terça-feira, 25 de março de 2014

CRISE DA ÁGUA

Exemplos para o governo São Paulo e todos os governantes do mundo
Prevenir é melhor que remediar, afirma um velho ditado. Se os rios de São Paulo estivessem limpos não estaria acontecendo essa disputa 'insana' entre os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro, pela água do Rio Paraíba do Sul. Apenas os rios Tamanduateí, Tietê e Pinheiros gerariam água necessária para o atendimento à população paulista. Essa é a conclusão da ANA (Agência Nacional de Águas), que atribui à poluição das águas parte do problema de escassez. Por esta razão é muito importante que governantes e população trabalhem em conjunto para manter nossos mananciais livres de sujeira.
E quem pensa que despoluir um rio é impossível, engana-se. Pode não ser um procedimento barato nem rápido... Mas é possível e só depende de vontade política.
Um belo exemplo dessa possibilidade vem de Seul, na Coréia do Sul. A despoluição do rio Cheong Gye Cheon, que parecia impossível, garantiu a recuperação ambiental de uma área degradada da cidade e devolveu a qualidade de vida a seus habitantes. Esta obra é considerada por urbanistas e ecologistas uma referência em humanização das cidades.
Apesar desse exemplo da Coreia do Sul e outros, em várias cidades do mundo, os governantes de São Paulo cruzaram os braços e nada fizeram para tratar a água de seus rios. E não me parece que isso aconteceu por falta de projetos, pois eles existem. Mas não saem do papel. Por quê?
E agora a população do Rio de Janeiro se vê envolvida na possibilidade de um racionamento. Isto é justo?
Outros exemplos de rios que foram despoluídos com sucesso 
Tâmisa (Londres)
Reno (Alemanha, Suíça e França)
Han (também na Coreia do Sul)
Don (Canadá)
Sena (Paris)
Oto (no Japão)
Anacostia; Cuyahoga e Los Angeles (todos nos Estados Unidos

Imagens: Rio Paraíba do Sul  na cidade de São Fidélis (RJ)
Texto e fotos: MLSardenberg


Nenhum comentário:

Postar um comentário