terça-feira, 29 de janeiro de 2013

KRISHNAMURTI E A VIDA RELIGIOSA

“A bênção estará onde estivermos” 
Em uma de suas palestras em Bombaim, Índia, no ano de 1985, Jiddu Krishnamurti iniciou a investigação dizendo: “Sempre que há desordem em nossa vida, criamos uma autoridade; somos responsáveis pela autoridade e existem pessoas prontas a aceitar essa autoridade”. Durante cerca de uma hora, ele abordou temas como o medo psicológico e a necessidade de segurança: “Queremos depender do poder, de pessoas, de nossa experiência, do conhecimento. Nunca nos libertamos da dependência, do medo”. 
Ele apontou que o medo e a insegurança fazem com que o homem busque a segurança nos rituais e nos Deuses: “... se usarem a lógica, a razão e o bom senso perceberão como acumulam superstições – e nada disso, obviamente, é religião. Será que podem descartar tudo isso para descobrir a essência da religião, qual é a mente, o cérebro, capaz de viver religiosamente?”, indagou. 
Ao fim da investigação ele afirmou: “Botar uma tanga, tornar-se pedinte ou entrar para um mosteiro, nada disso é vida religiosa. A vida religiosa começa quando cessa o conflito, quando existe amor. Podemos amar uma pessoa (esposa ou marido), mas aquele amor é para todos os seres humanos, não se destina a uma só pessoa, não é restritivo. Portanto, se empenharem coração, mente e cérebro haverá algo que transcende o tempo. E aí estará a bênção - não nos templos, nas igrejas nem mesquitas. Essa bênção estará onde estivermos”. 

Quem foi Jiddu Krishnamurti
Jiddu Krishnamurti foi eleito pela revista Time um dos cinco santos do século XX. Seu trabalho, mundialmente reconhecido, está incluído no currículo de 180 universidades da América. 
Nascido na Índia, em 1895, foi educado na Inglaterra, pela Sociedade Teosófica para assumir a Ordem da Estrela, instituição criada para que ele atuasse como o novo Messias. Aos 35 anos, ele dissolveu a organização e devolveu todos os bens que haviam sido colocados à sua disposição, afirmando em discurso público: “Meu único propósito é tornar o homem absoluta e incondicionalmente livre”. 
Como educador fundou escolas em vários países e por mais de 50 anos suas palestras proferidas anualmente na Índia, nos Estados Unidos, na Suíça e na Inglaterra atraíram milhares de pessoas. Seus ensinamentos podem ser encontrados na forma de livros e DVDs.

Fonte: Jornal EI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário