quarta-feira, 25 de março de 2015

ÁGUA: O QUE PODEMOS FAZER PARA NÃO COLABORAR COM O DESPERDÍCIO?



Um relatório divulgado pelas Nações Unidas no dia 20/3 afirma que, se nada for feito, as reservas hídricas do mundo podem encolher 40% até 2030.  O documento ainda alerta que ‘é preciso melhorar a gestão deste recurso para garantir o abastecimento da população mundial’. E precisa mesmo.
Hoje (25/3), segundo noticiado no G1, só o Brasil desperdiça por ano, água suficiente para encher 6,5 vezes o Sistema Cantareira, que abastece a  Grande São Paulo. Isso é alarmante!
Eu entendo que as pessoas que estão conscientes da dimensão desse problema, não podem resumir sua atitude a queixas e cobranças aos governos; precisam fazer em suas casas o que desejam ver acontecendo em suas cidades, seus estados e seu País.
A mudança de atitude no consumo da água deve partir de cada cidadão. Procurar formas de economizar e reutilizar a água e colocá-las em prática no seu dia a dia além de compartilhar as ideias com seus grupos de convivência, são atitudes importantes a serem tomadas daqui para frente.
Aqui em casa, há dois anos, substituímos as válvulas de descargas dos vasos sanitários por outras mais econômicas e já estamos fazendo reuso de água de higienização de frutas e legumes, de lavagem de mãos e da máquina de lavar.
Para a área de serviço não ficar desorganizada, cheia de baldes adquirimos uma lixeira preta, com capacidade para 56 litros que recebe a água do enxágue das roupas.
Se cada um fizer a sua parte...
Texto e imagem: MLSardenberg
Lixeira preta recebe água da máquina de lavar

Nenhum comentário:

Postar um comentário