sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

OS FOGOS DE ARTIFÍCIO E O MEIO AMBIENTE

É sabido que os estrondos dos fogos de artifício provocam um grande transtorno nos animais domésticos, principalmente os cães e gatos. Se esses bichinhos sofrem os impactos do barulho, o que acontece com as espécies que vivem na Natureza? Qual é o impacto dos fogos de artifício no meio ambiente? 
Segundo www.greennation.com.br, uma celebração pirotécnica espalha milhares de partículas de dióxido de carbono (CO2) no ar aumentando as emissões para a atmosfera; liberara estrôncio, uma perigosa substância tóxica; pode provocar incêndios; a poluição sonora chega ao limiar da dor; assusta aves e outros animais que mudam os seus comportamentos provocando, por vezes, a migração. 
Em 2011, a morte em massa de pássaros no Estado do Arkansas (Estados Unidos) na virada do ano levou os biólogos, após pesquisa, a acreditarem que o estresse causado pelos fogos do Ano-Novo pode ter causado a morte das aves. No Estado da Louisianna, supostamente pela mesma causa, cerca de 500 passarinhos morreram, sem que nenhuma análise detectasse sinais de infecções ou doença contagiosa. 
Na cidade sueca de Falköping 50 gralhas apareceram mortas após uma celebração com fogos. As autoridades do país informaram que as aves morreram devido a hemorragias internas provocadas por “trauma físico extremo”. 
No Brasil, em 2011, milhares de peixes apareceram mortos no Paraná em local próximo a uma exibição de fogos de artifício. No Pará, em 2012, depois da Festa de Nazaré, aconteceu o mesmo com bando de periquitos. 
Por certo nós, humanos, também somos afetados pelo forte barulho. Mas estamos tão insensíveis às mensagens do nosso corpo que nem nos damos conta disso. Mas os bebês, assim como os bichinhos, devem sentir esse impacto... 
Em qualquer comemoração, em nome de uma falsa alegria e paz, o ser humano desrespeita a natureza, esquecendo-se de que a permanência da vida na Terra, inclusive a humana, depende do equilíbrio do Planeta. 
Os novos anos que teremos (ou nã0) pela frente exigem uma nova postura de profundo respeito à biodiversidade que só os homens não praticam. 
Imagem: obomdaboa.blogspot.com - modificada por ML Sardenberg

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI SELECIONA ARTISTAS PARA EXPOREM NA "GALERIA 52" EM 2014

A Aliança Francesa de Niterói (AFN) convida os artistas visuais residentes em Niterói, de diversas disciplinas (pintura, escultura, desenho, fotografia, instalação, etc.) para apresentar seus projetos a fim de compormos nosso calendário de exposições do ano de 2014.
O prazo de entrega dos projetos é até o dia 15 de fevereiro de 2014.
De segunda a sexta-feira de 8h30 às 19h e sábado de 8h30 às 12h, na Recepção da Aliança Francesa de Niterói, na Rua Lopes Trovão, 52, em Icaraí.
Para maiores informações, contatar:
Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão, 52
2º andar edifício Elite comercial
Icaraí
Tel.: 2610-3966
e-mail: direcao@afniteroi.com.br
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

RESTAURANTES E CANTINAS DE COLÉGIO NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA AS RESTRIÇÕES ALIMENTARES

Algumas pessoas, para não comprometer a saúde, vivem sobre dieta controlada. Entre elas estão as diabéticas (restrição de açúcar), as hipertensas (controle do sal), as celíacas (intolerância ao glúten) e as que sofrem de intolerância à lactose. Para elas, principalmente as celíacas e as com intolerância à lactose, comer fora de casa não é uma tarefa simples. Os restaurantes e as cantinas de colégios e universidades não estão preparados para esse público. Nas pessoas que têm intolerância ao glúten, (presente no trigo, cevada, aveia e malte) ingerir essa proteína, por menor que seja a quantidade, provoca mudanças no revestimento do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes. Fornos onde foram assados alimentos com glúten precisam de uma limpeza profunda, antes de processar alimentos para os celíacos. O mesmo cuidado deve ser dispensado aos talheres que serviram alimentos com glúten antes de serem usados para servir às as com restrição à essa proteína. Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 37 milhões de brasileiros maiores de 15 anos apresentem a intolerância. A intolerância à lactose se caracteriza pela falta da enzima lactase, responsável pela digestão dos produtos lácteos. Os sintomas são dores abdominais, náuseas, desconforto, diarréia e gases. Além da intolerância existe, ainda, o caso de alergia à lactose que é uma resposta do sistema imunológico que também impede o consumo dos derivados do leite. 
Como estimular os empresários de restaurantes no atendimento a esse grupo da população em suas necessidades alimentares? Esse é um desafio e tanto.
Na imagem: trigo, um dos principais causadores da Doença Celíaca
Imagem: mundodastribos.com

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SHOW ÀS TERÇAS-FEIRAS NO FAMÍLIA PALUDO

O Restaurante Família Paludo, na Av. Quintino Bocaiúva, 247, em São Francisco, tem agora, todas as terças-feiras, a partir das 20h, em sua programação, o show "Pra Fazer Feliz a Quem se Ama", com os músicos Wilson Nunes (Voz, Teclados, Violão e Arranjos) e Renato Franco (Sax Alto e Flauta).
As apresentações se encerram para o recesso de fim de ano no próximo dia 17 e retornam no dia 7 de janeiro.
Imagem: lepitanga.blogspot.com

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CINE CLUBE ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

Ciné-club Jean Vigo: Todas as últimas segundas-feiras do mês às 19h / entrada gratuita sujeita a lotação / filmes com legenda em português 
9 de dezembro
19h 
Le Premier venu / O primeiro a chegar (Bélgica, França 2007). De Jacques Doillon. Drama social. 123’. 
Classificação etária 14 anos. 
Camille está com cerca de 20 anos e já se sente sobrecarregada pela dura realidade do mundo. Como sua vida não tem a intensidade que deseja, ela tenta desesperadamente achá-la em algum lugar – e com qualquer um que cruze seu caminho. O “primeiro a vir” é Costa, um vagabundo, malandro, mau pai, filho e amante. Mesmo após um começo violento, Camille liga-se a ele, pois tem a ilusão de que salvá-lo pode trazer algum sentido e alegria à sua vida. Mas quanto mais Camille e Costa se envolvem, mais eles se metem em confusões. LOCAL: 
Aliança Francesa de Niterói 
Rua Lopes Trovão, 52 
Icaraí – 2610-3966 
Entrada gratuita sujeita a lotação
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

sábado, 7 de dezembro de 2013

COPA DO MUNDO DO BRASIL-2014: GRUPOS DEFINIDOS

Estão definidos os grupos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A primeira fase da competição será realizada entre os dias 12 e 26 de junho.
Vamos à definição dos grupos.
Grupo A
Brasil
Camarões
Croácia
México
Neste grupo, Brasil e México são os favoritos. Mas Camarões e Croácia correm por fora e é bom não bobear.
Grupo B
Austrália
Chile
Espanha
Holanda
Neste grupo, estão reunidos os atuais campeão e vice-campeão mundial, Espanha e Holanda, que são os favoritos à classificação para as oitavas-de-final, mas o Chile tem qualidade e é bom as duas equipes europeias não bobearem.
Grupo C
Colômbia
Costa do Marfim
Grécia
Japão
Neste grupo, acredito muito na Colômbia, que vem em grande fase e se classificou com muita facilidade nas Eliminatórias Sul-Americanas, e na Costa do Marfim, mas o Japão também é uma equipe perigosa e que já tem uma razoável experiência em Copas do Mundo.
Grupo D
Costa Rica
Itália
Inglaterra
Uruguai
Esse é o famoso Grupo da Morte, reunindo três campeões mundiais, a Itália, a Inglaterra e o Uruguai. Os dois favoritos à classificação para as oitavas-de-final são as duas equipes europeias e acredito que só se uma das duas cometer muitos erros, poderá acontecer de deixar a competição na primeira fase.
Grupo E
Equador
França
Honduras
Suíça
Neste grupo, acredito que as favoritas são, novamente, as duas equipes europeias, França e Suíça, com o Equador correndo por fora. Honduras é a nanica e muito dificilmente conseguirá ficar com a segunda vaga para as oitavas-de-final.
Grupo F
Argentina
Bósnia-Herzegóvina
Irã
Nigéria
Neste grupo, Argentina e Nigéria são as favoritas, e há um estreante em Mundiais, a Bósnia-Herzegóvina, república da ex-Iugoslávia.
Grupo G
Alemanha
Estados Unidos
Gana
Portugal
Neste grupo, acredito que as favoritas são a Alemanha, de Özil, Podolski & Cia., e Portugal, de Cristiano Ronaldo, o CR7. 
Grupo H
Argélia
Bélgica
Coreia do Sul
Rússia
Neste grupo, as favoritas são novamente as europeias, Bélgica e Rússia, mas a Coreia do Sul pode surpreender. A Rússia fez uma das melhores campanhas de todas as Eliminatórias Europeias para o Mundial do Brasil.
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.com

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO: ISLÂNDIA TEM SUA PRIMEIRA VÍTIMA FATAL EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Desolação na Islândia, pequeno país no norte da Europa, independente da Dinamarca desde 1918: na última segunda-feira, foi registrada a primeira vítima fatal da ação policial na história nacional. Às 3h da manhã do horário local, um homem, de pouco menos de 60 anos, começou a atirar com um rifle de caça pela janela de seu apartamento, na capital, Reykjavik. Após cessar os disparos por algum tempo, o homem voltou a atacar e respondeu a tiros a uma invasão de uma equipe especializada ao local, às 6h do horário local. Respondendo ao ataque, a polícia atirou e o homem, atingido, foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
O fato de esse ser o primeiro caso de vítima fatal em ação policial no país, com quase 100 anos de história, mostra que nem tudo está perdido no mundo, mesmo considerando-se que a Islândia é um país de apenas 103.000 km2 e com uma população de cerca de 320 mil habitantes.
A Islândia possui o 13º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo.
Imagem: wikipedia.org   

SORTEIO DA COPA DO MUNDO-2014

Em meio a muitos problemas, como a inflação alta, a recente prisão de importantes políticos envolvidos no esquema do Mensalão e problemas relacionados diretamente à construção dos estádios que vão sediar o evento, como o acidente ocorrido na Arena Corinthians, e que matou duas pessoas, acontecerá na próxima sexta-feira, em um resort na Costa do Sauípe, na Bahia, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014.
As trinta e duas seleções classificadas para a competição são: Brasil (país-sede), Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai (América do Sul), Japão, Austrália, Irã e Coreia do Sul (Ásia), Nigéria, Gana, Costa do Marfim, Camarões e Argélia (África), Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Rússia, Bósnia-Herzegóvina, Itália, Inglaterra, Espanha, Grécia, Croácia, Portugal e França (Europa) e Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México (Américas do Norte, Central e Caribe).
Os oito cabeças de chave, definidos pelo ranking da FIFA, serão Brasil (país-sede), Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça, o que surpreende, por mostrar seleções de menor tradição acima de equipes como Holanda, Itália e Inglaterra.
Pela primeira vez em uma edição de Copa do Mundo, todos os campeões estarão presentes nos gramados brasileiros.
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.com