domingo, 23 de novembro de 2014

O QUE É MEDITAÇÃO?



VÍDEO DE J. KRISHNAMURTI SERÁ EXIBIDO EM NITERÓI
Este é o tema da 4ª palestra de J. Krishnamurti, proferida na Universidade de San Diego, Califórnia, EUA, em abril de 1970. O vídeo é legendado em português e a exibição acontecerá em Niterói, no dia 6 de dezembro.
Com foco nas questões de nosso viver diário, o educador levanta os seguintes questionamentos:
· Na meditação qual é o lugar da busca? Podemos produzir ordem sem entendermos a desordem?
· O controle é necessário para a ordem? Por que precisamos de controle quando há a compreensão de ‘o que é’?
· Pode uma mente mesquinha experimentar qualquer coisa diferente de suas próprias projeções e atividades? Para ver claramente, a mente não deve estar tranquila?
“Se você tem esta coisa extraordinária acontecendo em sua vida, então ela é tudo: então você é o professor, o estudante, a beleza da nuvem. E isso é o amor.”, afirmou Krishnamurti.
Os interessados no trabalho desse eminente educador podem obter informações ou confirmar presença através de mensagem para www.facebook.com/marialucia.sardenberg
ou pelos telefones (21) 2714 7225 / 98192 7400
Imagens do livro: One Thousand Moons - Krishnamurti at Eighty Five

Krishnamurti em palestra em Ojai - Califórnia

Público aguarda palestra em Brockwood Park - Inglaterra

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

LUCIENE SALDANHA ASSUME A PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DA ADVOCACIA PÚBLICA DA OAB-NITERÓI

A conselheira Luciene Saldanha Araújo Ribeiro é a nova presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB-Niterói. Ela é procuradora federal lotada na Procuradoria Seccional Federal em Niterói, vinculada à Advocacia Geral da União.
Luciene é professora universitária e já dirigiu a Escola Superior de Advocacia (ESA) Niterói. Desfruta de elevado conceito no mundo jurídico e educacional do estado.
Imagem: blogsdaucam.blogspot.com

EXPOSIÇÃO DE MOSAICOS NO FORTE DE COPACABANA



Mosaicista de Niterói participa com quatro quadros
Com quatro trabalhos, todos em tesselas de azulejos sobre madeira o mosaicista José Geraldo Abreu Sardenberg estará participando de exposição de mosaicos no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, Rio de Janeiro. Os quadros representam Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (foto), Cristo de Berlim, São Paulo (foto) e Mãe de Deus.
A Exposição de Mosaico, que homenageia o Centenário do Forte de Copacabana e a Cidade do Rio de Janeiro, ocorrerá no período de 27 de novembro a 07 de dezembro, no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.
Para comemorar os cem anos da fortificação foram criadas três obras baseadas em pontos de interesse histórico: o Pórtico, a Entrada da Fortificação e a Cúpula dos Canhões.
A homenagem ao Rio de Janeiro foi feita a partir de painéis dos seus pontos turísticos.
Estarão expostas no Salão 1 do Forte: 69 painéis, 4 esculturas,6 mesas e 3 jarros, onde são apresentados diversas técnicas aliadas ao talento artístico e à criatividade dos expositores.
Também participam da mostra os mosaicistas: Marta Lassarotte, Thê Salgueiro, Liliam Oliveira, Adelaide Vieira da Silva, Antônia Cunha, Brígida Mauer, Claudia Ximenes, Elvandir Bisasoli, Frederico Veiga, Helia Amaral, Iza Vieira, Ivonéa Abreu, Lúcia Migliora, Mafê Hiopólito, Mônica Carvalho, Neiva Neves e Olívia Rollas.
Data: 28 de novembro a 07 de dezembro (não haverá visitação no dia 01 de dezembro).
Local: Forte de Copacabana
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco Seis/Copacabana-RJ.
Visitação: de terça a domingo e feriados, das 10 as 18 horas.
Ingresso para visitação ao Forte: R$ 6,00(adultos) e R$ 3,00(estudantes e maiores de 60 anos.
Gratuitamente para militar, maiores de 80 anos e menores de 10 anos.

Imagens cedidas pelo artista


Mosaico Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Mosaico São Paulo

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

EXPOSIÇÃO DE DENISE BERBERT NA ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI



Denise Berbert e a Diretora da Aliança Francesa de Niterói, Stéphanie Brémaud

Na última quinta-feira, a Aliança Francesa de Niterói teve grande público na Vernissage da exposição Sobrepontos, da artista plástica Denise Berbert. Os quadros são representações das belezas da cidade do Rio de Janeiro, marca registrada do trabalho da artista.
Denise já apresentou suas obras no Museu do Louvre, em Paris, e na Alemanha.
Exposição Sobrepontos
Local: Aliança Francesa de Niterói – Rua Lopes Trovão, 52 – 2º andar – Icaraí
Visitação: até 2 de dezembro de 2014
2ª a 5ª de 8h30 às 20h
6ª de 8h30 às 19h
Sábado de 8h30 às 12h

Imagens: Rafael Sardenberg








Carlos Arnaldo Bravo Berbert e sua filha, Denise Berbert

domingo, 16 de novembro de 2014

GISELLE BÜNDCHEN - TOP NA DEFESA DO PLANETA

Em sua passagem pela Semana de Moda Inverno 2015 do São Paulo Fashion Week, a modelo brasileira Giselle Bündchen concedeu uma entrevista a Lilian Pacce (GNT Fashion).
Entre outros assuntos, a top model falou sobre a crise da água em São Paulo e alertou que é preciso mais planejamento dos governos e mais educação e informação para o povo. “Você vai em São Paulo e as pessoas estão lavando a calçada, gente do céu!", lamentou a bela.
Como ativista social, no final de 2008, apoiada pela família, Giselle lançou o Projeto Água Limpa, no Rio Grande do Sul. O objetivo é preservar as nascentes e recuperar a mata ciliar dos rios Tucunduva e Horizontina, que abastecem a região onde ela nasceu. A iniciativa propõe uma série de ações políticas ambientais como despoluição dos córregos que formam as microbacias e a inclusão social da comunidade local.
Para Giselle é importante que as pessoas tenham conhecimento e se interessem pelo que se passa no planeta. “Temos que saber que não dá para ficar abusando e simplesmente desmatando e não se preocupando com o que vai acontecer daqui há 50 anos", afirmou.
Em 2009, foi nomeada embaixadora da boa vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Em 2011, recebeu o Prêmio de Cidadã Ambiental Global 2011 de Harvard. A modelo brasileira também foi agraciada com a premiação internacional Green Awards na categoria Best Green International Celebrity.

Imagens : planetasustentavel.abril.com.br

Giselle no lançamento do programa

Giselle e o pai Valdir Bündche

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PUBLICIDADE PARA CRIANÇAS: COMO RESOLVER ESSA POLÊMICA?


A aprovação, em abril/2014, de uma resolução que considera abusiva a publicidade infantil foi elogiada por pais, mas contestada por anunciantes e pela mídia. A polêmica acabou sendo o tema da redação do último ENEM.

Que as crianças não têm maturidade suficiente para se protegerem da persuasão exercida pela publicidade maciça nos meios de comunicação é uma verdade. Como também é verdade que a propaganda, cheia de atrativos, seduz os pequenos desavisados. Mas daí a pensar que proibir sua veiculação vai resolver o problema, a meu ver, é um engano. Proibir, nunca foi um bom caminho para a formação de um jovem. O que prepara o jovem e dá discernimento entre o certo e o errado, o possível e o impossível é a Educação. E esse é o papel dos pais: educar.
As crianças desse ‘novo tempo’ estão crescendo em meio a muita proibição e pouca compreensão. E essas proibições estão sendo ditadas por outras autoridades, e não pela família. A escola proíbe o uso do celular em sala de aula. Mas será que funciona? O jovem educado para perceber a importância de estar atento às aulas não desligaria o aparelho por conta própria? Isso, sem contar que, muitas vezes, os mesmos pais que apoiam determinadas interferências do governo em um setor, estimulam seus filhos a descumprirem outras. Quem não conhece um pai/mãe que entrega chave de carro ao filho menor de idade? Pois é!
Também, é preciso atentar que não é só a publicidade que influencia a criança. Na escola ele vai conviver com outras crianças; vai vê-las com brinquedos e objetos e pode desejá-los também. Os pais vão solicitar que a escola proíba as crianças de levarem brinquedos?  Ou vão conversar com o filho mostrando que nem tudo que ele vê ele precisa ter. Qual a diferença entre esta situação e a publicidade na mídia?
Para muitos pais dar limites não é uma coisa fácil. Com poucas horas diárias de convívio com os filhos eles evitam confrontos e tornam-se permissivos. Esta atitude acaba produzindo adultos insaciáveis em seus desejos. A psicoterapeuta inglesa Asha Phillips, afirma: "Pais que se recusam a dizer não nos momentos apropriados estão roubando de seus filhos a capacidade de exercitar suas emoções".
Imagens: cassiomd.blogspot.com / amaternidademefascina.com