domingo, 18 de outubro de 2015

O VERDADEIRO EDUCADOR E A EDUCAÇÃO

Conhecer o trabalho de Jiddu Krishnamurti, há mais de quarenta anos, foi um grande presente para mim. Como professora e como pessoa. Por isso, especialmente neste mês, minha mensagem a vocês que optaram trilhar esse caminho, só podia ser compartilhar um pouco de seus ensinamentos. Como ele mesmo afirmava: “Aqueles que estiverem seriamente dedicados à criação do tipo certo de educação tem a responsabilidade não só de pôr em prática tudo o que compreenderem, mas também de ajudar os outros a chegar a mesma compreensão.”

Jiddu Krishnamurti é considerado um dos maiores educadores e filósofos de nossa era e também foi eleito, pela revista Time, um dos cinco santos do século XX. Por mais de seis décadas ele proferiu palestras públicas que atraíam milhares de pessoas. Elas ocorriam, anualmente, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Índia e na Suíça. Os temas abordavam, entre outros assuntos, relações humanas, liberdade e conteúdos da mente humana.
Durante toda sua vida Krishnamurti enfatizava a necessidade de uma revolução psicológica que promovesse mudanças positivas na sociedade e afirmava que tais mudanças só poderiam ocorrer através do autoconhecimento. A educação constituiu sua principal preocupação o que o levou a fundar várias escolas. Hoje estes renomados centros educacionais recebem jovens de todas as partes do mundo. As mais famosas são as de Brockwood Park, na Inglaterra, para jovens a partir de quatorze anos; a de Rishi Valley, na Índia, que recebe crianças a partir de sete anos; e a de Oak Grove, nos EUA, com alunos a partir de três anos e meio de idade.
O seu trabalho é mundialmente reconhecido e está incluído no currículo de 180 universidades da América.

Abaixo, algumas citações de Krishamurti sobre Educação, Escola e Professor.
“Só a educação correta poderá eliminar a avidez, o medo, a ânsia de aquisição, habilitando-nos a erguer uma cultura radicalmente nova, um mundo inteiramente diferente; e só haverá educação correta, quando a mente desejar verdadeiramente compreender a si própria e libertar-se do sofrimento.”

“A escola é um lugar onde se aprende sobre a totalidade e a plenitude da vida. A excelência acadêmica é absolutamente necessária, mas uma escola inclui muito mais do que isso. É um lugar onde tanto o professor quanto o aluno exploram, não só o mundo exterior, o mundo do conhecimento, mas também seu próprio pensamento, seu próprio comportamento.”

“O professor que está se dedicando, crescendo, despertando a inteligência na criança porque está cultivando a inteligência em si mesmo - tal professor tem o lugar principal na civilização. Afinal, as grandes civilizações estiveram baseadas em professores, não em engenheiros e técnicos. Os engenheiros e os técnicos são absolutamente necessários, mas aqueles que despertam a inteligência moral e ética são obviamente de primordial importância.”
Texto: MLSardenberg
Krishnamurti em palestra em Ojai-Califórnia    
Oak Grove School - Ojai- Califórnia     


Krishnamurti e alunos da Oak Grove    

Brockwood Park School - Hampshire, Inglaterra