segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

BRASIL CONQUISTA TÍTULO INÉDITO NO SURF COM GABRIEL MEDINA

Deixei a poeira baixar um pouco para escrever essa matéria.
Na última sexta-feira, Gabriel Medina, então com 20 anos (completa 21 nesta segunda-feira), conquistou o inédito título de Campeão Mundial de Surf para o Brasil, na Etapa de Pipeline Masters, no Havaí, a última da temporada de 2014, na qual ficou em segundo lugar. Ele superou, para ficar com o título, o americano Kelly Slater, o maior surfista da história, com 11 títulos de Campeão Mundial, e o australiano Mick Fanning, 3 vezes campeão.
Treinado pelo seu padrasto, Charles Rodrigues, Medina estreou no WCT, a divisão de elite do Surf Mundial, aos 17 anos, e desde então vem se mostrando um surfista extremamente talentoso.
Tendo vencido em Teahupoo, no Taiti, na Gold Coast australiana e em Fiji e tendo liderado o ranking mundial em 10 das 11 etapas, esse título é mais do que merecido e agora, nós, brasileiros, torcemos para que o resultado de Medina neste ano se repita muitas outras vezes.
Imagem: brasileirissimos.xpg.uol.com.br 

domingo, 21 de dezembro de 2014

OAB-NITERÓI INICIA EM JANEIRO PLANTÃO DIÁRIO PARA FACILITAR A INCLUSÃO DO ADVOGADO NO SIMPLES NACIONAL

Em atendimento a pedidos de advogados, a OAB de Niterói vai iniciar o ano com informações práticas para facilitar a inclusão do profissional no Simples Nacional. Será através de um plantão diário a cargo da Comissão de Assuntos Tributários e Empresarial, presidida por José Marinho dos Santos.
Em conversa com Antonio José e o diretor-geral da ESA da OAB de Niterói, Índio do Brasil Cardoso, José Marinho propôs a volta do vitorioso plantão que sempre, no início do ano, tira as dúvidas dos advogados sobre a declaração do Imposto de Renda.
Agora, José Marinho, com os integrantes da importante Comissão, vai orientar  diariamente os advogados sobre a inclusão no Simples, entre os dias 12 a 23 de janeiro, das 14 às 16 horas.
O plantão será na sala 601 da Casa do Advogado Alcyr Amorim da Cruz, na Avenida Amaral Peixoto 50, sendo necessário fazer agendamento pelos telefones 3716-8922 ou 3716-8923.
O plantão deve-se à recente inclusão da advocacia no Simples Nacional (ou Supersimples), sistema que unifica oito impostos e reduz a carga tributária em até 40%. O período de adesão acontece somente durante o mês de janeiro para o ano-calendário 2015.
Imagem: blogsdaucam.blogspot.com

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CARDÁPIO DE FIM DE ANO ASSINADO POR MASTERCHEF

Você já ouviu falar em Chantili Salgado? Já provou um Pudim de Aspargos? Já desossou um frango para preparar um Ballotine, com pimentão e presunto? Pois é. Estas foram as sugestões para as festas de fim de ano do Masterchef Manoel Abreu, no workshop que ministrou no Lagareiro – Ateliê de Gastronomia, em Niterói.
O Chantili de Ervas e o Pudim de Aspargos são criações do Masterchef. Já o Ballotine, segundo Manoel, é um prato de origem francesa que atravessou a fronteira e foi muito bem recebido pelos italianos.
Do workshop também participou o Chef Cláudio Suppo que preparou um Risotto de Castanha com Gorgonzola, típico da região de Piemonte, na Itália.
Todas as receitas foram preparadas, passo a passo, durante a aula. No final, os pratos foram apresentados e saboreados pelos participantes.
Fantástico! Adorei! Estas foram as palavras ouvidas na cozinha do Lagareiro, seguidas de aplausos aos professores.
Para quem ficou com água na boca um aviso: o Masterchefe Manoel Abreu ainda está aceitando encomendas para Natal. No cardápio estão a Ballotine de Frango e o Pudim de Aspargo com Chantili de Ervas, além de pães italianos com recheio preferido do freguês.
Aproveite! Curta as festas sem estresse encomendando uma ceia de grife.
Contatos: Manoel Abreu: 3674-5008 / 99636-0017
Imagens: Rafael Sardenberg 


  





domingo, 14 de dezembro de 2014

ÚLTIMA SEMANA DA EXPOSIÇÃO MOSAICO TESSELAS DO RIO








 

Foi tão grande o sucesso da Exposição de Arte Mosaico Tesselas do Rio, que o prazo foi prorrogado até 19 de dezembro. Este imperdível programa cultural tem como objetivo prestar homenagem pelo centenário do Forte de Copacabana. 
Instalada no próprio forte, o visitante poderá conferir a diversidade de técnicas do mosaico aplicadas em 73 obras entre painéis, quadros, mesas e objetos decorativos, criados e executados por Marta Lassarotte e Equipe de Mosaicistas do Studio das Artes, além de apreciar a bela paisagem da Praia de Copacabana.
Visita: de terça a sexta (19/12) - das 10 às 18 horas
Local: Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana
              Praça Cel. Eugenio Franco, nº 1 – Posto Seis

Imagens: Rafael Sardenberg

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

ORQUESTRA DE CORDAS DA GROTA: EMOÇÃO E PREOCUPAÇÃO





 
 



 

No dia 10 de dezembro, na Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração (Santuário das Almas), em Niterói, aconteceu o Concerto de Natal da Orquestra de Cordas da Grota.  O espetáculo contou, também, com a participação do Coral Jovem da UFF. Como pano de fundo da apresentação, a bela obra do pintor italiano Antonio Maria Nardi, que compõe o painel da igreja. O evento foi organizado pelo músico e coordenador do Espaço Cultural da Grota, Márcio Selles.
No repertório, cantigas populares como Noite Feliz e Sino de Belém e clássicos como We wish you a merry Christmas, Glória In Excelsis Deo e Adeste Fideles encantaram o público. Outras apresentações já estão agendadas para 14 de dezembro, às 17 horas no Solar do Jambeiro em Niterói e 16 de dezembro, às 19 horas no Centro Cultural Justiça Federal , no Rio de Janeiro.
No entanto, uma nuvem paira sobre o futuro desse trabalho, que já mudou a vida de tantos jovens niteroienses. Com vários prêmios conquistados ao longo dos 19 anos de formação, inclusive os títulos de ‘Patrimônio Imaterial de Niterói’ e de ‘Utilidade Pública Federal’, Marcio Selles e sua esposa Lenora Pinto Mendes, por falta de patrocínios fixos, estão encontrando dificuldades para manter as bolsas dos jovens músicos.
Quem quiser contribuir com esse trabalho pode obter informações acessando Contribuições ao Espaço Cultural da Grota, no Google.

Imagens: Rafael Sardenberg

CINE CLUBE ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI




CINEMA

Ciné-club Jean Vigo: Todas as últimas segundas-feiras do mês às 19h / entrada gratuita sujeita a lotação / filmes com legenda em português

Você e Eu / Toi et moi
15 de dezembro / Às 19h
França 2006. De Julie Lopez-Corval. Comedia romântica em cores/90’. Classificação etária Livre.

Redatora de foto-novela para a revista "Você e Eu", Ariane tende a escrever sua vida amorosa e a de sua irmã Lena, reinventando-as um pouco. No entanto, suas vidas não tem nada de novela: Ariane fica presa a Farid, que não se interessa por ela, e Lena está entediada com seu namorado, François. Mas e se Ariane se entregasse ao amor de Pablo, o belo operário que trabalha no prédio? E se Lena se apaixonasse por Mark, o violinista prodígio que acaba de conhecer? Entre realidade e foto-novela, as duas irmãs encontrarão por fim o grande amor?


LOCAL:
Aliança Francesa de Niterói, Rua Lopes Trovão, 52 - Icaraí – 2610-3966

Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

domingo, 7 de dezembro de 2014

MUNDIAL DE NATAÇÃO DE PISCINA CURTA DOHA-2014

Com dez medalhas (sete ouros, uma prata e dois bronzes), o Brasil, surpreendentemente, termina o Mundial de Natação de Piscina Curta de Doha, no Catar, com a primeira classificação no geral.
O principal destaque brasileiro na competição foi Felipe França (foto), com cinco ouros (50m peito, 100m peito, 4X50m medley, 4X100m medley e 4X50m medley misto).
César Cielo também fez um bom trabalho na competição, com três ouros (100m livres, 4X50m medley e 4X100m medley) e dois bronzes (50m livres e 4X50m livres misto).
Etiene Medeiros, com quebra de recorde mundial, conquistou o ouro nos 50m costas feminino, com o tempo de 25s67. A prata ficou com a australiana Emily Seebholm e o bronze com a húngara Katinka Hosszú.
O resultado da participação brasileira na competição surpreende, pela qualidade apresentada por vários nadadores do país, dando boas expectativas, se o alto desempenho for mantido, para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Equipe 4X50m medley: César Cielo (livre), Felipe França (peito), Guilherme Guido (costas) e Nicholas Santos (borboleta)
Equipe 4X100m medley: César Cielo (livre), Felipe França (peito), Guilherme Guido (costas) e Marcos Macedo (borboleta)

Imagem: Satiro Sodré/SSpress

sábado, 6 de dezembro de 2014

CURSO DE DEGUSTAÇÃO DE CHAMPANHES E ESPUMANTES FRANCESES




Exame olfativo
 
Ronan Kerrest (de paletó azul) e alunos
Na última sexta-feira foi realizado na Aliança Francesa de Niterói um Curso de Degustação de Champanhes e Espumantes Franceses com o professor e produtor de vinhos francês Ronan Kerrest. O evento teve vagas limitadas.
O curso foi iniciado de forma bastante descontraída. Ronan pediu aos alunos que se apresentassem, além de dizer se já conheciam a França e, em caso afirmativo, do que mais haviam gostado no país.  As respostas foram diversas: a cultura, a arquitetura, a gastronomia e, principalmente, os vinhos.
Durante o bate-papo Ronan lembrou que a denominação Champanhe só pode ser atribuída aos espumantes produzidos na região de Champanhe, nas proximidades de Paris. Ele lembrou também que se deve segurar a taça pelo pé, por cinco razões: para não esquentar a bebida; não esconder a bebida; para que os dedos não marquem a taça; não interferir no aroma e, finalmente, porque é muito mais fácil para todas as operações de degustação.
A seguir, foi apresentado o primeiro espumante, da cidade de Vouvray, o Val de Loire. Foram feitos os três exames para identificar de que tipo de espumante se tratava: o olfativo, para sentir os aromas; gustativo, para buscar sensações: salgado, doce, ácido e amargo, e visual, para observar as bolhas e o reflexo: quanto mais bolhas, mais envelhecido; reflexo dourado, mais envelhecido, reflexo verde, mais novo.
O segundo espumante foi o Crémant de Bourgogne Brut.
A seguir foi servido o Champanhe Louise Brison Brut, quando foi feita a harmonização da bebida com pratos salgados e doces.
Finalizando serviu-se o espumante Turbullent des Bulles Rosé. Segundo Ronan o espumante rosé está em grande crescimento na França, já perfazendo 25% do mercado no país. “Inicialmente, o espumante rosé era produzido apenas no Sul da França, mas hoje, com esse grande aumento do mercado, sua produção já se espalhou por todo o país”, afirma.
Durante cada bebida servida foram repetidos os três exames de identificação.
Constava, ainda, da programação informações sobre o processo de produção dos espumantes e champanhes.
Os alunos mostraram-se bastante interessados durante a aula, que foi muito proveitosa.
Estava presente a Diretora da Aliança Francesa de Niterói, Stéphanie Brémaud.

Imagens: Rafael Sardenberg