segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ESCOLAS SUSTENTÁVEIS - EM RESPEITO E PROTEÇÃO À NATUREZA

Em tempo de férias, quando muitos prédios escolares são reformados, considero interessante lembrar que as escolas, principalmente as públicas, deveriam ser exemplo de respeito e proteção à natureza. 
Uma escola voltada para o futuro precisa funcionar dentro dos novos padrões de sustentabilidade. E isso não é tão complicado assim. Na construção de escolas novas ou nas reformas das que já existem a captação de água de chuva; sistema para reutilização da água e o uso de energia solar deveriam estar incluídos no projeto. Isso falando minimamente. Nada ensina melhor do que a vivência. Em uma escola que faz capitação da água de chuva e tratamento da água utilizada para reuso, os alunos vão entender melhor a situação da água potável no Planeta. Da mesma forma, o uso de painéis solares vai levá-los a compreender as implicações das fontes de energias utilizadas no país: as hidroelétricas que inundam extensões imensas de terra, interferindo nos ecossistemas; as termoelétricas, que utilizam combustíveis fósseis e emitem gases de efeito estufa na atmosfera, em quantidades consideráveis; e as nucleares que colocam a população em risco de vazamento radioativo. Construir escolas inteligentes deveria ser prioridade dos governos, como forma de conscientizar os alunos sobre o consumo correto da água e a necessidade de buscar novas fontes energéticas renováveis para a preservação do meio ambiente. E no Brasil as possibilidades são imensas. E por que isso não é feito? 
Este seria o questionamento que, por certo, os estudantes dessas escolas fariam. 
Será que nossos governantes querem responder a esse tipo de pergunta? 
É possível 
Em 1930 o filósofo Krishnamurti estabeleceu uma escola no Vale do Rishi, ao sul da Índia, uma região árida e coberta de rochas. 
A metodologia da escola seguia os princípios de liberdade interior, bondade e responsabilidade com o meio ambiente já difundida pelo seu fundador numa época em que pouco ou nada era tratado sobre esse assunto. 
Através de processos simples e inteligentes de irrigação e armazenamento de água, a região da escola foi totalmente reflorestada, com a ajuda das comunidades da redondeza e dos alunos. 
Em julho de 1991, Rishi Vale foi declarado santuário de pássaros. Em 2008, o governo Andhra Pradesh declarou Rishi Valley e seus arredores uma "Zona Especial de Desenvolvimento", com a missão de "proteger e conservar seu ambiente rico e diversificado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário