segunda-feira, 8 de abril de 2013

CULINÁRIA POR HELÔ ABREU

Menu Completo: para você surpreender em seu jantar completo: sofisticado, gostoso e barato!!! Escrevo uma sugestão de entrada, prato principal e a sobremesa.


ENTRADA
Bolinhos de Tilápia 
1- Comece por lavar e colocar para ferver batatas em água co sal. Deixe-as macias, porém firmes. Se quiser, e eu prefiro e faço assim, furo-as com um garfo em vários lugares, forro uma forma com papel manteiga, rego levemente com azeite e levo por 30/35 minutos em forno a 180ºC. Assim elas ficam bem mais sequinhas e temos um resultado bem melhor, mas de qualquer jeito, amacie e amasse as batatas transformando-as em um purê. 
2- Tempere os filets de tilápia (também encontrado com o nome de Saint Peter) com sal e pimenta do reino e frite-os e azeite por 2 a 3 minutos de cada lado (retire com uma espátula porque fica muito quebradiço). Coloque em um bowl (vasilha) e desfie, deixando pequenos pedaços. 
3- Nesse azeite que ficou na frigideira, coloque uma cebola picadinha e amacie-a, sem deixar dourar muito. Após isso, coloque-a no bowl junto ao peixe. Junte as batatas, salsinha bem picadinha, duas colheres de farinha de trigo e dois ovos bem batidos e aerados. 
4- Tempere tudo com sal e pimenta do reino. 
5- Com uma colher de metal, misture tudo com delicadeza. Coloque um prato, uma tampa ou um filme plástico e deixe descansar de vinte a trinta minutos. 
6- Em uma panela coloque óleo vegetal limpo. Deixe esquentar até 180ºC (não tem termômetro? Não tem problema. Sabe como você faz? Deixe em fogo alto mais ou menos 4 minutos e com um palito longo, daqueles que usamos pra fazer espetinhos churrasco, e coloque no centro. Se estiver quente, rodeando ele irá borbulhar). 
7- Pegue duas colheres de sopa e uma vasilha pequena com água. Molhe as colheres e sacuda para retirar água. 
8- Com uma delas, pegue uma porção do preparado e com a outra alise e molde. Use essa outra colher para empurrar com delicadeza a “quenelle” que se formou em direção ao óleo. Não jogue, deite delicadamente sobre o óleo, assim não espirra e nem desmancha a quenelle. 
9- Doure um lado e, com a escumadeira, vire e doure o outro lado. 
10- Assim que estiverem os dois lados douradinhos, retire e coloque na grade ou no papel absorvente para escorrer o excesso de óleo. 
11- Sirva quente acompanhado de um molhinho de limão (limão, azeite, sal e pimenta do reino) ou um molhinho de pimenta (azeite, pimenta vermelha bem picadinha, umas gotas de molho de pimenta e sal.) 
12- Podemos usar outros peixes de carne branca e firme caso não encontremos a tilápia. Se quiser baratear a receita, use Merluza. 
PRATO PRINCIPAL
Mousse Salgado de Limão Siciliano com Escalopes Suínos e Tomates Secos. 
Uma ótima opção para acompanhar as carnes suínas é a mousse salgada de limão siciliano. 1- Mousse salgado de limão siciliano se faz colocando em uma panela no banho-maria (sem deixar a tigela em que estão os ingredientes tocar na água que está fervendo embaixo dela) com um ovo intero e uma gema, o caldo de um limão, 30 gramas de manteiga, uma colherinha de café de açúcar e um pouco de sal. 
2- Bata com o fuet até encorpar, sempre cuidando para que a temperatura não ultrapasse os 55º ou vai ser uma omelete de limão. 
3- Prepare os escalopes temperando com uma hora de antecedência com sal e pimenta do reino moída na hora. Cubra e deixe na geladeira. 
4- Na hora de fritar, esquente bem a frigideira e ponha os escalopes sem nenhuma adição de óleo (a frigideira tem que ser de Teflon para ajudar a não grudar a carne). 
5- Deixe selar por um minuto e vire, deixando mais um minuto para selar o outro lado. Baixe o fogo para médio e deixe dois minutos de cada lado. Desligue o fogo e coloque um pouco de manteiga e uma gotas de limão siciliano (sem exageros, apenas umas gotinhas para saborizar a manteiga e consequentemente a carne). 
6- Deixe descansar por volta de 3 minutos na própria frigideira e sirva. 
7- O Tomate seco você pode comprar, mas nada se compara ao feito em casa e é tão simples de fazer. 
8- Lave os tomates e corte-os ao meio. 
9- Coloque em uma forma e regue com azeite, polvilhe sal e pimenta do reino (se quiser) e por cima deixe uns raminhos de alecrim e tomilho. 
10- Leve ao forno mais baixo possível, de preferência coloque o cabo da colher de pau entre a porta e o fogão para que a temperatura fique em torno de uns 100ºC. 
11- Deixe por uma hora a uma hora e dez minutos. 
12- Retire e deixe esfriar. 
13- Regue com azeite e experimente o sal. 
14- Se fizer em quantidade e quiser guardar, coloque os tomates dentro de um pote esterilizado e cubra-os com azeite até a borda. Eles se manterão bem por uns dez dias. 
15- Monte o prato colocando uma porção da mousse de limão acompanhada dos tomates secos. Tudo guarnecendo os escalopes suínos. 
Simples de fazer, sofisticado, saboroso e eficiente.   
SOBREMESA
Esponja de Chocolate 
1- Use dois ovos inteiros e mais duas gemas. 
2- Coloque duas colheres de sopa cheias de açúcar e bata até virar um creme. 
3- Derreta 150 gramas de chocolate meio-amargo e 100 gramas de manteiga. Misture ao creme que fez com os ovos. 
4- Acrescente duas colheres de sopa de farinha e uma colher se sobremesa de fermento químico (peneire juntos sobre o preparo). Mexa apenas para misturar bem, mas evite trabalhar muito tempo a farinha. 
5- Unte forminhas com manteiga e polvilhe chocolate em pó. 
6- Coloque nas forminha até a metade, pois crescem muito. 
7- Coloque no forno pré-aquecido 180ºC por 8 minutos. 
8- Desenforme morno. Pronto. 
9- Acompanhe com Chantilly ou faça uma calda de frutas.

Imagens: cedidas por Helô Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário