sexta-feira, 30 de maio de 2014

PREFEITURA DE NITERÓI REALIZA 4º SALÃO DE LEITURA NO CAMINHO NIEMEYER

Conferência com o escritor Marco Lucchesi e show de Nana Caymmi são destaques do fim de semana de abertura 

E mais: Silviano Santiago, Ana Chiara, Antonio Cícero, Aníbal Bragança, Carlos Mônaco, Bruna Fontes, Elaine Guedes, Corujão da Poesia, Barcamundi, Avenida Arte Cartum, Aloysio Castelo de Carvalho e Jorge Ferreira.

O 4º Salão da Leitura de Niterói abre suas portas ao público neste sábado (31/5), às 10h, com apresentação da Orquestra de Cordas da Grota, no Teatro Popular, e a conferência “Mundo, Cidade, Ficção”, com o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi. Ainda no sábado, às 13h, no espaço Encontro com o autor, Lucchesi autografa seu novo livro de traduções "Eu e a Rússia, poemas de Khliebnikov", publicado pela Editora Bem-Te-Vi. Além dos textos do poeta russo, o livro traz uma entrevista de Lucchesi concedida à Zoya Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes — que também colaborou nas traduções do livro — sobre o desafio de traduzir mantendo a essência do texto original, e sobre a relação entre tradutor e língua. 
No Memorial Roberto Silveira, sábado, às 14h, Galeno Amorim ministra a palestra Os livros como caminho para a superação e a transformação. Às 15h, Aníbal Bragança fala sobre Livro e leitura hoje: desafios e oportunidades e relança o livro “Impresso no Brasil - Dois séculos de livros brasileiros” (Edunesp). Às 16h, é a vez de Silviano Santiago em diálogo literário com Ana Chiara. No domingo, às 11h, Drago Stambuk apresenta o livro Céu no poço. Antonio Cícero, às 15h, faz palestra com o tema A fala e o silêncio da poesia. E, às 17h, acontece a mesa-redonda Livrarias e livreiros de Niterói, com Carlos Mônaco, Antônio Gomes, José Cícero e Adroaldo Peixoto, além do relançamento do livro “Livraria Ideal, do cordel à bibliofilia”, de Aníbal Bragança (Edusp). 
No auditório da Casa do Conhecimento, os debates sobre os 50 anos do golpe militar — Tempo de relembrar, Momentos para não esquecer — se iniciam às 18h, com mesa-redonda em que estarão presentes Aloysio Castelo de Carvalho e Jorge Ferreira. Também haverá sessão de autógrafos do livro “A rede da democracia – O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil na queda do governo Goulart, de Aloysio Castelo de Carvalho (Nitpress). 
Também na Casa do Conhecimento acontece, paralelamente, o Cine Leitura, com sessões de exibição das séries para crianças Avenida Art Cartum e Animações Infanto-Juvenis, em diferentes horários. Entre os documentários, o Cine Leitura exibe no sábado, às 15h30m, O dia em que o Brasil esteve aqui de Caíto Ortiz e João Dornelas. E às 16h45m, O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares. No domingo, nos mesmos horários, a mostra trará Heleno, de José Henrique Fonseca, e Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle. 
No sábado, 15h, o espetáculo Café-concerto Reviver Paris abre a temporada de poesia do Café Paris, no Bistrô do Teatro Popular, onde haverá, às 19h, um bate-papo com os participantes do Clube de Leitura Icaraí , e às 20h, o Sarau Poético do Café Paris Corujão da Poesia - Universo da Leitura. A programação segue domingo com a Oficina Sensibilização Poética, às 11h; bate-papo com a jovem escritora Bruna Fontes, que autografará seu livro "La la land: o sonho americano” (Publiki), às 15h, e fecha o fim de semana com o Sarau Poético do Café Paris Festival de Rap e Cultura de São Gonçalo, às 20h. 
Para as crianças, o fim de semana no 4º Salão da Leitura traz uma agenda com brincadeiras, rodas de leitura, contação de histórias e outras atrações, nos espaços Trilhas da Leitura, Bibliotecas Populares, Ana Maria Machado, Educação em Leitura, Telecentro e Cine Leitura. Para quem gosta de música, o 4º Salão da Leitura de Niterói traz uma programação de alto nível em dois espaços: o Teatro Popular e o Deck Caymmi. 
No sábado, às 17h30, a Banda Barcamundi apresenta no Deck Caymmi, um show com composições e arranjos próprios marcados pelo diálogo entre os instrumentos de cordas e jogos vocais. Bateria e percussão comandam e o grupo transita por ritmos e sonoridades musicais como o rock, MPB, folk, pop e indie. No domingo, às 16h, a cantora Elaine Guedes, acompanhada do tecladista Kiko Continentino, apresenta o show “Quem é essa mulher?”, com músicas de Chico Buarque que abordam temas femininos. 
Também no domingo, às 18h, o Teatro Popular será palco do show “Nana Caymmi”. A cantora mostrará um repertório com sucessos da MPB e dedicará um bloco especial do espetáculo aos 100 anos do pai, o compositor Dorival Caymmi, que é homenageado pelo evento. 
Toda a programação do Salão da Leitura de Niterói é gratuita, mas para algumas atrações será necessário pegar senha antecipadamente. Confira a programação e veja as novidades no site: www.salaodaleituradeniteroi.com.br 
Acesse a fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/salaodaleitura 

Serviço: 4º Salão da Leitura de Niterói 
De 31 de maio a 8 de junho de 2014 
Caminho Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Niterói, RJ) 
Sábados e domingos, das 10h às 22h; de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h 
Entrada franca.

Imagem: www.educacaoniteroi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário