segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SENADOR COGITA CONSTRUÇÃO DE USINA NUCLEAR PARA LIVRAR O NORDESTE DE APAGÃO

Em um país rico em recursos energéticos que podem suprir o dobro de nosso consumo, por que optar por usina nuclear?
Na Alemanha as 17 usinas nucleares estão sendo substituídas por fontes limpas e renováveis de energia. O governo alemão incentiva o uso de energia limpa e quem a produz pode até vende-la para seus vizinhos a um preço competitivo. Lá, quem não usa energia limpa paga mais imposto.
Enquanto isso, no Brasil estamos indo na contramão do politicamente correto. O senador pernambucano, Armando Monteiro, defende o projeto nuclear como uma saída para o risco de apagão que pode ocorrer no Nordeste Brasileiro, em 2025.
Será que esta é a única solução para nosso país? No Brasil, principalmente no Nordeste, o Sol,  a maior fonte de energia conhecida no Planeta, brilha o ano inteiro. Energia limpa e infinta. Também no Nordeste os ventos sopram constantemente. Outra fonte inesgotável de energia que desperdiçamos.
Segundo Ildo Sauer, professor do Instituto de Eletrotécnica da USP e ex-diretor executivo da Petrobras, esses recursos provenientes das energias de fluxo são capazes de garantir o dobro do consumo per capita de energia do Brasil.
Por que, então, os governantes investem tão pouco nessas modalidades? A quem interessa colocar a população no risco de passar por terríveis experiências como os acidentes de Chernobyl (Ucrânia) e Fukushimano (Japão)?
 

Alemanha substitui as usinas nucleares por fontes de energia limpa


Quem produz energia limpa na Alemanha pode vender o excedente a seus vizinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário