segunda-feira, 10 de março de 2014

DE ONDE VEM A SUA ÁGUA?

Um belo vídeo da The Nature Conservancy, que sempre assisto no canal Bloomberg TV mostra uma menina sendo banhada e nos leva a refletir com uma simples frase: “De onde vem a água que você banha o seu filho. Pense nisso”. Foi esse vídeo que me levou a escrever este texto.

O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica e, talvez por isso, fomos educados a esbanjar água como se essa riqueza viesse de fontes inesgotáveis. Mas não é assim.
Estudos apontam que os rios e os lagos brasileiros vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponível para captação e tratamento. Esse procedimento retira com facilidade os produtos de uma condição natural, como folhas e detritos das matas por onde o rio passa. Mas resíduos industriais tóxicos e de esgoto tornam o tratamento caro e, em certos casos, impossível. Uma água muito comprometida torna-se imprestável.
Sabemos que a água é um bem indispensável à vida e, por isso, deveríamos cuidar para que ela não nos faltasse. No entanto, poucos são os que têm essa consciência e o desperdício se vê por toda parte. Deixamos que este líquido precioso escorra torneira abaixo sem nenhum cuidado. Com ele tomamos banhos demorados, lavamos calçadas e carros sem contar com os vazamentos com os quais nos deparamos nas ruas.
Este ano, em São Paulo,  o principal sistema de abastecimento de água chegou ao índice mais baixo desde a década de setenta. A partir de hoje, não há mais condição da água desse reservatório ser captada para atender a população. A grave situação levou as autoridades a estimular a economia do produto através de uma campanha que oferece descontos para os imóveis que diminuírem o consumo. Parece que a proposta temporária de barganha deu resultado.
No entanto, é importante que haja um trabalho educativo, sério e permanente, que alerte a população sobre o uso consciente da água.
Cabe, também, o cumprimento severo das leis que visam a punição de quem desperdiça, polui e contamina nossos rios e mananciais hídricos.
E é aí que o bicho pega... 
Imagem: pt-br.facebook.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário