terça-feira, 26 de maio de 2015

INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO ENTRELAÇADOS - ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI




INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO E LANÇAMENTO DE LIVRO
« ENTRELAÇADOS » De VANIZE CLAUSSEN

28 de maio às 19h.

Até  20 de junho de 2015

Entre laços, a vida se comunica pelos fios translúcidos das cores experimentais dos seres humanos, onde ENTRELAÇAMENTOS são como portais significativos para a leitura do mundo e pelo constante pulsar da humanidade, na troca de experiências individuais, onde vamos nos trançando de sabores e aprendizados interiores.
O livro “Eterno Olhar”, Os textos e poemas deste livro apresentam uma busca constante dos sonhos íntimos da autora, onde cada momento é feito de aprender.
Encontramos na sua expressão individual uma imagem sintetizada, porém sintonizada com a alma humana.
Baseada no princípio humano, a autora relata suas experiências de vida numa forma textual própria, abordando implicitamente que devemos procurar ter um “Eterno olhar” aos acontecimentos que nos cercam para recebimento do aprendizado a que viemos.

Os dias e horários de visitação: Segunda até sexta: 8h30-20h30 / Sábado: 8h30-12h

Gratuito

Local: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão, 52 – 2º andar – Icaraí
Telefones para informações: (21) 2710-9619/2610-3966

Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

segunda-feira, 25 de maio de 2015

PALESTRA NA OAB-NITERÓI ENFOCA 'A INFLUÊNCIA DO NOVO CPCNO DIREITO CIVIL E NA ATIVIDADE EXTRAJUDICIAL'

A Comissão de Assuntos Cartoriais e Registros Oficiais Compulsórios da OAB Niterói, presidida por Francesco Carlo Marino, promove palestra no dia 27 de maio, a partir das 18 horas, abordando "A influência do novo CPC no Direito Civil e na atividade extrajudicial".
Realizado no auditório da entidade com direito a carga para estudantes, o evento terá como expositores: Marco Aurélio Bezerra de Melo, desembargador do TJ-RJ, que vai tratar da "Responsabilidade Civil por de Direito"; José Maria Leoni, procurador de Justiça, com o tema "Os Direitos da Personalidade na Contemporaneidade"; e Daniel Macedo, defensor público federal, discorrendo sobre "A 'desjudicialização' do acesso à Justiça no novo CPC".
A coordenação do encontro está a cargo do presidente da Comissão, Francisco Carlo Marino, e do seu vice-presidente, José Luiz Baptista de Lima Junior.
Imagem: blogsdaucam.blogspot.com

sábado, 23 de maio de 2015

CINE CLUBE ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI




CINEMA

Ciné-club Jean Vigo: Todas as últimas segundas-feiras do mês às 19h / entrada gratuita sujeita a lotação / filmes com legenda em português.

35 Rhums / 35 Doses de Rum

25 demaio

19h


Alemanha, França 2008. De Claire Denis. Com Alex Descas, Djédjé Apali, Grégoire Colin. Em cores/100’. Classificação etária 12 anos. 

Sinopse
O viúvo Lionel é condutor de trens e vive num complexo habitacional com sua filha Josephine, que criou sozinho. Os dois tem fortes laços e passam muito tempo na companhia um do outro. Um taxista que começa a rodar pelo bairro flerta com Josephine e eles passam a sair juntos. Lionel, por sua vez, atrai a atenção de uma mulher de meia-idade, com quem tenta marcar um encontro. Quando o namorado de Josephine aceita um trabalho no exterior e se muda, deixando a moça balançada, Lionel percebe que a filha está ficando independente e que talvez seja hora de eles confrontarem seus passados.

* Festival de Veneza 2008.
* Prêmio Especial do Júri - Festival Internacional de Gijón 2008.

LOCAL: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão 52 – 2º andar - Icaraí - Niterói – RJ / 2610-3966

Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

segunda-feira, 11 de maio de 2015

O ANIVERSÁRIO DO VERDADEIRO EDUCADOR




Em 12 de maio de 1895 nascia, na Índia, Jiddu Krishnamurti. Aos treze anos ele foi adotado pela Sociedade Teosófica e preparado para assumir um papel messiânico na Ordem da Estrela. Em 1929 ele dissolveu a organização, devolveu os bens doados em seu nome e declarou: “Eu afirmo que a Verdade é uma terra sem caminhos e vocês não podem alcançá-la por nenhum caminho, qualquer que seja, por nenhuma religião, por nenhuma seita”.
A partir desse episódio Krishnamurti viajou pelo mundo proferindo conferências e palestras públicas, nas quais investigava a natureza da mente humana e a possibilidade de uma profunda transformação de seus conteúdos.
Considerando que o propósito da educação não deve ser apenas o de preparar os jovens para serem aprovados em exames, ele afirmava: “A verdadeira educação deve produzir liberdade, amor, o florescimento da bondade e a completa transformação da sociedade”.
Para aplicar essa visão inovadora ele fundou escolas na Índia, na Inglaterra e nos Estados Unidos, que, ainda hoje, mantém vivos os seus ensinamentos.
  QUEREMOS VERDADEIRAMENTE A PAZ?

Então, que mundo é esse que criamos e alimentamos?
Segundo o IEP (Institute for Economics and Peace's), de 162 países estudados apenas 11 não estão envolvidos em nenhum tipo de guerra. Estes dados foram publicados no Brasil Post, em 15 de agosto de 2014. Isto sem contar os conflitos ‘menores’ e as misérias e mortes causadas pelo vício das drogas, que ocorrem em quase todos os países.
Que tipo de cérebro foi desenvolvido pelos seres humanos para provocar tamanho caos no planeta? Nunca se escreveu e falou tanto sobre a Paz. No entanto, isso não é o bastante para se promover a Paz. Então, o que é preciso para que a Paz ocorra?
Segundo o educador Jiddu Krishnamurti, é preciso que o ser humano conheça profundamente o mecanismo do seu cérebro para que seu uso seja absolutamente correto. Por isso, em todas as escolas que fundou o autoconhecimento é parte fundamental da grade curricular, além de ser tema presente em todos os seus pronunciamentos.
Abrindo as palestras públicas em Brockwood Park School, na Inglaterra, ocorridas em agosto/setembro de 1983, Krishnamurti alertou: “Iremos lidar com o problema muito, muito complexo de vivermos juntos neste mundo – mundo este quase insano...”.
Ele também apontou que, para a compreensão do que iriam investigar, todos deveriam estar atentos para a forma correta de escutar: “O ato de escutar é muito importante se vamos explorar juntos, pensar juntos no problema inteiro da nossa existência atual (...). Nossos cérebros têm sido tão programados e condicionados (...) e a maioria de nós não está cônscia disto” (...). “A menos que rompamos todo este condicionamento continuaremos como temos sido por milhares de anos”.
Durante a investigação Krishnamurti afirmou: “Viver nesta Terra pacificamente a despeito dos governos requer muita investigação. Viver pacificamente exige muita inteligência”.
CONVITE
Esta palestra será exibida na íntegra em vídeo legendado em português, no dia 6 de junho, em Niterói. O encontro é uma comemoração aos 120 anos do nascimento de Jiddu Krishnamurti, em 12 de maio. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser solicitadas por mensagem.




terça-feira, 5 de maio de 2015

VALORIZE O SEU VISUAL DE ACORDO COM SEU BIÓTIPO




Para valorizar o que mais gostamos em nosso corpo e disfarçar nossas imperfeições podemos lançar mão de vários truques de moda que harmonizam o visual. O primeiro passo é conhecer o nosso tipo de corpo.
Ampulheta – o busto e o quadril são praticamente da mesma medida, a cintura é bem marcada e estreita em relação ao quadril e ao busto, costas largas e coxas grossas.
Triângulo invertido – ombros largos, quadris estreitos e pernas finas.
Triângulo – ombros mais estreitos que os quadris, pernas grossas.
Retângulo – cintura não definida, quadril e ombro com medidas semelhantes, braços e pernas finas em relação ao corpo, poucas curvas.
Oval – a largura da cintura maior que ombros e quadril.
Para cada biótipo existem peças ideais.
Ampulheta – não sofre muitas restrições quanto ao tipo de roupa. Use seu bom senso para escolher o que lhe cai bem.
Triângulo invertido – opte por peças que causem a impressão de aumento dos quadris. Abuse dos modelos frente única, das calças de cintura baixa, calças retas e pantalonas, saias godê e evasê.
Triângulo – aposte nas cores claras, estampas e listras horizontais na parte superior do corpo, decotes e mangas trabalhadas, combinando cores claras e estampas com peças escuras na parte inferior.
Retângulo – opte por decotes, peças levemente folgadas no quadril e ajustadas na cintura para criar a sensação de curvas ao corpo. Aposte em acessórios como cintos e faixas.
Oval – abuse das peças que valorizem os seios e colo, aposte em vestidos com faixas fixas e justas abaixo dos seios e soltos na parte de baixo. As calças retas são uma boa opção, assim como as batas – cobrindo os quadris – combinadas com leggings.
Siga essas dicas e explore todo o potencial de seu guarda-roupas!!!
Giselle Sardenberg
Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida
Corsi de Vetrinistica – Accademia Italiana de Arte, Moda e Design – Florença / Itália
Imagem: vilaclub.vilamulher.com.br