quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

VOLTA AO PASSADO NO CONSULTÓRIO MÉDICO

Assim como as artes, os livros e as revistas também não envelhecem. Por mais antiga que seja a data de publicação há sempre algo para aprender, para se encantar ou relembrar.
Constatei isso hoje, na sala de espera de uma clínica ortopédica onde a revista mais recente datava de novembro de 2007. Isso mesmo. O exemplar, que por sinal está em ótimo estado, já completou sete anos. Comecei a folhear, a princípio meio desanimada.
A manchete na capa  referia-se a Copa de 2014. Passei batida. Corri os olhos pelo índice que destacava a inauguração da Árvore de Natal na Lagoa e outros artigos muito temporais para que eu me interessasse. Até que olhei a página quatorze. Um pequeno texto com o título ‘De Volta aos Anos Dourados’ chamou minha atenção.
Nascida nos anos cinquenta pouco vivenciei, mas muito li, sobre ele. E adoro! Foi nos Anos Dourados que a televisão invadiu as casas brasileiras enquanto o ‘fusca’ rodava pelas ruas. Na música, surgiram os primeiros festivais revelando jovens compositores. Foi o tempo da Jovem Guarda, do Tropicalismo e da Bossa Nova. Nos Anos Dourados também brilhavam os Concursos de Miss. E foi aí que a revista me pegou.
A matéria nem falava sobre os grandes concursos como o de Miss Brasil ou Universo. O assunto era anunciar uma festa que aconteceria no dia 29 de novembro, no Copacabana Palace em comemoração ao centenário de nascimento de um dos fundadores da fábrica de tecidos Bangu, patrocinadora do "Miss Elegante Bangu". Este concurso, segundo a revista, movimentou o ‘high society’ carioca entre 1952 e 1958 e "quase não havia moçoila bem-nascida na cidade que não quisesse participar do evento".
Como não esperei o tanto que imaginava, só deu para ler essa matéria. Mas vi que existem outras bem interessantes. Sei que o assunto que escolhi é fútil. Mas gosto de ler coisas leves quando estou ansiosa. Prefiro os consultórios que oferecem revistas antigas, do que alguns que colocam só revistas médicas nas mesinhas.
Ninguém merece ler sobre doenças quando não está bem.

Texto: MLSardenberg
Imagens: fersole.blogspot.com
revi-vendo.blogspot.com
passarelacultural.blogspot.com
historiadigital.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário