Para ajudar brasileiros residentes no Japão, cidadãos da comunidade japonesa no Brasil e funcionários que atuam naquele país, o Banco do Brasil definiu algumas medidas de emergência. Entre elas, a isenção da tarifa de liquidação das remessas enviadas para clientes do banco (pessoas físicas) que estiverem nas províncias atingidas pelos desastres e da tarifa de envio de remessas para os clientes do banco no Japão (pessoas físicas), as quais sejam realizadas por meio de agências do banco no Brasil.
O banco também atua conjuntamente com a embaixada e consulados do Brasil, e com entidades não governamentais, para viabilizar auxílio médico, psicológico e outros, necessários às famílias brasileiras. Ainda disponibilizou as agências no Japão para coleta de alimentos e peças de vestuários, em cooperação com organismos não-governamentais.
Atualmente o Banco do Brasil tem 7 dependências no Japão, sendo 4 agências (Tóquio, Hamamatsu, Nagóia e Gunma) e 3 subagências (Ibaraki, Nagano e Gifu). Todas estão em funcionamento, embora duas delas contingenciadas pelo racionamento de energia. Ao todo são 125 mil clientes, a maior parcela é de brasileiros (88%), mas também contemplam o público latino americano, com destaque para peruanos, bolivianos e argentinos.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: almostjapanese.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário