quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ESCOLA EM OBRAS... ALUNOS EM AULA



Será isso necessário? Qual será o rendimento
dos alunos em um ambiente assim?
Hoje, passando na porta de uma escola municipal, em Icaraí, fiquei surpresa ao verificar que o prédio está passando por reformas.

Sempre vi o prédio dessa escola como inadequado para atividades educacionais. Imagino as crianças trancadas ali, por trás das grades da janela sem espaço para liberar a energia inerente à idade. E a obra deve piorar a situação.

Pode uma criança aprender em um ambiente desses? Da rua ouvia-se, misturado ao burburinho natural dos estudantes, o barulho irritante de furadeiras e um martelar ensurdecedor.

Para mim, que estudei em escola pública sem muros, com enorme terreno arborizado, teatro, palco e piano, não consigo aceitar uma escola onde o único pedacinho de terra nua rente à calçada exibia, até pouco tempo, um canteiro de flores de plástico.

Estamos no fim do período escolar e não entendo porque expor alunos, professores e funcionários ao barulho e a poeira, inevitáveis em toda obra. Como não me pareceu um reparo emergencial eu pergunto: não seria mais correto aguardar pelas férias de dezembro?

Tenho informações de que o corpo docente faz o máximo para compensar os inconvenientes da obra e as limitações impostas pelo espaço físico, mas como todos nós sabemos, milagre é coisa rara.

Texto: Maria Lucia Sardenberg
Imagem:  surgiu.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário