sábado, 8 de novembro de 2014

CARREGAMENTO DE MADEIRA ILEGAL DA AMAZÔNIA A CAMINHO DA EUROPA



Recebi da Greenpeace Brasil o seguinte comunicado
e quero compartilhar com vocês.

“Descobrimos que um carregamento de madeira ilegal da Amazônia está a caminho da Europa, onde deverá chegar nos próximos dias.


A demanda por madeira nobre da Amazônia brasileira, como o ipê, está destruindo a floresta. É necessário um pulso mais firme do governo brasileiro (estaduais e federal) para que a madeira no Brasil deixe de ser um problema e passe a ser uma solução. 


O Greenpeace mostrou evidências que as autoridades não podem mais ignorar. Uma equipe de pesquisadores passou dias percorrendo a Amazônia para instalar rastreadores de GPS em caminhões e descobrir as rotas que eles faziam entre os locais de extração ilegal de madeira, em áreas remotas de floresta, e uma rede de três serrarias que recebem essa madeira. Entre elas, está uma serraria chamada Rainbow Trading

Na última quinzena, dois carregamentos de madeira da Rainbow Trading chegaram à Europa. Um terceiro carregamento está a caminho. Empresas como a Rainbow Trading são eficazes em encobrir seus rastros, o que torna muito difícil desvendar os carregamentos que transportam madeira ilegal. Mas desta vez temos a chance de agir

Nós ainda não sabemos para quais países o navio está entregando a madeira, mas as autoridades europeias devem impedir que essa madeira entre no mercado europeu. Vamos agir agora, e pressionar o governo brasileiro para que tome atitude e comece a levar este crime a sério. 

Obrigada,

Marina Lacôrte
Greenpeace Brasil”




Nenhum comentário:

Postar um comentário