sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PENDOTIBA VAI ÀS RUAS CONTRA VIOLÊNCIA

Ocorrências não param de crescer e faltam providências em Niterói 

Moradores, comerciantes e empresários de Pendotiba, Niterói, fazem nova manifestação para protestar contra a violência e cobrar das autoridades mais segurança. Na próxima sexta feira, dia 8/11, eles vão se concentrar na Câmara de Vereadores, onde haverá audiência pública a partir das 17h. Do lado de fora, denunciarão o descaso da Prefeitura e do Governo do Estado. “A única política aceitável é a de tolerância zero com o crime. Todos sabem que existem bandos de criminosos ocupando território nas comunidades de Niterói e São Gonçalo. Enquanto esses criminosos não forem presos, a região não terá paz. É inconcebível que o Estado com todo aparato que tem, não consiga prender esses criminosos. Em caráter definitivo, Pendotiba necessita de um plano de segurança permanente do 12º BPM. Só assim o trabalho terá continuidade”, destaca Bruno Rizzo, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim América. 
No mês passado, um idoso de 78 anos foi morto ao reagir a assalto ao sítio em que morava. A população já fez diversas passeatas e agora espalhas faixas e out doors para denunciar o problema. A principal reivindicação é a criação de uma companhia Independente da PM para a região, juntamente com um planejamento de segurança que seja executado independentemente da rotatividade dos comandantes do 12o BPM. “Não existe segurança sem a presença da polícia e ela precisa melhorar o atendimento, tanto na comunicação, como na eficiência e pronta resposta, além de combater internamente a corrupção”, ressalta Philip Glass, morador de Pendotiba e amigo de uma das vítimas brutalmente assassinadas.
Considerado bucólico e tranquilo até dois anos atrás, o bairro onde vivem 49 mil pessoas vem sofrendo com assaltos, sequestros, roubos e furtos. Tanto a pedestres quanto a casas e lojas, a qualquer hora do dia. As ocorrências não param de crescer e atingem níveis alarmantes. Segundo o Instituto de Segurança Pública, o número de assaltos a pedestres e roubos a residências e comércio aumentou 57% em relação ao ano passado. Já o número de roubo a carros cresceu 134%, ou seja, mais do que dobrou em um ano. 
A onda de violência atinge o mercado imobiliário da cidade e está desvalorizando os imóveis em cerca de 30% na região de Pendotiba (Badu, Jardim América, Maria Paula, Matapaca e Vila Progresso), segundo estimativa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ). Por causa dos assaltos, vários imóveis estão à venda. E os moradores, indo embora. “A situação está inaceitável. Bandidos assaltam até nas vizinhanças do DPO da Polícia Militar. E até o ex-comandante do batalhão admitiu que o efetivo é insuficiente”, resume Camila, uma das fundadoras do grupo AME PENDOTIBA. O batalhão já teve 1800 policiais. Hoje, tem cerca de 400 para atender Niterói, São Gonçalo e Maricá.
Imagem: ofluminense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário