segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

IMPORTÂNCIA DAS GRANDES ÁRVORES

Hoje levei a minha máquina fotográfica comigo, durante a caminhada. Algumas árvores de rua chamaram minha atenção. Aliás, adoro fotografar árvores e flores. Os troncos brancos e esbeltos... os galhos  esparramando beleza contra o céu azul. Lindas. Lindas e imprescindíveis nas áreas urbanas. Imprescindíveis e cada vez mais raras.
Ao chegar em casa, conferindo os meus e-mails, deparei com um do Greenpeace. Foi aí que percebi: nada é por acaso. Não foi à toa que as árvores chamaram a minha atenção: elas queriam ilustrar essa importante mensagem, que transcrevo para vocês.
IMPORTÂNCIA DAS GRANDES ÁRVORES
Você sabia que as árvores grandes e antigas têm um papel importantíssimo para ajudar a regular a quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera?
Até agora, os pesquisadores achavam que só as jovens florestas capturavam carbono, enquanto as mais antigas apenas armazenavam.
Mas um artigo publicado na revista Nature, prestigiada publicação do meio acadêmico, demonstrou que as florestas primárias, mais antigas, também capturam esse carbono. Além de serem ricas em biodiversidade e fornecerem serviços essenciais para o ecossistema, as florestas armazenam aproximadamente 300 bilhões de toneladas de carbono – cerca de 30 vezes o montante anual de emissões causadas pela queima de combustíveis fosseis.
O problema é que, quando elas são degradadas ou destruídas, o carbono é liberado na atmosfera. Para piorar, grande parte do desmatamento ocorre em florestas primárias, que contêm essas árvores mais antigas.
Daí a importância de lutar para acabar com o desmatamento. O Greenpeace já está em campanha pelo Desmatamento Zero. Você também pode nos ajudar!
Se você já assinou pelo Desmatamento Zero, compartilhe o site da campanha com seus amigos. Vamos impedir a destruição de nossas florestas.
Abraços, Danicley de Aguiar Coordenador da campanha Amazônia Greenpeace Brasil
Imagens: MLSardenberg
Texto: MLSardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário