terça-feira, 24 de março de 2015

MIOPIA CRESCE ENTRE OS JOVENS



Estudo aponta que atividades ao ar livre podem evitar a doença.
A miopia é um dos problemas visuais mais frequentes. Ela já atinge 9% da população do planeta, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Um estudo, publicado no periódico médico The Lancet, levanta a hipótese de que crianças que não dispõem de tempo para atividades ao ar livre estão mais propensas a desenvolver miopia.
Essa seria uma das explicações para a miopia desenvolvida por nove entre dez jovens em final do ciclo escolar, nas grandes cidades da Ásia. Os pesquisadores afirmam que elas passam muito tempo em ambientes fechados estudando ou vendo televisão.
Em Cingapura, onde os jovens passam apenas 30minutos ao ar livre, nove entre dez adultos são míopes. Na África, onde o tempo passado em ambiente aberto é muito maior, a miopia não passa de 3% da população.
Entrevistado para o jornal EI! o oftalmologista Álvaro Andreiuolo falou que existem vários estudos nessa área mas que eles carecem de comprovação científica. “Não dá para afirmar que os dados estejam corretos, mas é importante que o tempo de trabalho forçando a vista para ver de perto seja compensado com atividades que trabalhem a visão à distância”.
O médico explica que os olhos são levados a se adaptar às condições que lhe são impostas. “O homem primitivo enxergava muito bem de longe porque precisava ver e abater sua presa à distância. Se usamos nossa visão para ver apenas o que está próximo, ela se adapta a essa situação e vamos perdendo a condição de enxergar objetos mais distantes”, afirma.
Andreiuolo alerta que o tempo ao ar livre não pode ser aproveitado para ler nem usar laptop. “Para preservar a visão à distância, quando estamos ao ar livre devemos aproveitar para exercitar os olhos para observar os objetos que estão ao longe”.
As atividades ao ar livre sempre foram recomendadas para diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida. Agora sabemos que elas também contribuem para prevenir a miopia. Mais um bom motivo para optar pelo lazer em contato com a natureza.
                  leiase.com.br

 

segunda-feira, 23 de março de 2015

CONSUMA FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES E GANHE SAÚDE





O outono chegou e com ele uma nova safra de verduras, legumes e frutas. As novas tecnologias de plantio tornaram possível a oferta desses alimentos durante quase todo o ano. Mas, vale a pena lembrar que as produzidas dentro do seu período natural recebem doses menores de agrotóxicos e fertilizantes, o que as deixam mais saudáveis, mais saborosas e de custo mais baixo.
Consumir, todos os dias, verduras, legumes e frutas faz parte de uma alimentação saudável. O tradicional feijão com arroz, que a maioria dos brasileiros não abre mão, pode ser consumido todos os dias, sempre acompanhado de uma proteína e muitas vitaminas e sais minerais, encontrados nos vegetais. Também é importante variar as espécies. Além de dar um colorido especial no prato, essa prática também garante mais sabor e qualidade à refeição e mais saúde à nossa vida.
Gaste mais na quitanda para gastar menos na farmácia. Veja os benefícios de incluir frutas, verduras e legumes no seu dia a dia.
Abacate - auxilia na prevenção de defeitos congênitos e indicado para inchaços, fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames.
Banana - é importante para a contração dos músculos. Protege contra doenças cardíacas, é benéfica para a digestão, aliviando e restaurando o intestino após a prisão de ventre ou a diarreia e ainda é indicada em casos de azia, gastrite e úlcera.
Figo - ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Contribui na absorção de ferro pelo organismo.
Goiaba - auxilia no combate a infecções e hemorragias; fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco; melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento; regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso; e dá maior resistência física. Auxilia no metabolismo de carboidratos, ajudando no emagrecimento.
Laranja - melhora a imunidade e ajuda a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerígenas. Contém fibras que auxiliam na diminuição dos problemas intestinais, além de dar energia. Também auxilia na produção de colágeno da pele.
Maçã - combate as toxinas e o colesterol; ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente; diminui o risco de problemas cardiovasculares; estimula o fígado e os rins.
Mamão - auxilia no bom funcionamento do aparelho digestivo; acelera o processo de cicatrização, muito utilizado em tratamentos de úlceras; contribui na construção dos músculos, combate a anemia; age como antiinflamatório e combate várias doenças como a diabete, úlcera péptica e gota, e ainda ajuda na prevenção contra o câncer.
Maracujá - funciona como um calmante suave; dá resistência aos vasos sanguíneos; evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes; age contra infecções; evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
Entre os legumes e verduras:
Agrião - importante para a cicatrização, além de colaborar na manutenção de peso e emagrecimento.
Berinjela - preserva o organismo de doenças crônicas não transmissíveis; participa na formação de hemácias; contribui para a formação óssea e dentária; ajuda a reduzir o colesterol.
Beterraba - ajuda na formação de glóbulos vermelhos.
Brócolis - ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue; auxilia no combate ao câncer de pulmão, cólon, mama e próstata; age e contra o envelhecimento; previne danos nos rins e na retina.
Cenoura - melhora a qualidade da pele; ajuda a emagrecer; previne doenças cardiovasculares; reduz o colesterol.
Espinafre - tem importante função no trabalho das células sanguíneas.
Rúcula - reduz o risco de câncer e ataques cardíacos; aumenta a resistência a viroses; auxilia na prevenção da anemia; exerce função especial sobre o funcionamento dos intestinos; atua como antiinflamatório. 
Imagens:
www.isupermarket.com.br
mulher.uol.com.br

sexta-feira, 20 de março de 2015

PALESTRA SOBRE REFORMA POLÍTICA COM DEPUTADO FEDERAL RODRIGO MAIA NA OAB-NITERÓI

A reforma política será tema de palestra do Deputado Federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) na OAB-Niterói, dia 23 de março, a partir das 18 horas, no auditório da instituição.
A iniciativa  é do presidente da  Comissão de Petróleo e Gás, Luiz Meato.
Imagem: blogsdaucam.blogspot.com

EXPOSIÇÃO "SIMÉTRICA" DE CÉSAR RIBEIRO - ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI


VISITAÇÃO: até 19 de abril de 2015

Os trabalhos exibidos nesta mostra mesclam os elementos de Arte com um elemento que
apreendeu o artista ainda no campo da Matemática: a Simetria.
Em Matemática, fala-se em simetria axial – em que os elementos apresentados são simétricos em relação a um eixo, chamado eixo de simetria – e em simetria central – em que os elementos apresentados são simétricos em relação a um ponto, chamado centro de simetria.
O “efeito” produzido pela simetria axial pode ser comparado ao produzido por um espelho. O objeto real e a sua imagem surgida na superfície polida são simétricos em relação ao espelho. O “efeito” produzido pela simetria central é parecido com o que ocorre com uma carta de baralho: gire um rei, um valete ou uma dama de meia volta (180°) e encontrará no final exatamente a mesma figura que tinha de início.
Uma obra minimalista onde apresenta a aplicação da simetria central em cima de figuras geométricas minimalistas. Poucas linhas, poucos traços definem as imagens sobre um fundo de tonalidade escura que contrasta com a cor utilizada para compor o elemento geométrico.
Sejam bem vindos à Arte-mática.

GRATUITO

LOCAL: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão 52 – 2o andar - Icaraí - Niterói – RJ / 2610-3966

domingo, 1 de março de 2015

JIDDU KRISHNAMURTI - UM EDUCADOR MUITO À FRENTE DO SEU TEMPO



Diante da crescente onda de violência no mundo, com vários países sofrendo os horrores da guerra em nome de religiões, outros subjugados por cruéis ditadores políticos e quase todas as nações perdendo seus jovens para o vício das drogas cabe a pergunta: A Humanidade Pode Mudar?
Esta indagação é o título de um dos livros do educador Jiddu Krishnamurti que, por mais de seis décadas, afirmou que a transformação da sociedade só poderia acontecer se a educação tivesse o propósito de semear a bondade no coração dos educandos.
Desde muito jovem Krishnamurti demonstrava seu grande interesse pelo ato de educar. Com apenas 17 anos escreveu seu primeiro livro: “A Educação como Serviço”, em cuja introdução ele explica:
“... Muitas das sugestões feitas neste livro procedem de recordações da minha vida escolar vetusta. Eu próprio experimentei tanto o método correto de ensino como o incorreto e por isso pretendo auxiliar os demais a encontrar o modo correto de o fazer”.
Krishnamurti nasceu na Índia em 1895 e foi educado na Inglaterra, dentro da Sociedade Teosófica que desejava apresentá-lo ao mundo como o novo Messias. Aos 35 anos ele dissolveu a Ordem Da Estrela, instituição criada para a realização de sua missão ‘messiânica’ e devolveu aos doadores o rico patrimônio colocado à sua disposição. No último discurso proferido na Ordem ele afirmou:
“... Eu não quero pertencer a nenhuma organização do gênero espiritual, por favor, compreendam isto.”
“...Se uma organização for criada com esse propósito, ela se transforma numa muleta, um ponto fraco, uma dependência, incapacita o indivíduo, e impede-o de crescer, de estabelecer sua singularidade, que reside na descoberta que ele deve fazer – por si mesmo - daquela Verdade absoluta, não condicionada.”
  “...Tal como disse, tenho um só propósito: tornar o homem livre, impulsioná-lo para liberdade, auxiliá-lo a romper com todas as limitações, por que somente isso lhe dará felicidade eterna, lhe dará a incondicionada realização do ser.”
A partir de então ele seguiu seu caminho só e único, proferindo palestras públicas anuais, em vários países. De certa forma, qualquer que fosse o tema abordado, a Educação sempre esteve presente em sua fala.
De tudo o que Krishnamurti apresentou - os seus ensinamentos abrangem a Pedagogia, a Psicologia, a Filosofia, a Física Quântica e a Metafísica – considero que o tema Educação foi o que mais marcou o seu trabalho.
Ele afirmava que a educação, da forma com que é conduzida, fabrica um tipo de ser humano cujo interesse é procurar segurança e sucesso profissional, sem a mínima compreensão da parte mental e espiritual inerentes à vida humana.
“O mero cultivo das capacidades técnicas destituído da compreensão do que é a verdadeira liberdade conduz á destruição e à guerra; e isso é justamente o que está a acontecer no mundo...”
Percebendo a necessidade de uma nova modalidade de educação, não baseada apenas no conhecimento técnico, mas principalmente no desenvolvimento do autoconhecimento, fundou escolas em vários pontos do mundo, onde o aluno se aprofundaria na descoberta de toda sua potencialidade.
“A escola é um lugar onde se aprende sobre a totalidade e a plenitude da vida. A excelência acadêmica é absolutamente necessária, mas uma escola inclui muito mais do que isso. É um lugar onde tanto o professor quanto o aluno exploram não só o mundo exterior, o mundo do conhecimento, mas também seu próprio pensamento, seu próprio comportamento”.
O educador apontava que a educação deve produzir o florescimento da bondade nos educandos. Esse seria o caminho para a completa transformação da sociedade. Para alcançar tal propósito ele considerava necessário que o professor seja verdadeiramente religioso.
“Por se devotar unicamente á liberdade e à integridade do indivíduo, o tipo apropriado de educador há de ser profunda e verdadeiramente religioso, e não adepto de qualquer seita ou religião organizada. Livre de crenças e rituais...”
Krishnamurti faleceu em 1986, aos noventa anos. Seus ensinamentos estenderam uma ponte entre a ciência e a religião, tendo sido eleito um dos cinco santos do século XX, pela revista Time.
Com centenas de livros publicados em quase trinta idiomas, seu trabalho é mundialmente reconhecido e está incluído no currículo de 180 universidades da América.
Alguns títulos de livros sobre educação
Ensinar e Aprender, Editado pela Instituição Cultural Krishnamurti (ICK) Palestras e os debates realizados com alunos e professores das escolas de Rishi Valley, na Índia.
O Começo do Aprendizado, Editora Cultrix – reprodução de palestras para pais e professores.
Educação e o significado da vida, Editora Cultrix - Investigações do autor com estudantes e professores, bem como inúmeros interessados na pedagogia, em todas as partes do mundo, a respeito da verdadeira educação para a vida.
A Arte de Aprender - Cartas às escolas, Editora Terra Sem Caminho - Como não podia estar presente em todas as escolas ao mesmo tempo, Krishnamurti enviava, quinzenalmente, cartas aos responsáveis e professores das escolas por ele fundadas, na Índia, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Este livro é uma coletânea dessas cartas.
Novos Roteiros em Educação, Editora Cultrix – Coletânea de palestras proferidas às margens do rio Ganges para jovens com idades de 9 a 20 anos, em 1952. 
Texto: Maria Lucia Sardenberg 

Krishnamurti em palestra com alunos da escola por ele fundada na Índia
 
Krishnamurti investiga com alunos da escola americana mantida pela Fundação