sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

UMA NOVA OPÇÃO DE ENERGIA LIMPA : ENERGIA DOS PÉS



São tantas as opções de energias limpas já existentes que fica complicado explicar por que tantos países continuam investindo nas energias sujas, que põem em risco a vida no Planeta. Temos a energia do sol, dos ventos, das marés... e agora dos pés. Sim, nossos passos geram energia!
E o sistema nem é muito complicado. A energia dos passos é captada por placas de borracha especial instaladas no piso. Cada placa produz cerca de 7 de watts de eletricidade que ficam armazenadas em pequenas baterias podendo ser utilizada em até 72h. A empresa britânica Pavegen é a responsável pela implantação da tecnologia em diversos países do mundo.
Um exemplo é a estação do metrô de Sait-Omer, no norte da França, que está produzindo energia limpa, a partir dos passos dos próprios passageiros.
Por enquanto o experimento está sendo feito com 14 placas, e a energia gerada está sendo usada para alimentar a iluminação de lâmpadas LEDs e as entradas USB gratuita para os usuários recarreguem seus eletrônicos. Mas, se for ampliada, a invenção pode tornar o metrô – e todos os outros locais onde o piso for instalado – autossuficiente em energia (limpa).
No Brasil, um campo de futebol no Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, produz energia a partir dos passos dos jogadores. Sob o gramado foram instaladas 200 placas de energia. A eletricidade gerada pela movimentação dos jogadores é usada para acender os refletores da quadra durante a noite. Muito bom, não é?
Se o sistema dá certo, por que então, não espalhar essa ideia Brasil afora? Que pontos da sua cidade você considera que seria produtivo colocar placas como estas?
Campo de futebol no Morro da Mineira - RJ
Texto: MLSardenberg
Imagem: eunemsabia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário