-pneumocócicos semelhante ou levemente inferior à observada na população controle de pessoas hígidas. Vale ressaltar que a maioria dos participantes destas pesquisas apresentavam atividade do LES ausente ou leve, isto é, sem alto grau de imunossupressão terapêutica. Aprendemos a partir de estudos com outras doenças reumáticas autoimunes, notadamente artrite reumatóide e espondiloartrites, que medicamentos como metotrexato e o biológico rituximabe reduziram a resposta primária de anticorpos nestes indivíduos imunizados com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente, assim como o uso de corticóide oral esteve relacionado com uma pior resposta imunológica em indivíduos com doença reumática autoimune juvenil (início antes dos 16 anos de idade) imunizados com a vacina anti-influenza (gripe). Desse modo, recomenda-se atualmente que todos aqueles com LES sejam imunizados com a vacina pneumocócica 23-valente, preferencialmente com doença estável e antes de iniciar as medicações imunomoduladoras. 
Dr. Rodrigo Poubel Vieira de Rezende 
Reumatologista - Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia 
Consultório: 2613-5469/ 2613-2184 - www.rodrigopoubel.com.br
Imagem: corposaun.com

quinta-feira, 19 de julho de 2012

SE LIGA NESSA

Os Jogos Olímpicos de Londres estão chegando. A velejadora e jornalista brasileira Isabel Swan está em Londres, e cobrirá no programa "Se Liga Nessa" os bastidores do maior evento do esporte mundial, diretamente do local dos acontecimentos. A capital inglesa será a casa do esporte do próximo dia 27 até 12 de agosto. Vamos acompanhar com ela. 
Vídeo: www.youtube.com

RECITAL DE BANDAS NO CAMPO DE SÃO BENTO

Com um recital das bandas da Fundação Souza Marques e Henrique Lage (CETEP- BARRETO) o Maestro Affonso Gonçalves Reis, considerado o mestre das Bandas de música no Brasil, será homenageado no dia 22 de julho, às 10:30, na pista de patinação do Campo de São Bento (na foto). O evento é uma promoção da academia Fluminense de Letras em parceria com a Secretaria de Cultura e Fundação de Arte de Niterói. Mestre Affonso era natural de Ponte Nova (MG) porém se afirmava niteroiense de coração. Iniciou suas atividades musicais numa orquestra familiar. Ainda criança aprendeu a tocar saxofone e bombardino. Assumiu a Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa em 1948 onde permaneceu por 59 anos. A história de Mestre Affonso confunde-se com a da Banda e da Escola. Pelas mãos do Mestre passaram jovens que hoje integram outras bandas civis e militares ou que fizeram carreira solo. A banda apresentou-se várias vezes em programas de rádio e fez participações especiais em novelas de época da Rede Globo. Além disso, quatro LP’s foram gravados pela banda, sob a regência de Mestre Affonso. Os diversos títulos da Banda e as homenagens recebidas por Mestre Affonso traduzem muito mais do que o esforço em desempenhar sua profissão. São verdadeiras demonstrações de amor e dedicação integral à música. 
Imagem: Rafael Sardenberg

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CONVÊNIO ENTRE A CHOPERIA ICARAÍ GRILL E O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE NITERÓI

Foi firmado um convênio entre a Choperia Icaraí Grill e o Sindicato dos Bancários de Niterói e Região. O restaurante oferece desconto de 10% de segunda a sexta-feira e de 15% aos sábados aos filiados ao Sindicato e seus dependentes, em suas instalações da Rua da Conceição, 204 /206, no Centro de Niterói, e na Rua Cel. Moreira César, 19, em Icaraí. Assinaram pela Choperia Icaraí Grill Nelson Vieira Rangel, e pelo Sindicato dos Bancários, Waldemiro Baptista.
Centro: 2613-0694 / 2704-5816
Icaraí: 2704-3930
Na imagem: Nelson Vieira Rangel, da Choperia Icaraí Grill, e Waldemiro Baptista, do Sindicato dos Bancários
Imagem: montagem por Rafael Sardenberg

terça-feira, 17 de julho de 2012

SEGURANÇA DIGITAL SERÁ TEMA DE DEBATE NA OAB-NITERÓI

O Departamento de Eventos e Cultura da OAB Niterói promoverá a palestra “Privacidade e segurança digital – Como proteger suas informações” no dia 18 de julho, às 18 horas, no auditório da entidade. O palestrante será Bruno Kopschitz Praxedes, que é tecnólogo de redes de computadores, pós-graduado em segurança de redes de computadores, com Certificado Information Security Foundation (ISO/IEC 27002). Durante a palestra serão abordados os seguintes tópicos: vírus em celulares, grampos e escutas telefônicas, vírus de computadores, falsos e-mails, proteção dos seus dados (o que é e para que serve a criptografia), cuidados com senhas, e espionagem. 
Imagem: profissionaisti.com.br

segunda-feira, 16 de julho de 2012

CINE CRIANÇAS - ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI


COLETE: A APOSTA DO INVERNO 2012

O inverno chegou! Ah... o inverno... Apesar da estação aqui no Rio de Janeiro não ser tão fria quanto em outros lugares do Brasil é, sem dúvida, a mais elegante. Nela podemos abusar de acessórios sensacionais que tornarão o nosso visual incrível!!
E neste inverno a peça curinga será o colete feminino. Ele já esteve presente no outono-inverno de 2010 e agora volta com força total em 2012. É o acessório perfeito que complementa o look e cria um visual moderno e urbano valorizando o brilho, o jeans e a combinação com acessórios, como é o caso dos colares. 
Vários modelos estão disponíveis no mercado. Você pode optar por um modelo de colete feminino tradicional ou por um casaquinho de malha ou tricot, em infinitos tipos de modelagens. Eles podem ser usados tanto em ocasiões formais quanto nas informais, dando um acabamento especial na roupa escolhida. 
Para não errar na produção aposte na combinação colete e camisetas – de malha ou regatas – que promete fazer sucesso e inovar as tendências de sobreposição de peças. Complete o visual com shorts ou minissaias. 
Combine também o look para a noite combinado com coletes brilhosos – como aplicação de paetês ou cristais – a sobreposição com vestidos fica divina. O colete estampado é ideal para contrastar com roupas clássicas ou looks monocromáticos. 
Além da sua imensa versatilidade e possibilidade de uso, o colete feminino ainda ajuda a afinar a silhueta, disfarçar seios fartos e ressaltar a cintura. 
E aí? Pronta para o inverno? 
Giselle Sardenberg 
Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida 
Corsi de Vetrinistica – Accademia Italiana de Arte, Moda e Design / Florença – Itália 
Imagem: todaperfeita.com.br

sábado, 14 de julho de 2012

CURSO INTENSIVO DE FRANCÊS NA ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI


DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL - UM TOQUE SUAVE

Por estimular a circulação sanguínea e a eliminação de líquidos, a drenagem linfática tem ganhado cada vez mais adeptos no tratamento de edemas pós-cirúrgicos, celulite, edemas gestacionais, pré-menstrual, insuficiência venosa e linfática, alívio do estresse, relaxamento e bem-estar, entre outros. 
Responsável por filtrar impurezas no sangue, a linfa percorre nosso corpo através dos vasos linfáticos. Quaisquer obstruções nesta circulação vão impactar no adequado descarte destas impurezas, que se acumulam nos tecidos causando inchaços que se apresentam na forma de celulites e edemas decorrentes de intervenções cirúrgicas. 
A técnica de ativação do sistema linfático, caracterizado por sua fragilidade, consiste em suaves movimentos manuais em repetições lentas e ritmadas que promovem o direcionamento dos líquidos acumulados, sendo devolvidos ao sangue, o que auxilia na eliminação de toxinas pelo corpo. Executada com pressões precisas e suaves, a técnica é totalmente indolor e não invasiva, proporcionando bem-estar e relaxamento. 
Segundo o CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), a drenagem linfática deverá ser sempre executada por fisioterapeutas. O profissional fisioterapeuta trata o indivíduo de forma global, analisando desde distúrbios posturais a hábitos e atividades diários, e não apenas o comprometimento estético de forma pontual. Dra. Claire Machado (Fisioterapeuta) 
Expressão do Corpo - Estúdio de Pilates 
Rua Lopes Trovão, 52 - sala 704 – Icaraí - Niterói 
Tels.: 3701-1816 / 8482-4731

quarta-feira, 11 de julho de 2012

PÉS: TODO CUIDADO É POUCO

Quando falamos sobre cuidado com os pés, na maioria das vezes, pensamos apenas na higiene e na estética. A primeira preocupação é deixá-los bonitos nas sandálias de verão: uma boa manicure, os esmaltes da moda. Ao comprar sapatos observamos primeiro a beleza, sem nos preocuparmos se é o calçado adequado aos nossos pés. Calçados inadequados podem causar incômodos como calos ou unhas encravadas que, muitas vezes, se transformam em problemas anatômicos e estruturais mais sérios. Marcelo Ferreira de Almeida é fisioterapeuta há 18 anos, com formação em Palmilha Postural Termomoldada. Essas palmilhas foram criadas na Europa com base em um novo conceito dentro da fisioterapia: a Podoposturologia, ciência que estuda a influência da biomecânica dos pés no equilíbrio postural. 
No extenso currículo do fisioterapeuta ainda constam: Sohier, Ginástica Holística, Osteopatia, Cyriax, Mulligan, Maitland, McKenzie, Estabilização Vertebral Dinâmica, Escola da Coluna, Escola de Postura, RPG e fisioterapia desportiva. 
Marcelo Ferreira, que atuou nos jogos Sul-Americanos de 2002 pelo COB e também nos jogos Pan-Americanos de 2007 explica como prevenir ou corrigir problemas de pisada. 

Para a prevenção ou no tratamento, palmilhas neles! 
Segundo Leonardo Da Vinci o pé é uma peça de engenharia e uma obra de arte, devido à sua multifuncionalidade, que permite apoio, equilíbrio, impulsão, absorção de impactos e manutenção da postura. 
Não há uma boa postura estática sem uma boa base de apoio. A região plantar é composta por vários mecanorreceptores, que analisam a mobilidade das diferentes partes do corpo, sendo essenciais para o controle postural. 
A utilização de palmilha postural promove tanto a prevenção quanto o tratamento da postura em pé. Ela visa a reduzir o valor de pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. Eu costumo comparar o pé com as pilastras de uma casa e se essas não forem bem feitas a casa estará comprometida, ou seja, quando não cair, surgirão várias rachaduras nas paredes. Os pés, como as pilastras, são a base do corpo humano, então quando há algum problema de pisada, poderá surgir dor a nível do pé, tornozelo, joelho, quadril, sacro-ilíaca, lombar, dorsal, cervical, ombro e, até, na articulação temporomandibular (ATM). 
A palmilha postural termomoldada é oferecida nos modelos: fina, tradicional e soft (para pés diabéticos). Há também a palmilha esportiva para caminhada, corrida, apresentando na sua confecção, materiais que absorvem o impacto e outros que promovem a propulsão da marcha. A estimulação é realizada por vários tipos de peças (elementos) que são pontuais, provocando o bem-estar do indivíduo. 
Marcelo Ferreira de Almeida - fisioterapeuta 
Rua Otávio Carneiro 100/1101 - Icaraí - Niterói – Tel. 8559-1207 
Atendimento: segundas, quartas e sextas-feiras das 07 às 18 horas 

Imagem: salgadosaude.com.br

terça-feira, 10 de julho de 2012

10 ANOS DO IFEC


Nesta terça-feira, na Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói, aconteceu a solenidade de 10 anos do Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (IFEC), presidido pelo professor Raymundo Nery Stelling Junior.
No local foi instalada uma exposição de painéis de fotos apresentando a trajetória do Instituto em sua primeira década de existência.
No evento, jornalistas que apoiam e divulgam às iniciativas da entidade foram homenageados, com a entrega de diploma. Entre os homenageados, o jornalista Rafael Sardenberg, representando o jornal EI! Entretenimento e Informação.
Personalidades importantes da imprensa e do meio educacional e cultural da cidade fizeram-se presentes.  
Imagem: Rafael Sardenberg

10 ANOS DO IFEC (2)

Nery Stelling entrega diploma ao jornalista Rafael Sardenberg - jornal EI! Entretenimento e Informação pelo apoio e ajuda na divulgação dos projetos desenvolvidos pelo instituto.
Imagem: ML Sardenberg

10 ANOS DO IFEC (3)

O presidente do IFEC entrega diploma ao jornalista Maurício Figueiredo pelo trabalho no jornal Agência Repórter Digital.
Imagem: Rafael Sardenberg

10 ANOS DO IFEC (4)

O presidente do IFEC, Nery Stelling, entrega diploma pela valiosa contribuição na promoção da cidadania à jornalista Sônia Góes.
Imagem: Rafael Sardenberg

10 ANOS DO IFEC (5)

O presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zagger, com a jornalista Claudia Cataldi.
Imagem: Rafael Sardenberg

COLÔNIA DE FÉRIAS: ALEGRIA E SUSTENTABILIDADE

Pegando uma carona no Rio + 20 a academia Tio Sam de Camboinhas promove sua Colônia de Férias com o tema Planeta Sustentável, para crianças com idade de dois a 12 anos de idade. As atividades estarão voltadas para a discussão da sustentabilidade e recursos naturais, levando a meninada a entender que com pequenas atitudes no seu dia a dia, ela pode contribuir para a saúde do Planeta.
Da escovação dos dentes sem desperdício de água à utilização de papéis reciclados nos trabalhos e desenhos, as atividades irão ajudar a entender a maneira correta de se relacionar com a natureza. Como transformar materiais que normalmente são vistos como lixo, em brinquedos ou objetos interessantes será ensinado nas ecoatividades. Plantar e acompanhar o crescimento da semente também faz parte da programação.
A coordenadora Márcia Pietoso diz que será uma colônia bastante recreativa com gincanas de caça ao lixinho, dança, teatrinho, contação de histórias sobre a fauna e a flora brasileira e brincadeiras como amarelinha, jogo da velha, elástico e pular corda. “Valorizamos o ato de brincar, mas também queremos mostrar a esta geração a importância de se mudar hábitos todos os dias para, com consumo consciente, preservar a vida na Terra. Este tema estará presente até mesmo na oficina de culinária em que vamos ensiná-los a fazer sanduíches naturais e saladas de frutas, entre outras delícias. Queremos que aprendam brincando o que é ecologia, reciclagem, como respeitar e preservar a natureza”, conclui. 
No encerramento, as crianças vão construir um grande painel com mensagens e desenhos sobre o que desejam para termos um planeta melhor para viver. Ele será entregue ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e fazer um show de talentos com temas sobre meio ambiente. 
A colônia de férias Planeta Sustentável acontece de 16 a 27 de julho, das 13h15 às 17h, de segunda a sexta-feira e as inscrições já estão abertas. A academia Tio Sam fica na R. Professor Florestan Fernandes, 1625 Camboinhas, Niterói (Tel: 3184-9100). Os preços vão de R$ 40 (diária) a R$ 230 (período completo).
Imagem: sabetudo.net

DESCONTOS EM ROUPAS INFANTIS - HORA DE RENOVAR O GUARDA-ROUPA DAS CRIANÇAS

Criança cresce rápido e perde roupa na mesma velocidade. Renovar o guarda roupa da meninada é necessidade quase constante. Por isso é importante que as mães estejam atentas às liquidações e promoções que acontecem na cidade.
Na hora de comprar roupas infantis é bom lembrar que a criança precisa ter os movimentos livres para correr e brincar. Tecidos como o malha, moletom e o soft são boas opções. Conjuntos de calça, blusa e casaco, que pode ser retirado se a temperatura subir, não pode faltar no vestuário dos pequeninos.
Em Niterói, a Boomerang Kids, está oferecendo descontos de 20% a 30% nas roupas durante o mês de julho. A Boomerang atende ao público de 0 a 6 anos e tem na loja modelos das mais importantes confecções do país e nas cores que agradam às crianças. 
A Boomerang fica em Icaraí, na Rua Mem de Sá, número 19 / loja 102. 
Vale a pena conferir. 
Imagem: not1.xpg.com.br

segunda-feira, 9 de julho de 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO SARRIÁ 82 NO GUSTO CAFÉ

Na noite desta segunda-feira, aconteceu, no Gusto Café, dentro do Glia Cultura e Aprendizagem, na Rua Nilo Peçanha, 142, no Ingá, o lançamento do livro "Sarriá 82, O que faltou ao futebol-arte?", sobre a seleção brasileira de 1982, tida inclusive por muitos especialistas em futebol como a melhor equipe canarinho de todas as Copas, mas eliminada nas quartas-de-final para a Itália, após uma derrota por 3 X 2, com três gols do atacante italiano Paolo Rossi. O livro tem autoria de Gustavo Roman e Renato Zanata e contou com patrocínio do Grupo MPE. Para os amantes do futebol, a leitura certamente vale a pena.
Na imagem: um dos autores do livro, Gustavo Roman, ladeado pelas sócias do Gusto Café, Bruna Seixas e Julia Mayer 
Imagem: Rafael Sardenberg