quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DAS ESPECIARIAS



Pimenta do Reino

Gengibre

Noz-Moscada

Cravo

Canela

Pimenta Malagueta

Com o crescimento da procura pela profissão de Chef de Cozinha, deve-se pensar na importância, atualmente, de produtos utilizados na culinária há longo tempo. Do que estou falando? Vocês já saberão.
Na época das Grandes Navegações, na Europa, mesmo com a utilização do sal para conservar a comida, ela se estragava. Então, era necessário encontrar produtos que servissem para a conservação dos alimentos.
Produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, caule, casca e raiz), originários da Ásia (Índia, China e Ceilão) e conhecidos como especiarias (os principais eram Pimenta do Reino, Gengibre, Cravo, Canela, Noz-Moscada, Açafrão, Cardamomo e ervas aromáticas) vieram a resolver esse problema, além de servirem como tempero, pois tinham aroma e sabor acentuado.
As especiarias eram adquiridas pelos comerciantes das cidades italianas de Gênova e Veneza, que as levavam para a Europa pela Rota do Mediterrâneo, por eles dominadas, e vendendo-as por altíssimo preço. A Pimenta do Reino, a mais valiosa das especiarias, só era trocada pelos hindus, na Índia, por ouro.
Com o objetivo de romper o monopólio dos comerciantes de Gênova e Veneza e negociar diretamente a compra das especiarias na fonte, a um preço mais baixo, os portugueses desenvolveram uma nova rota para o Oriente, no que ficou conhecido como Grandes Navegações, através da costa da África.
Quando chegaram ao Brasil, os portugueses trouxeram consigo as especiarias para a sua nova terra e nela iniciaram sua plantação, no que tiveram grande êxito, pois aqui as condições eram perfeitas para o desenvolvimento daquelas plantas.
Uma especiaria foi descoberta pelos portugueses no Brasil: a Pimenta Malagueta, que depois foi levada pelos mesmos à Europa, África e Ásia, que a desconheciam. A Pimenta Malagueta se integrou perfeitamente à culinária de todas aquelas regiões.
Imagens:
plantasmedicinaisefitoterapia.com (Pimenta do Reino)
agrapapaya.com (Gengibre)
temperaria.com.br (Noz-Moscada)
caldeiraodamel.com.br (Cravo)
dietaesaude.net (Canela)
bolsademulher.com (Pimenta Malagueta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário