sexta-feira, 12 de abril de 2013

RIO E SÃO PAULO: ORQUÍDEAS EMBELEZAM AS CIDADES

Ipanema – um empresário lança a moda 
Em 2004, os empresários do comércio de rua de Ipanema, preocupados com a chegada de um grande shopping próximo ao bairro, criaram estratégias para enfrentar esse desafio. Os 22 quarteirões nos quais se encontram hotéis, restaurantes, galerias de arte, lojas de grife, joalherias, livrarias, cabeleireiros e o comércio chique do bairro ficaram conhecidos como Quadrilátero do Charme. 
Três anos depois, o diretor da associação comercial Quadrilátero do Charme, Bruno Pereira, pensou em uma tática para chamar atenção para o local: ele contou 350 árvores no bairro que poderiam receber até seis orquídeas cada e estimulou os moradores a prender as plantas nos troncos. Quando chegou a primavera daquele ano, 2.100 orquídeas, ainda sem flor, podiam ser vistas nas ruas de Ipanema. 
No início, a iniciativa enfrentou dificuldades, com muitas plantas morrendo ou sendo roubadas, mas isso não impediu que as orquídeas passassem a fazer parte do bairro. Atualmente, moradores, lojistas e zeladores de prédios continuam colaborando para que aquela área conte cada vez mais com a beleza daquela espécie tão variada de planta. 
São Paulo: plantas recolhidas do lixo enfeitam via importante 
São Paulo também já deu exemplo com relação ao plantio de orquídeas em árvores na via pública: um advogado, um engenheiro agrônomo e uma paisagista iniciaram o trabalho que deixou uma bela marca em uma das mais importantes vias da capital paulista. Voluntariamente, eles passaram a recolher do lixo mudas de orquídeas e prendê-las em canteiros da Avenida Nove de Julho, eixo de ligação entre o Centro e a a região sudoeste da cidade. 
Inicialmente, eles solicitaram a vizinhos e conhecidos que coletassem orquídeas descartadas. Algum tempo depois, passaram a receber algumas doações de empresas de flores e, com a ajuda da mídia, inspiraram muitas outras pessoas, entre elas o segurança Paulo Barros, que amarrou várias orquídeas nas árvores próximas ao seu local de trabalho. Em Niterói... 
O restaurante Verdanna Grill, na Praia de Charitas, amarrou orquídeas nas árvores de sua calçada, exemplo que poderia ser seguido por outros estabelecimentos e condomínios da cidade. Uma contribuição para que Niterói se torne ainda mais bonita.

Imagem: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário