domingo, 14 de junho de 2015

SOBRE OUTONO, POR-DO-SOL E GAIVOTAS

Adoro o outono e suas tardes lindas!
De um ponto alto da cidade gosto de admirar o pôr-do-sol dourando o céu e a água da Baía da Guanabara. A brisa soprada do mar e o canto dos pássaros retornando a seus ninhos reanimam meu corpo cansado da labuta semanal. Esta é a hora que me dou ao luxo de nada fazer e nada pensar. Apenas observar, silenciosamente, as maravilhas que a natureza nos oferece.
Estava me instalando numa espreguiçadeira quando um Canário da Terra deu um ‘rasante’ sobre a água da piscina e logo alçou voo para as folhas da palmeira, onde filhotes piavam sem parar. O Sol iluminava a Terra com seus últimos raios. Aos poucos, inúmeras gaivotas em revoada, retornavam ao ninhal.
O céu mudou de cor incontáveis vezes até escurecer completamente. Por alguns minutos, apenas a estrela Vesper reinou no infinito. As primeiras luzes criadas pelo homem apareciam aqui e ali.
Juntei minhas tralhas, guardei minha ‘Sonynha’ na bolsa e, como os pássaros, retornei ao ninho. Mas, em breve, repetirei o programa. E tudo será diferente: o céu, o mar e os pássaros não serão os mesmos.
A Natureza não se repete. Basta ter olhos para ver e ouvidos para ouvir.
Texto e imagens: MLSardenberg

 

terça-feira, 9 de junho de 2015

DIA DOS NAMORADOS – E VIVA SANTO ANTÔNIO!



Sei não, mas acho bem estranho alguns estabelecimentos comerciais anunciarem o Dia dos Namorados como ‘Valentine's Day’.
Para começar, Valentine's Day é comemorada em países da Europa em 14 de fevereiro, no dia de São Valentim. Nada a ver com o 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio.
Que mal há em assumir nossa luso-brasilidade e ‘fazer a festa’ lembrando o santo casamenteiro?
Segundo a tradição popular, frei Antônio, religioso português, presenteava as jovens sem dote para que elas pudessem se casar. Já em outra lenda, uma moça, cansada de rezar e esperar que o santo a ouvisse, atirou a sua imagem pela janela. A estatueta bateu na cabeça de um homem rico, que logo se apaixonou por ela.
Considero importante que se conheça a história e a cultura de outros países. Mas a cultura brasileira é tão rica, por que não incentivá-la?
Imagem: casamenteiras.casare