sábado, 6 de dezembro de 2014

CURSO DE DEGUSTAÇÃO DE CHAMPANHES E ESPUMANTES FRANCESES




Exame olfativo
 
Ronan Kerrest (de paletó azul) e alunos
Na última sexta-feira foi realizado na Aliança Francesa de Niterói um Curso de Degustação de Champanhes e Espumantes Franceses com o professor e produtor de vinhos francês Ronan Kerrest. O evento teve vagas limitadas.
O curso foi iniciado de forma bastante descontraída. Ronan pediu aos alunos que se apresentassem, além de dizer se já conheciam a França e, em caso afirmativo, do que mais haviam gostado no país.  As respostas foram diversas: a cultura, a arquitetura, a gastronomia e, principalmente, os vinhos.
Durante o bate-papo Ronan lembrou que a denominação Champanhe só pode ser atribuída aos espumantes produzidos na região de Champanhe, nas proximidades de Paris. Ele lembrou também que se deve segurar a taça pelo pé, por cinco razões: para não esquentar a bebida; não esconder a bebida; para que os dedos não marquem a taça; não interferir no aroma e, finalmente, porque é muito mais fácil para todas as operações de degustação.
A seguir, foi apresentado o primeiro espumante, da cidade de Vouvray, o Val de Loire. Foram feitos os três exames para identificar de que tipo de espumante se tratava: o olfativo, para sentir os aromas; gustativo, para buscar sensações: salgado, doce, ácido e amargo, e visual, para observar as bolhas e o reflexo: quanto mais bolhas, mais envelhecido; reflexo dourado, mais envelhecido, reflexo verde, mais novo.
O segundo espumante foi o Crémant de Bourgogne Brut.
A seguir foi servido o Champanhe Louise Brison Brut, quando foi feita a harmonização da bebida com pratos salgados e doces.
Finalizando serviu-se o espumante Turbullent des Bulles Rosé. Segundo Ronan o espumante rosé está em grande crescimento na França, já perfazendo 25% do mercado no país. “Inicialmente, o espumante rosé era produzido apenas no Sul da França, mas hoje, com esse grande aumento do mercado, sua produção já se espalhou por todo o país”, afirma.
Durante cada bebida servida foram repetidos os três exames de identificação.
Constava, ainda, da programação informações sobre o processo de produção dos espumantes e champanhes.
Os alunos mostraram-se bastante interessados durante a aula, que foi muito proveitosa.
Estava presente a Diretora da Aliança Francesa de Niterói, Stéphanie Brémaud.

Imagens: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário