sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

OS FOGOS DE ARTIFÍCIO E O MEIO AMBIENTE

É sabido que os estrondos dos fogos de artifício provocam um grande transtorno nos animais domésticos, principalmente os cães e gatos. Se esses bichinhos sofrem os impactos do barulho, o que acontece com as espécies que vivem na Natureza? Qual é o impacto dos fogos de artifício no meio ambiente? 
Segundo www.greennation.com.br, uma celebração pirotécnica espalha milhares de partículas de dióxido de carbono (CO2) no ar aumentando as emissões para a atmosfera; liberara estrôncio, uma perigosa substância tóxica; pode provocar incêndios; a poluição sonora chega ao limiar da dor; assusta aves e outros animais que mudam os seus comportamentos provocando, por vezes, a migração. 
Em 2011, a morte em massa de pássaros no Estado do Arkansas (Estados Unidos) na virada do ano levou os biólogos, após pesquisa, a acreditarem que o estresse causado pelos fogos do Ano-Novo pode ter causado a morte das aves. No Estado da Louisianna, supostamente pela mesma causa, cerca de 500 passarinhos morreram, sem que nenhuma análise detectasse sinais de infecções ou doença contagiosa. 
Na cidade sueca de Falköping 50 gralhas apareceram mortas após uma celebração com fogos. As autoridades do país informaram que as aves morreram devido a hemorragias internas provocadas por “trauma físico extremo”. 
No Brasil, em 2011, milhares de peixes apareceram mortos no Paraná em local próximo a uma exibição de fogos de artifício. No Pará, em 2012, depois da Festa de Nazaré, aconteceu o mesmo com bando de periquitos. 
Por certo nós, humanos, também somos afetados pelo forte barulho. Mas estamos tão insensíveis às mensagens do nosso corpo que nem nos damos conta disso. Mas os bebês, assim como os bichinhos, devem sentir esse impacto... 
Em qualquer comemoração, em nome de uma falsa alegria e paz, o ser humano desrespeita a natureza, esquecendo-se de que a permanência da vida na Terra, inclusive a humana, depende do equilíbrio do Planeta. 
Os novos anos que teremos (ou nã0) pela frente exigem uma nova postura de profundo respeito à biodiversidade que só os homens não praticam. 
Imagem: obomdaboa.blogspot.com - modificada por ML Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário