sexta-feira, 27 de junho de 2014

COPA DO MUNDO - 3ª RODADA

Ao fim da terceira rodada, que marcou o término da fase de grupos da Copa-2014, foram definidas as equipes classificadas para as oitavas-de-final da competição. São elas: Brasil, México, Holanda, Chile, Colômbia, Grécia, Costa Rica, Uruguai,  França, Suíça, Argentina, Nigéria, Alemanha, EUA, Bélgica e Argélia.
A Espanha, no último apagar das luzes, mostrou o bom futebol que muito faltou nas duas rodadas anteriores, e venceu a Austrália por 3 X 0. Mas isso não muda a ideia de que a equipe precisa de uma grande renovação.
A Itália, novamente mal em campo, e com Marchisio expulso, foi derrotada pelo Uruguai, por 1 X 0, e também está eliminada na primeira fase, o que acontece pela 2ª Copa consecutiva. A crise está instalada no futebol italiano, com a renúncia do presidente da Federação de Futebol do país e o pedido de demissão do técnico Cesare Prandelli. A equipe, com vários jogadores importantes já veteranos, também precisa passar por uma grande renovação.
A Inglaterra foi a terceira equipe europeia a decepcionar e também deixar a competição na primeira fase, após um melancólico empate com a surpresa Costa Rica. A equipe também tem vários importantes jogadores veteranos e passa pelo mesmo problema de Espanha e Itália: a falta de renovação.
O Uruguai sentirá falta, nas oitavas-de-final, do seu artilheiro Luis Suárez, suspenso por nove jogos e mais 4 meses, após a suposta mordida no ombro do zagueiro italiano Chiellini, aos 35 minutos da segunda etapa da partida.
Portugal, de Cristiano Ronaldo, também sai da Copa de maneira decepcionante, apesar da vitória sobre Gana por 2 X 1. A equipe, que já não contava com tanta qualidade, sofreu muito com importantes jogadores lesionados durante a competição.
A Grécia, com uma vitória por 2 X 1 sobre a Costa do Marfim, é surpresa entre as classificadas, assim como os EUA, que se classificaram no Grupo G, chave que contava ainda com Portugal, Gana e Alemanha. Essa é a primeira vez que a equipe grega avança às oitavas-de-final.
O clima é de festa na Argélia, que com o empate por 1 X 1 com a Rússia, avança pela primeira vez às oitavas-de-final de uma Copa do Mundo. Mais uma grande surpresa, em um grupo que contava ainda com Bélgica, Rússia e Coreia do Sul. Na outra partida do grupo, a Bélgica, de quem muito se esperava, chegou à sua terceira vitória, sobre a Coreia do Sul, por 1 X 0, mas ainda devendo muito futebol em relação às expectativas.
O Brasil venceu Camarões por 4 X 1, mas precisa apresentar melhor futebol se quiser passar pelas oitavas-de-final, na qual encara o Chile, no próximo sábado, às 13h (de Brasília), em Belo Horizonte.
É muito bom ver que 8 das 16 equipes classificadas às oitavas-de-final, ou seja, 50%, são do continente americano: Brasil, México, Chile, Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Argentina e EUA. Isso mostra a evolução do futebol no continente. É a primeira vez na história das Copas que equipes americanas são a maioria das classificadas às oitavas-de-final. As outras oito equipes são seis europeias: Holanda, Grécia, França, Suíça, Alemanha e Bélgica, e duas africanas: Nigéria e Argélia.
Os confrontos das oitavas-de-final são os seguintes: Brasil X Chile; Colômbia X Uruguai; França X Nigéria; Alemanha X Argélia; Holanda X México; Costa Rica X Grécia; Argentina X Suíça; Bélgica X EUA.
Sabe-se que um jogo de futebol se ganha em campo, pelo apresentado durante os 90 minutos, mas em teoria, acredito que nos jogos 3, 4, 5, 7 e 8, França, Alemanha, Holanda, Argentina e Bélgica são os favoritos. Não vejo favoritos nos confrontos entre Brasil X Chile, Colômbia X Uruguai e Costa Rica, grande surpresa do Mundial até o momento, contra a Grécia. Acredito que poderemos ter alguns bons jogos nesta primeira etapa de mata-mata da maior competição do futebol mundial.
Imagem: puclabdesign.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário