sábado, 30 de novembro de 2013

QUER UM CÉREBRO RENOVADO? ESTEJA SEMPRE ATENTO AO QUE FAZ

Conforme envelhecemos nossas atividades tendem a ser feitas de forma mecânica. Por isso é comum esquecermos as ações que executamos pouco tempo depois. 
Muitos livros já foram escritos sobre o assunto e muitos são os exercícios indicados para manter o cérebro ativo e renovado. 
Estudiosos afirmam que o bombardeio de estímulos que o cérebro recebe todos os dias, não é o suficiente para ativar novas áreas cerebrais. Eles sugerem fazer as coisas de um modo diferente do usual como, por exemplo: vestir-se no escuro, um destro escovar os dentes com a mão esquerda e um canhoto dedicar-se a utilizar a mão direita. 
Mas precisa ficar claro que essas atitudes, quando executadas de forma desatenta, pouco resolverão. 
Só em estado de atenção o cérebro se manterá desperto e vivo. 
Imagem: cultiveganja.blogspot.com

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MORRE UM DOS MAIORES JOGADORES DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO

Um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro morreu, aos 88 anos, na última quarta-feira. Trata-se do ex-lateral-esquerdo Nilton Santos, que defendeu por toda a sua vida um único clube, o Botafogo, de 1948 a 1964. Ele, que enfrentava uma longa luta contra o Mal de Alzheimer, foi vítima de uma infecção pulmonar.
Nilton Santos, que foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira (1958 e 1962), disputou ainda as Copas de 1950 e 1954, pela Seleção Brasileira. Ele fez parte da melhor equipe do Botafogo de todos os tempos, ao lado de jogadores como Didi, Amarildo, Garrincha, Quarentinha, o maior artilheiro da história do alvinegro da Estrela Solitária, e Zagallo.
Imagem: wikipedia.org

terça-feira, 26 de novembro de 2013

EXPOSIÇÃO NA ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI APRESENTA A EXPOSIÇÃO: 
“IMPULSO” DE CÉSAR RIBEIRO. 
INAUGURAÇÃO: 28 de novembro, às 19h.

Alcançar os olhos e a alma são tarefas que conseguem ser atingidas bem discretamente, de uma maneira quase que informal. Um trabalho silencioso, simples, mas tão gostoso de curtir quanto um pôr do sol num fim de tarde em uma praia deserta. 
Algumas coisas na vida são para simplesmente serem sentidas. Sem maiores explicações. Esta mostra exibe simplesmente trabalhos abstratos cuja técnica utiliza tinta acrílica sobre papel canson tamanho A3. Foram usados como ferramentas, para o nascimento das obras, espátulas, pinceis de diversos tipos, esponjas, pentes, todos visando a provocar efeitos visuais ora mais texturizados, ora mais aguados. Em outros momentos (em alguns trabalhos), ganharam a simpática e conveniente companhia do pastel, tudo isso colaborando na gestação dessa “família” originada de tinta, papel e criatividade. 
Foi priorizado o gestual em detrimento do laborioso trabalho reflexivo, exatamente por permitir travar um diálogo mais ameno e atraente aos olhos do observador com um cabedal artístico mais modesto. Nem por isso se perdeu potencial criativo nas obras exibidas na exposição. 
Abertura: 
28 de novembro, às 19h. 
Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói 
Rua Lopes Trovão, 52 – 2º andar – Icaraí
Telefones para informações: (21) 2710-9619/2610-3966 
Dias e horários de visitação: Segunda até sexta: 8h30-20h30 / Sábado: 8h30-12h 
Entrada gratuita sujeita a lotação 
VISITAÇÃO: até 14 de dezembro de 2013.
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

NITERÓI MAIS HUMANA REALIZA ENTREGA DE LEITE EM PÓ

Durante o OUTUBRO ROSA, a Niterói Mais Humana realizou e participou de várias ações desenvolvidas na cidade voltadas para a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, dentre elas, a Caminhada "Avon Contra o Câncer de Mama", realizada no dia 26/10 pela Avon em parceria com a Niterói Mais Humana, o Shopping Bay Market, a ADAMA, as Drogarias Tamoio, o Projeto Gugu, Academia Fórmula, UNIMED, Chocolate Brasil Cacau e a ANDEF. 
Esta ação mobilizou a sociedade de todos os pontos da cidade que, durante a inscrição no posto montado no Shopping Bay Market, trocou uma lata de leite em pó pelo kit de participação com camisa e boné. Foram contabilizadas mais de 2000 latas de leite em pó de 400g. O leite arrecadado foi acima do esperado o que possibilitou ampliar o número de instituições beneficiadas. 
A Niterói Mais Humana ficou responsável em mapear essas instituições e desde o início do mês vem entregando a doação. Até o momento já foram beneficiadas 17 instituições, dentre elas, APAE, APADA, LBV, Pró-Criança, Creche Comunitária Minha Querência, Associação Casa do Oleiro, Orfanato Santo Antônio dentre outras que realizam um trabalho exitoso na cidade e que ainda não ganharam o reconhecimento da sociedade. 
Nesta semana, a Niterói Mais Humana concluirá a entrega totalizando 20 instituições filantrópicas contempladas com a entrega do leite. 
Imagem: cedida pela Niterói Mais Humana

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ELIMINATÓRIAS DA COPA-2014

TRINTA E UMA EQUIPES JÁ ESTÃO CLASSIFICADAS

Das trinta e duas equipes que disputarão a Copa-2014, no Brasil, trinta e uma já estão classificadas: Brasil (país-sede), Argentina, Colômbia, Chile e Equador (América do Sul), Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegóvina, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Croácia e Grécia (Europa, as quatro últimas na repescagem), Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México (América do Norte, Central e Caribe, a última na Repescagem Mundial contra a Nova Zelândia), Camarões, Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Argélia (África) e Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália (Ásia). A última vaga sairá dos confrontos da Repescagem Mundial entre Uruguai e Jordânia (vitória uruguaia por 5 X 0 na partida de ida, em Montevidéu).
O sorteio dos grupos da Copa será realizado no dia 6 de dezembro, em um hotel na Costa do Sauípe, na Bahia.
Acompanhem aqui as notícias sobre a Copa-2014.
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.com

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CINE CLUB ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

Ciné-club Jean Vigo: Todas as últimas segundas-feiras do mês às 19h / entrada gratuita sujeita a lotação / filmes com legenda em português 
25 de novembro
Les Amants réguliers / Amantes constantes (França 2004). De Philippe Garrel. Drama-romance.Em preto e branco. 178’. 
Sinopse 
François tem 20 anos em Maio de 1968, tempo de revoltas estudantis em França. Os dias, as noites de Maio em Paris. Há cargas policiais sobre as barricadas construídas pelos jovens. É aí que pela primeira vez se cruza com Lilie, muito bela. Perseguido nos telhados, é encurralado, mas consegue escapar às malhas da polícia de choque. De manhã, sente que viveu uma guerra civil. François e seus amigos estão no apartamento de Antoine, rapaz burguês muito rico, herdeiro do pai que morreu muito novo. François escreve, é um poeta não publicado, com os seus amigos, artistas e estudantes. São uma dezena, têm entre 20 e 25 anos: fumar haxixe, a descoberta do ópio, mudar a vida, as festas, as miúdas... Lilie reaparece uma noite. O desejo de revolução é forte. Mais forte ainda o amor que vai nascer entre François e Lilie. Maio de 69 - Paris, a Europa, a juventude, tentações e perigos, tudo se mexeu muito, ou demasiado rápido. A vida de um grupo o seu fim - a revolução que se apaga... E o primeiro grande amor a morrer... * Leão de prata na Mostra de Veneza * * Melhor Direção e Melhor Fotografia no Festival de Veneza 2005 * 
LOCAL: 
Aliança Francesa de Niterói 
Rua Lopes Trovão, 52 
Icaraí 2610-3966
Entrada gratuita sujeita a lotação
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PROJETO SAÚDE ITINERANTE DA OAB-NITERÓI ESTARÁ NO DIA 19 NO FÓRUM ESTADUAL

A OAB-Niterói programou para o dia 19 de novembro mais uma edição do projeto “Saúde Itinerante”. Com a parceria da Caarj, estará no fórum estadual verificando, gratuitamente, o nível de glicose, pressão arterial e colesterol dos advogados, das 10h às 17h. 
Tendo como proposta cuidar da saúde dos advogados, o plantão do “Saúde Itinerante” percorre os fóruns da cidade a cada 15 dias e já caminha para 7 mil atendimentos em 15 meses de atuação e tem servido de modelo para diversas seccionais e subseções do País.  
Além da Caarj, a entidade conta, em outros plantões, com a parceria da Secretaria Municipal de Niterói. Para o que projeto possa ser ampliado e estendido às faculdades de Direito, a OAB de Niterói vai firmar parcerias com os hospitais do Exercito e da PM e a Escola de Enfermagem da UFF.
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.com

terça-feira, 12 de novembro de 2013

CRIANÇAS QUE NÃO SABEM COMPARTILHAR

A forma de viver atual contribui para esse aprendizado? 

Muitos pais ficam irritados quando seus filhos fazem birra para não compartilhar o brinquedo com irmãos e amiguinhos. Se a criança está na faixa entre um e três anos, essa atitude é compreensível, pois ela ainda está preocupada com suas próprias necessidades e desejos. É a orientação familiar que pode levar a criança a perceber que o outro também é importante. 
Está provado que saber administrar a escassez na infância é fundamental para desenvolver o necessário espírito de luta na vida adulta. Mas a forma de viver atual contribui para esse aprendizado? 
A geração nascida em meados do século XX é oriunda de famílias com um maior número de filhos. As casas brasileiras, em sua maioria, possuíam um só banheiro. Os irmãos dividiam brinquedos, livros e o quarto. Quando muito, em famílias mais abastadas, as meninas ocupavam um e os meninos outro. 
Tendo que driblar as ‘dificuldades’ a criança aprendia a argumentar, discutir, e até mesmo brigar, pelo que considerava justo. Quando a palavra não convencia, rolava cascudos, chutes na canela, apelidos e tudo mais. 
Já as gerações mais novas estão vivendo de forma diferente. Com famílias cada vez menores, os bebês já nascem com quartos decorados só para eles. As crianças ganham, muito cedo, sua própria televisão, seu celular, seu computador. Estudos apontam que crianças que crescem sendo atendidas em seus desejos muito rapidamente, não valorizam o que recebem e não aprendem a fazer trocas afetivas. 
Depois de enraizado, fica difícil lidar com o sentimento de posse. Por isso a família deve criar oportunidades para que as crianças, desde pequenas, aprendam a arte de compartilhar. 
Imagens: emporto.com.br 
                  babyblogbr.com.br

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

EM SÃO FIDÉLIS A PONTE CONTINUA INTERDITADA

HÁ NOVE MESES ENGENHEIRO ALEGOU ATRASO A ‘SURPRESAS’ 

A bela ponte metálica, um dos cartões de visita da cidade de São Fidélis, continua interditada. A obra, que começou em junho de 2011, estava prevista para terminar em cinco meses e, portanto, em novembro do mesmo ano. Passados dois anos e cinco meses, pedestres e ciclistas continuam dividindo, perigosamente, uma pista improvisada na ponte nova, construída para veículos motorizados. Em 16 de fevereiro deste ano, em entrevista ao RJ Inter TV, o engenheiro responsável pela fiscalização da obra alegou que algumas ‘surpresas’ causaram o atraso. Uma coisa não me convenceu na fala do engenheiro. Antes de iniciar qualquer obra é preciso fazer um estudo minucioso de toda estrutura a ser reformada. Então, como podem a tubulação de água e os cabos de eletricidade e comunicação que, certamente, estão lá muito antes da reforma, podem ser considerados surpresa? O engenheiro também afirmou à repórter que, em quatro meses, a obra estaria pronta. Ele errou feio nos cálculos. Passados nove meses da entrevista, a população continua se arriscando para atravessar o Rio Paraíba. Uma pena. A cidade de São Fidélis tem um enorme potencial turístico. Mas é preciso que o governo municipal invista neste setor. Cuidar do patrimônio cultural e natural da cidade é indispensável. A ponte metálica reformada e iluminada seria um belo cartão postal para atrair os turistas. Um calendário turístico anual com festivais, eventos esportivos e ecológicos acontecendo nos meses de temperatura amena poderia contribuir para o crescimento sustentável da cidade. É só uma questão de vontade política.
Imagem: Maria Lucia Sardenberg

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PARCERIA NITERÓI MAIS HUMANA E ADAMA CADA VEZ MAIS FORTE

Durante o OUTUBRO ROSA , a Niterói Mais Humana realizou e participou de várias ações desenvolvidas na cidade voltadas para a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama. 
A Caminhada "Avon Contra o Câncer de Mama", realizada no dia 26/10, mobilizou a sociedade que, durante sua inscrição no posto montado no Shopping Bay Market, trocou uma lata de leite em pó pelo kit de participação com camisa e boné. Foram contabilizadas 2.267 unidades doadas entre latas e sachês de leite em pó de 400g. O leite arrecadado será doado para dez instituições filantrópicas da cidade mapeadas pela Niterói Mais Humana. Nesta sexta-feira, dia 08/11, a instituição começará a entrega nas seguintes instituições: Associação das Damas de Caridade de São Vicente de Paulo, Associação de Assistência Social Coração de Jesus, Grupo Espírita Messe de Amor (GEMA) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (APADA). 
Na próxima semana, daremos continuidade à entrega da doação de leite. 
A parceria entre a ADAMA e a Niterói Mais Humana está cada vez mais fortalecida. No último dia 5, a Niterói Mais Humana entregou, na Casa Maria de Magdala, 119 embalagens (latas e sachês) do leite em pó que foi arrecadado através do Show Beneficente "AMIGAS DA VIDA" realizado pela ADAMA (Associação dos Amigos da Mama) na AMF, no dia 29/10.
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.com

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MÊS DO FILME DOCUMENTÁRIO - ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

O Mês do Filme documentário permite descobrir uma diversidade de obras que testemunham de um cuidado especifico para a escritura cinematográfica para apoiar as ideias. 
Eventos: mais de 3 000 projeções de 1 700 filmes no mundo inteiro. Realce de filmes documentários raros ou inéditos, homenagem a realizadores, descobertas de jovens talentos, “avant-premières”, encontros e debates com temáticas, exposições, concertos… 
EM NITERÓI, NA ALIANÇA FRANCESA. 
11 até 16 de novembro 
11/11 às 17h CINCO CÂMERAS QUEBRADAS Cinq câmeras brisées (França, Holanda, Israel, Territórios Palestinos Ocupados 2011). De Emad Bornat, Guy Davidi. Documentário em cores/94’. 
12/11 às 10h OS INVISÍVEIS Les Invisibles (França, 2012). De Sébastien Lifshitz. Documentário em cores. Duração 90’. 
13/11 às 19h NÓS, PRINCESAS DE CLEVES, Nous, Princesses de Cléves (França, 2011). De Régis Sauder. Documentário em cores. Duração 69’. 
14/11 às 15h VAMOS TODOS PARA LARZAC: O NASCIMENTO DA LUTA ECOLOGICA / Tous au Larzac! (França 2011). De Christian Rouaud. Documentário em cores/118’. 
16/11 às 10h OS FILHOS DO VENTO, Les Fils du Vent (França, 2012). De Bruno Le Jean. Documentário em cores. Duração 96’. 
LOCAL: Midiateca - Aliança Francesa de Niterói 
Rua Lopes Trovão, 52 
Icaraí – 2610-3966 
Entrada gratuita. 
http://www.moisdudoc.com/ 

Sinopses 

Cinco Câmeras Quebradas / Five broken cameras (França, Holanda, Israel, Territórios Palestinos Ocupados 2011). De Emad Bornat, Guy Davidi. Documentário em cores/94’. 
Em 2005, uma pequena cidade na Cisjordânia foi dividida por um muro, construído pelo governo israelense. Com o argumento oficial de proteger um povoado das redondezas, eles prepararam o terreno para a tomada de posse de 150 mil judeus israelenses. Mas o agricultor Emad, morador da região, decidiu armar-se de uma câmera e de formas pacíficas de protesto para tentar conservar suas terras. 

Os Invisíveis / Les Invisibles (França 2012). De Sébastien Lifshitz. Documentário em cores/90’. 
Nascidos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, seis franceses contam suas histórias pessoais, vividas em diferentes partes do país ao longo de quase todo o século XX. Embora sejam pessoas comuns, seus relatos refletem as transformações da sociedade nas últimas seis décadas. Sem que tenham optado por uma vida extraordinária, os casais Yann e Pierre, Bernard e Jacques e Catherine e Elisabeth foram desbravadores apenas por terem vivido numa época em que homossexuais eram totalmente discriminados pela sociedade. 

Nós, Princesas de Cleves / Nous, Princesses de Clèves (França 2011). De Régis Sauder. Documentário em cores/69’. 
A ação tem origem em 1558, no reino de Henri II. A senhorita de Chartres, que mais tarde se tornaria princesa de Cleves ao se casar, encontra o Duc de Nemours. Nasce entre eles um amor louco que sua mãe pedirá que renuncie. Hoje, em Marselha, as alunas do colégio Diderot partem da história da Princesa de Cleves para falarem de si mesmas. Trata-se de um retrato da época das primeiras escolhas e renúncias. 

Vamos Todos para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica / Tous au Larzac! (França 2011). De Christian Rouaud. Documentário em cores/118’. 
Em 1971, o governo francês anunciou o alargamento de um campo de treino militar no Larzac, um planalto rural do sudoeste, com a expulsão de centenas de pequenos agricultores. As lutas pelo direito à terra e por um mundo desmilitarizado levaram a que milhares de pessoas se juntassem em manifestações, acampamentos, confrontos com a polícia ou marchas em tractor até Paris. Tous au Larzac conta a história desta incrível luta mítica que durou dez anos. 

OS FILHOS DO VENTO / Les Fils du Vent (França 2012). De Bruno Le Jean . Documentário em cores/96’. 
Eles se chamam Angelo Debarre, Moreno, Ninine Garcia e Tchavolo Schmitt. Eles são guitarristas e ciganos que tocam e perpetuam a música de Django Reinhardt. Eles cultivam também um certo senso de humor, de amizade e uma forma bem particular de levarem a vida. Penetrando sobre a ponta dos pés em seus acampamentos, suas caravanas e seus apartamentos, descobre-se entre notas e palavras, uma comunidade que preserva um modo de vida autêntico e singular. Um gosto pela diferença onde, apesar das dificuldades, o que importa ficar é o prazer de tocar.
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PENDOTIBA VAI ÀS RUAS CONTRA VIOLÊNCIA

Ocorrências não param de crescer e faltam providências em Niterói 

Moradores, comerciantes e empresários de Pendotiba, Niterói, fazem nova manifestação para protestar contra a violência e cobrar das autoridades mais segurança. Na próxima sexta feira, dia 8/11, eles vão se concentrar na Câmara de Vereadores, onde haverá audiência pública a partir das 17h. Do lado de fora, denunciarão o descaso da Prefeitura e do Governo do Estado. “A única política aceitável é a de tolerância zero com o crime. Todos sabem que existem bandos de criminosos ocupando território nas comunidades de Niterói e São Gonçalo. Enquanto esses criminosos não forem presos, a região não terá paz. É inconcebível que o Estado com todo aparato que tem, não consiga prender esses criminosos. Em caráter definitivo, Pendotiba necessita de um plano de segurança permanente do 12º BPM. Só assim o trabalho terá continuidade”, destaca Bruno Rizzo, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim América. 
No mês passado, um idoso de 78 anos foi morto ao reagir a assalto ao sítio em que morava. A população já fez diversas passeatas e agora espalhas faixas e out doors para denunciar o problema. A principal reivindicação é a criação de uma companhia Independente da PM para a região, juntamente com um planejamento de segurança que seja executado independentemente da rotatividade dos comandantes do 12o BPM. “Não existe segurança sem a presença da polícia e ela precisa melhorar o atendimento, tanto na comunicação, como na eficiência e pronta resposta, além de combater internamente a corrupção”, ressalta Philip Glass, morador de Pendotiba e amigo de uma das vítimas brutalmente assassinadas.
Considerado bucólico e tranquilo até dois anos atrás, o bairro onde vivem 49 mil pessoas vem sofrendo com assaltos, sequestros, roubos e furtos. Tanto a pedestres quanto a casas e lojas, a qualquer hora do dia. As ocorrências não param de crescer e atingem níveis alarmantes. Segundo o Instituto de Segurança Pública, o número de assaltos a pedestres e roubos a residências e comércio aumentou 57% em relação ao ano passado. Já o número de roubo a carros cresceu 134%, ou seja, mais do que dobrou em um ano. 
A onda de violência atinge o mercado imobiliário da cidade e está desvalorizando os imóveis em cerca de 30% na região de Pendotiba (Badu, Jardim América, Maria Paula, Matapaca e Vila Progresso), segundo estimativa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ). Por causa dos assaltos, vários imóveis estão à venda. E os moradores, indo embora. “A situação está inaceitável. Bandidos assaltam até nas vizinhanças do DPO da Polícia Militar. E até o ex-comandante do batalhão admitiu que o efetivo é insuficiente”, resume Camila, uma das fundadoras do grupo AME PENDOTIBA. O batalhão já teve 1800 policiais. Hoje, tem cerca de 400 para atender Niterói, São Gonçalo e Maricá.
Imagem: ofluminense.com.br