sábado, 12 de janeiro de 2013

PURIFIQUE O AR DA SUA CASA COM PLANTAS

É comum assistir em horários comercias na televisão donas de casa ‘purificando’ o ar da casa com produtos em spray. Mas será que é isso o que acontece? 
Está comprovado que em ambientes fechados a existência de substâncias químicas voláteis poluidoras pode ser até 10 vezes maior que no ar externo. 
Isto se deve aos inúmeros elementos com os quais convivemos: tintas e vernizes, produtos de limpeza, fumaça de cigarro, inseticidas, purificadores de ar, sprays de cabelo, perfumes, entre outras ameaças que liberam benzeno, formaldeídos, tolueno e tricloroetileno, todos nocivos à saúde. 
Essa realidade não é diferente nem mesmo nas naves espaciais. Segundo o engenheiro ambiental e ex-pesquisador da Nasa, Bill Wolverton mais de 100 tipos dessas substâncias foram encontradas dentro de naves Skylab. 
Após essa constatação cientistas e pesquisadores da Nasa, liderados por Wolverton, se mobilizaram na busca de soluções para melhorar o ar que os astronautas americanos respiram dentro das cápsulas. 
O trabalho iniciou com a vistoria dos prédios públicos como escritórios, hospitais e creches, pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Neles foram identificados mais de 900 poluentes transportados pelo ar. 
Nos estudos, os pesquisadores identificaram várias plantas de fácil cultivo em locais com pouca luz, cujos filtros naturais são capazes de neutralizar a poluição interna. Entre elas se destacam as palmeiras areca e ráfis, já bastante utilizadas por seu efeito ornamental. No entanto o engenheiro ambiental esclarece que todas as plantas são capazes de remover poluentes do ar. As conclusões do estudo foram resumidas por Wolverton no livro Como Criar Ar Puro. 
Para melhorar a qualidade do ar em casas e escritórios, Wolverton sugere a utilização do maior número de plantas que um determinado espaço permita ou uma para cada 9,30m². O pesquisador recomenda que as plantas sejam cultivadas por meio da hidrocultura e afirma que aquelas que adaptam a esse sistema desenvolvem-se bem e livres de doenças ou insetos provenientes da terra. 

Outros cuidados para melhorar a qualidade do ar em ambiente fechado
Abrir janelas para o ar circular pelo menos durante 10 minutos por dia. Sempre que possível, substituir produtos de limpeza mais forte pelo vinagre branco que limpa e não causa danos à saúde. Manter bicos de gás sob rígido controle, filtros de ar condicionado limpos e ambientes sem fumantes.

Fonte: Jornal EI!
Imagem: nosmulheres.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário