quarta-feira, 13 de outubro de 2010

UTILIDADE PÚBLICA: DENGUE

É melhor prevenir do que remediar, diz o ditado popular. Na manhã de hoje, na Praça XV, Rio de Janeiro, vários servidores do Corpo de Bombeiros do Governo do Estado distribuíam o folheto educativo “PREVENIR A DENGUE UMA AÇÃO DE TODOS”. Por se tratar de assunto de utilidade pública, resumimos o informado no folheto:
ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A DENGUE
A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedesagegypti, infectado pelo vírus, principalmente no início da manhã e no final da tarde.
O mosquito da dengue se reproduz em recipiente com água parada e exposta, e seus ovos continuam vivos por até um ano. É importante evitar os criadouros de mosquito: a melhor maneira de prevenir a Dengue é impedindo a reprodução do mosquito. Não importa a época do ano, tendo água acumulada, o mosquito se reproduz, aumentando o risco de novas epidemias!
Os sintomas mais comuns da Dengue são febre, fraqueza, dor de cabeça, dor no corpo e por trás dos olhos. Podem aparecer dores nas juntas e manchas vermelhas na pele. A pessoa com suspeita de Dengue deve procurar o serviço de saúde, tomar bastante líquido e não fazer automedicação, evitando o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina, AAS, Melhoral, dentre outros.
Se surgirem vômitos, sangramentos, dores abdominais intensas, pés e mãos frios, lábios roxos, queda de pressão, há possibilidade de ser Dengue Hemorrágica. Neste caso, é necessário o atendimento hospitalar, visando evitar a síndrome do choque, que pode levar à morte.
O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA PREVENIR A DENGUE?
Tem colocado em sacos plásticos fechados os objetos sem utilidade (copos plásticos, potes e outras embalagens) que possam acumular água?
Tem colocado areia até a borda nos pratinhos dos vasos de plantas?
Tem mantido os reservatórios de água (caixa d’água, tonéis, latões, etc.) vedados, sem deixar espaço para o mosquito da Dengue entrar?
Tem fechado ou telado os ralos da área externa da sua casa?
Tem retirado a água acumulada na laje e nas calhas?
Tem guardado virados para baixo, garrafas de vidro ou pet, baldes e vasos de plantas se uso?
Tem lavado com bucha as vasilhas de água para animais domésticos?
Tem dado descarga, uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantido sua tampa fechada?
Tem mantido secos e em local coberto os pneus sem uso?
Tem limpado e tratado com cloro, uma vez por semana, a piscina? Se não estiver sendo usada, cubra-a.
Caso haja espelhos d’água, lagos e cascatas decorativas em seu lugar de moradia, trabalho ou escola, mantenha-os sempre limpos, acrescentando cloro à água. Os mesmos cuidados devem ser tomados com relação ás pisicinas.
Precisamos estar atentos, a dengue pode ser fatal!
Imagem: latestnewsonline.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário