domingo, 26 de janeiro de 2014

COMO DEVE SER A ESCOLA IDEAL?

 A pergunta “Como deve ser a escola ideal?’ que me foi feita não é fácil de ser respondida. Pelo menos para mim. Primeiro tenho que me questionar: Ideal para quem: para os pais, para a criança, para a sociedade, para o país ou para o mundo?
O conceito de ‘ideal’ pode variar de pessoa para pessoa, de sociedade para sociedade... Como também o conceito de uma ‘boa escola’ pode variar de acordo com o interesse de cada um. E tem mais: uma escola pode ser ‘excelente’ para um para um tipo de criança e ser péssima para outra.
Para os pais que trabalham fora e têm pouco tempo para deixar o filho na escola a melhor acaba sendo a que fica mais perto de casa, ou do trabalho. Essa é a prioridade; o resto é detalhe. É provável que uma família religiosa escolha uma de seu credo. Muitos podem preferir uma escola laica. Entre os pais de adolescentes o mais comum é matricularem seus filhos em uma instituição que esteja na lista das que melhor preparam os alunos para vestibulares e concursos. Preparar bem para uma carreira é importante. Mas, isso é tudo?
Para o educador Jiddu Krishnamurti esse tipo de educação torna os alunos pouco reflexivos e não auxilia na descoberta da vocação individual. Em 1948, ele afirmou: “Simplesmente encher a cabeça da criança com um monte de informação e fazê-lo passar exames, é a forma menos inteligente de educar...”.
Com o objetivo de oferecer uma nova educação Krishnamurti fundou escolas na Índia, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Segundo ele. “O direcionamento dessas escolas é o de preparar a criança, com a maior competência tecnológica, para que ela possa atuar com clareza e eficiência no mundo moderno e, o mais importante, criar um ambiente adequado para ela se desenvolver como um ser humano total”. Aos professores de suas escolas ele questionava: “Que tipo de pessoas esses alunos serão ao serem devolvidos aos seus pais? Seres realmente sábios, ou apenas com conhecimentos acumulados?”
Esta é a pergunta que cada pai deve se fazer ao matricular seus filhos na escola.

Texto: Maria Lucia Sardenberg
Imagens: www.krishnamurtiaustralia.org          
                www.brockwood.org.uk
                my.opera.com
Krishamurti com alunos da Oak Grove School - Ojai - Califórnia

Estudantes no jardim da escola Brokwood Park, na Inglaterra
              
Krishnamurti investigando com estudantes de uma das escolas indianas










Nenhum comentário:

Postar um comentário