sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CURSO DE EXTENSÃO DE GASTRONOMIA NO UNILASALLE-RJ

O Unilasalle-RJ oferece, entre os meses de março de 2015 e setembro de 2016, o curso de extensão “Chef de Cozinha”, cuja proposta é formar o aluno com as habilidades e competências para se tornar um verdadeiro chef. Com uma grade curricular que abrange as técnicas e práticas culinárias, assim como as culturas de diferentes países e os fundamentos das tradicionais escolas de cozinha, o curso possibilita uma formação ampla e completa. Além das aulas teóricas, em sala equipada com recursos de audiovisual, e das aulas práticas, em nossa Cozinha Experimental, o programa inclui ainda atividades complementares como visitas técnicas a locais de referência para a Gastronomia do Rio de Janeiro. As aulas acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. O investimento do curso é de 18x de R$ 426,67 (para público externo) e 18x de R$ 392,53 (para alunos, ex-alunos e conveniados). Desconto de 12% para pagamentos à vista. Inscrições em: unilasalle.edu.br/rj/extensao/. O Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro fica na Rua Gastão Gonçalves 79, Santa Rosa. Outras informações pelo 0800 709 3773.
Imagem: torontoconstrucoes.com.br

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

OAB-NITERÓI COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM PALESTRA

A OAB-Niterói, através da Comissão OAB Mulher, presidida por Namara Gurupy, celebra o Dia Internacional da Mulher com uma palestra no dia 9 de março, a partir das 18 horas, no auditório da entidade, abordando o tema "Controle social em evidência - a natalidade".
O evento terá como expositora Aldira Samantha Garrido Teixeira Abreu, doutora em Enfermagem pela UFRJ, professora de Saúde Coletiva na UFF, especialista em Saúde da Mulher, Paternidade e Saúde Coletiva. Os seguintes convidados também vão se apresentar: Carlos Hideki Kawahara, médico de família, que falará sobre "Planejamento familiar"; Luiz Fernando Lopes Porto Brasil, psicólogo, supervisor de Saúde Mental no Programa Médico de Família da Região Oceânica, que enfocará "Crises, conflitos e consequências no âmbito familiar"; Urlan da Silva Tavares, chefe do Serviço Social, diretor de benefícios da Niterói Previ, sobre "Consequências da falta de planejamento familiar no âmbito social decorrentes da falta de estrutura econômica", e Marise Dias Gurgel do Amaral, professora da Escola Estadual Henrique Lage, abordando "Evasão Escolar".  
Durante a comemoração, a tenente do Exército Silvia Nobre receberá homenagem da OAB Niterói, representando todas as mulheres, por ser a primeira indígena a se tornar Oficial das Forças Armadas.
A OAB tem a honra de convidar a todos para as comemorações do Dia Internacional da Mulher,segundo a presidente da comissão, a advogada Namara Gurupy. Entre outros objetivos, a palestra tem a proposta de contribuir para uma sociedade mais justa, além de homenagear  as mulheres pelo trabalho que exercem não só profissionalmente, mas em todas suas  atividades no cotidiano.
- Somos guerreiras, temos o dom de gerar a vida e a responsabilidade de zelar por nossos frutos. Pretendemos chamar atenção da sociedade no que se refere à preservação da  vida e à necessidade do equilíbrio social através do planejamento familiar.", explica a advogada Namara.
Imagem: cliquetando.xpg.uol.com.br

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

RIO CARIOCA: IMPORTANTE RIO DO RIO DE JANEIRO ABANDONADO




O Rio Carioca, um dos mais importantes da cidade do Rio de Janeiro, nasce limpo na Floresta da Tijuca e percorre os bairros de Cosme Velho, Laranjeiras, Catete e Flamengo e deságua no Oceano Atlântico, na Praia do Flamengo.
Em um momento de crise hídrica, é muito grave a situação deste rio, que quanto mais se aproxima da zona urbana mais poluído fica, inclusive com esgoto.
No ano em que se comemoram os 450 anos do Rio de Janeiro, um grande jogo de empurra sobre a responsabilidade de monitoramento de qualidade da água do Rio Carioca ocorre entre o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a CEDAE, órgãos estaduais, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Fundação Rio Águas, da Prefeitura do Rio de Janeiro. No fim das contas, como ninguém assume ser responsável, perde-se mais uma fonte de água potável, o que já é coisa rara nas grandes cidades.
O Rio Carioca tem história: com a intensa ocupação populacional da Tijuca, a partir de 1818, a mata ciliar dos rios Paineiras e Carioca foi derrubada, levando ao comprometimento do manancial. Em 1861 o Imperador D. Pedro II, um homem à frente de seu tempo, já preocupado com a questão ambiental ainda no século XIX, determinou o reflorestamento da área. Desta forma, a região da Tijuca recebeu 80 mil mudas de diferentes espécies nativas e exóticas, das quais 20 mil nas matas do Sumaré e das Paineiras.
Até hoje, os cariocas recebem água do manancial recuperado.
Pelo bem precioso que é a água, é necessário pensar em como recuperar e proteger a qualidade da água do Rio Carioca. Já que as autoridades competentes não atuam, é louvável a iniciativa que parece estar sendo tomada neste sentido pelo Engenheiro Civil Antonio Carlos Cardoso Guedes, o Presidente da Associação de Moradores da comunidade dos Guararapes, Eduardo Duca, e o Engenheiro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Alexandre Dias.
E na verdade, mais do que recuperar e proteger a qualidade do Rio Carioca, deveríamos pensar em como recuperar e proteger os rios das maiores cidades brasileiras, todos eles, infelizmente, bastante comprometidos.
Imagens:
pt.wikipedia.org
g1.globo.com

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CINE CLUBE ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI


CINEMA

Ciné-club Jean Vigo: Todas as últimas segundas-feiras do mês às 19h / entrada gratuita sujeita a lotação / filmes com legenda em português

23 de fevereiro
19h

HORA ZERO / L'heure zéro

França 2007. De Pascal Thomas. Policial em cores. 107'. Classificação etária 14 anos.

Sinopse

Que ideia estranha teve o sr. Guillaume Neuville, de juntar para férias de verão sua ex-esposa Aude e a nova, a explosiva Caroline, com o pretexto de torná-las amigas. Isto na casa de Camila Tressilian, sua tia rica, que não gosta da ideia. Ideia bizarra mesmo, já que está chegando a Hora Zero, aquela onde tudo converge para que o crime perfeito seja executado com minúcia. Esta estranha reunião familiar vira tragédia quando é encontrada pela manhã a Sra. Tressilian, assassinada na sua cama, com o crânio esmagado...

LOCAL: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão, 52 - 2º andar - Icaraí - Niterói - RJ - 2610-3966

Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CARNAVAL EM COPACABANA







Em 2015, assim como em outros dos últimos anos, passei o sábado e o domingo de Carnaval em Copacabana.
No sábado, acompanhei apresentação de passistas animando os turistas no Hotel JW Marriott, enquanto no domingo, visitei uma Exposição de peças carnavalescas no Hotel Copacabana Palace.
Fiquei feliz de ver o clima familiar do Carnaval em Copacabana neste ano.
Imagens: Rafael Sardenberg

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

MONICA BELLUCCI: BOND GIRL AOS 50







As Bond Girls têm papel muito importante nos filmes de 007, pois são o alvo das conquistas do agente secreto James Bond.
Interpretadas sempre por atrizes na casa dos 20 ou 30 anos (sendo a mais jovem a interpretar o papel a italiana Daniela Bianchi, aos 21, como Tatiana Romanova, em Moscou contra 007, de 1963, e a mais velha a britânica Honor Blackman, aos 39, como Pussy Galore, em 007 contra Goldfinger, de 1964), esse padrão será quebrado no 24º filme da série cinematográfica de James Bond. Em Spectre, a ser lançado neste ano de 2015, a bela atriz italiana Monica Bellucci (fotos), aos 50 anos, representará a Bond Girl Lucia Sciarra.
Monica Bellucci é fluente em três idiomas: italiano, inglês e francês, o que a possibilita atuar em filmes falados nos três idiomas.
É muito interessante a posição tomada pelos produtores de Spectre de escalar uma atriz de 50 anos para o papel de uma Bond Girl, quebrando o paradigma de que só atrizes mais jovens podem representá-lo. Até mesmo por ter mais idade, ela possui uma maior experiência de atuação, já tendo representado grandes papeis em sua carreira.
Imagens:
famousandbeaty.com (duas primeiras)
zolotova.com (terceira)
daringtodo.com (quarta)

OAB-NITERÓI PROMOVE PRIMEIRO PLANTÃO DO SAÚDE ITINERANTE DE 2015

Já tem data marcada o primeiro plantão do vitorioso projeto Saúde Itinerante da OAB Niterói em 2015. Será no dia 26 de fevereiro, das 10h às 16 horas, no Fórum Regional de Pendotiba e contará com a parceria da Policlínica do Exército.
Coordenado pela Comissão de Ação Social e Saúde, presidida por Ana Cecília Cardoso, e pelo diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB Niterói, Hélio Consídera, o plantão destina-se a verificar gratuitamente a taxa de glicose, colesterol e pressão arterial dos advogados e estagiários. Muito elogiado, já atendeu mais de 7.385 mil profissionais, servindo de modelo para diversas seccionais e subseções do país.
No dia 12 de março, o plantão será no Fórum Estadual da cidade, também das 10h às 16 horas, desta vez em parceria da Secretaria Municipal de Saúde. 
Imagem: blogsdaucam.blogspot.com

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ACERVO DE ARTE LA SALLE EM EXIBIÇÃO NA GALERIA DO UNILASALLE-RJ

A Galeria de Arte La Salle exibe, até o dia 10 de março, peças do rico Acervo de Arte La Salle, composto por doações de instituições culturais, sociais e diplomáticas,  tais como os Consulados da Holanda, da China e da Áustria, bem como trabalhos dos artistas Ariadne Barros, Aparecida Menezes, Ademas Neto, Anna Corina, Regina Lima, Ana Poli, Vanda Jardim, Magno Mesquita, Bê Sancho, Abdiá Di Sá, Anderson Kelly, Ricardo Basílio, Alfredo Borret, Christian Pierini e do canadense Maurice Lwambawa. Dentre as obras em exposição destacam-se as litogravuras dos artistas holandeses, referentes à Escola de Rembrandt: Jan van Goyen (1651), Dirk Lan Gendijk (1748) e Constantinjn Huygens (1628), doadas pelo Consulado da Holanda. As peças podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. A entrada é gratuita. A Galeria de Arte La Salle está situada no térreo do campus do Unilasalle-RJ (Rua Gastão Gonçalves, 79 – Santa Rosa / Niterói). Outras informações pelo: 2199-6629.
Imagem: torontoconstrucoes.com.br

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PRESIDENTE DA OAB-NITERÓI É HOMENAGEADO

O presidente da OAB de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, foi homenageado com o título honorífico de “Embaixador da Paz” pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, ligado à ONU.
Recebeu do reitor Alexandre Rurikovich Carvalho. Disse que a homenagem decorreu dos serviços prestados à sociedade e por ser uma “personalidade promotora da paz”.
Em outra cerimônia, recebeu o título de Amigo  Belas Artes e Belas Letras, da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências.
Coube ao presidente da academia, Edson De Luna Freire a entrega da homenagem pelos incentivos que presta à cultura.
Imagem: ofluminense.com.br

sábado, 7 de fevereiro de 2015

‘I FASHION’ TIRA CARTA DA MANGA E TRAZ ALEGRIA AO CARNAVAL NITEROIENSE



Neste último sábado que antecede os festejos de Momo, o Shopping I Fashion-Niterói ofereceu uma boa oportunidade para que os moradores de Icaraí brincassem, por algumas horas, um carnaval e sadio e seguro.
Quem passou pela Rua Moreira Cesar, na parte da manhã, teve a chance de ouvir a banda ‘Os Valetes e uma Dama’ que se apresentava na entrada do shopping. O grupo é composto por jovens músicos da Lapa e de Santa Tereza, que tem como foco a música popular brasileira e demonstram grande intimidade com as obras dos nossos maiores compositores entre eles Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Caetano, Tom e Vinícius.
Enquanto os mais velhos aproveitavam o momento para fazer coro a cada música executada, as crianças entravam no ritmo e esbanjavam alegria e criatividade nos improvisados passos de dança.
O show, que tinha hora prevista para terminar,  se alongou diante dos insistentes pedidos da plateia.

Texto e imagens: MLSardenberg

 
 

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

UMA NOVA OPÇÃO DE ENERGIA LIMPA : ENERGIA DOS PÉS



São tantas as opções de energias limpas já existentes que fica complicado explicar por que tantos países continuam investindo nas energias sujas, que põem em risco a vida no Planeta. Temos a energia do sol, dos ventos, das marés... e agora dos pés. Sim, nossos passos geram energia!
E o sistema nem é muito complicado. A energia dos passos é captada por placas de borracha especial instaladas no piso. Cada placa produz cerca de 7 de watts de eletricidade que ficam armazenadas em pequenas baterias podendo ser utilizada em até 72h. A empresa britânica Pavegen é a responsável pela implantação da tecnologia em diversos países do mundo.
Um exemplo é a estação do metrô de Sait-Omer, no norte da França, que está produzindo energia limpa, a partir dos passos dos próprios passageiros.
Por enquanto o experimento está sendo feito com 14 placas, e a energia gerada está sendo usada para alimentar a iluminação de lâmpadas LEDs e as entradas USB gratuita para os usuários recarreguem seus eletrônicos. Mas, se for ampliada, a invenção pode tornar o metrô – e todos os outros locais onde o piso for instalado – autossuficiente em energia (limpa).
No Brasil, um campo de futebol no Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, produz energia a partir dos passos dos jogadores. Sob o gramado foram instaladas 200 placas de energia. A eletricidade gerada pela movimentação dos jogadores é usada para acender os refletores da quadra durante a noite. Muito bom, não é?
Se o sistema dá certo, por que então, não espalhar essa ideia Brasil afora? Que pontos da sua cidade você considera que seria produtivo colocar placas como estas?
Campo de futebol no Morro da Mineira - RJ
Texto: MLSardenberg
Imagem: eunemsabia.com.br