sexta-feira, 19 de setembro de 2014

EXPOSIÇÃO BEM TE VI ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO: BEM TE VI de BÊ SANCHO 

25 de setembro às 19h

Bê Sancho apresenta na Aliança Francesa a série BEM TE VI composta por 10 obras inéditas em óleo sobre tela. Expressão de vitalidade o artista nos convida a fruir e refletir sobre a natureza. 

VISITAÇÃO: até 25 de outubro de 2014 

BEM TE VI BÊ SANCHO 
Bê Sancho participa desde 1992 de exposições e mostra a sua arte como linguagem, condensação de experiências poéticas, essenciais na contemplação e fruição. 
Expressão de vitalidade o artista enraíza-se num substrato natural, o que nos permite afirmar que sua obra é ecológica por construção e não somente pelo tema. Pela forma é possível estabelecer correspondências, relações naturais que favorecem interações sensíveis entre o ver e o sentir. Bê Sancho celebra o inesperado e nos surpreende com suas obras carregadas de cor e geometria, expressividade e harmonia. 
A natureza é a sua inspiração e o ingresso no universo artístico é uma mistura de intuição e curiosidade, mas também de pesquisa e sensibilidade. Descobre a multiplicação e a divisão dos efeitos visuais em módulos que se encaixam em uma única razão: intangibilidade da perfeição. Busca na geometrização a superação do caráter particular desses seres da natureza para revelar-lhes a universalidade, a essência. As cores são vivas e contrastantes, ou se organizam em torno de uma dominante que as faz vibrar sonora e luminosamente. As formas se interligam e nos chamam a ver novamente. Bem te ver, ouvir, cantar... e reencantar. 
Angelina Accetta Rojas 
LOCAL: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói 
Rua Lopes Trovão 52 – 2º andar - Icaraí - Niterói – RJ / 2610-3966

Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ÁGUA NO SUDESTE BRASILEIRO: DA ABUNDÂNCIA A ESCASSEZ


Rio Amazonas
No Brasil, várias gerações cresceram ouvindo que a bacia Amazônica é a maior reserva hídrica do Planeta e que em seus rios correm 21 % da água doce mundial. Aprenderam, também, que vários outros rios importantes garantiam a oferta de água doce, nas demais regiões. A seca era estudada como um problema local no sertão nordestino cuja solução, na verdade, nunca foi levada a sério, pelos governantes.
Essa fartura, que parecia infinita, não foi cuidada para garantir sua preservação. Ao contrário; com o 
crescimento desordenado dos centros urbanos, os rios passaram a servir como via para a condução de esgotos o que impossibilita a captação da água para consumo. Além disso, muitos rios pequenos vêm desaparecendo em função do forte desmatamento, da erosão e da poluição constante em suas nascentes.
Hoje vivemos uma séria crise de abastecimento de água que atinge os dois mais importantes estados brasileiros: São Paulo e Rio de Janeiro. Estudos apontam que os rios Pinheiros e Tietê bastariam para atender o abastecimento de água da capital paulista, se não estivessem comprometidos pela poluição e falta de saneamento. O estado do Rio de Janeiro e as cidades cortadas pelo rio Paraíba do Sul também estão pagando o preço dos maus tratos impingidos ao rio, do qual são muito dependentes. Perdida a ‘área de conforto’ é hora de cada um fazer a sua parte. O uso sustentável da água deverá estar presente no cotidiano de todos nós. Além de reduzir o consumo no dia a dia, existe a possibilidade de instalação doméstica de sistema para reuso da água e captação de água de chuva. Além de uma mudança radical na forma do governo tratar das questões ambientais deste país, uma importante iniciativa seria equipar os prédios de instituições públicas de forma a transformá-los em edificações sustentáveis, com todos os equipamentos que proporcionam economia de água e geração de energia, já existentes no mercado. Este seria um bom exemplo que estimularia a adesão de empresas privadas nessa luta pela preservação do meio ambiente.
Além dessa vasta malha hidrográfica a natureza ainda presenteou o Brasil com uma extensa reserva de água subterrânea: o Aquífero Guarani. E essa dádiva também se encontra ameaçada. Disso nós vamos falar em breve. 

Rio Tietê

Rio Paraíba do Sul

EXPOSIÇÃO "BRASIL EM FLOR" E MOSTRA DE ORQUÍDEAS COLOREM A GALERIA DE ARTE LA SALLE

Com a chegada da primavera, a Galeria de Arte La Salle recebe quatro artistas que expressam a diversidade da flora em cores e texturas, são elas: Célia Saraiva, Lea Bahiense e Leila Arcoverde. E o resultado desse trabalho pode ser visto na exposição “Brasil em Flor”, que será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 22 de setembro, às 19h. A exposição, que permanece em cartaz até 10 de outubro, estará em consonância com a Mostra de Orquídeas (em exibição na Varanda Cultural), uma parceria do Unilasalle-RJ com a Associação dos Orquidófilos de Niterói (ASSON), e que tem como objetivo dar ao público a oportunidade de conhecer a arte de seu cultivo e também admirá-las, num espetáculo de cor, beleza e perfume. Os trabalhos das quatro artistas e a Mostra de Orquídeas, que ainda oferece a venda de mudas, podem ser vistos de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. A entrada é gratuita. 

“Brasil em Flor” 
Abertura: 22 de setembro, às 19h 
Permanência: até 10 de outubro de 2014 
Visitação: segunda a sexta-feira, de 10h às 20h 
Entrada gratuita 
Galeria de Arte La Salle (Núcleo de Arte e Cultura) 
Unilasalle-RJ 
Rua Gastão Gonçalves 79, Santa Rosa – Niterói 
www.unilasalle.org 
Informações: 0800 709 3773

Imagem: cedida pela Assessoria de Comunicação da Unilasalle

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

CURSO DE DEGUSTAÇÃO DE VINHOS FRANCESES

Curso de degustação de vinhos frances na Aliança Francesa de Niterói com o professor e produtor francês Ronan Kerest 
26 de setembro às 19h 
Duração: 2h30 
Que tal descobrir a diversidade e a sutileza dos vinhos franceses e ainda conhecer as técnicas de degustação?
5 vinhos franceses de varias regiões. 
Inscrições na Aliança Francesa de Niterói: Até 22 de setembro 
Para maiores de idade. 
LOCAL: Aliança Francesa de Niterói - Rua Lopes Trovão 52 – 2º andar - Icaraí Niterói – RJ / 2610-3966 
Maiores informações: 
Aliança Francesa de Niterói 
Rua Lopes Trovão, nº52 – Icaraí. 
Fone: 2610-3966 
direcao@afniteroi.com.br 
www.afniteroi.com.br www.facebook.com/afniteroi
Ronan Kerest
https://www.facebook.com/vinfrancais.aubresil
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Francesa

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

2ª FASE DA VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS HPV EM NITERÓI

Meninas de 11 a 13 anos podem procurar as unidades de saúde 

Já começou a segunda fase da Campanha de Vacinação contra HPV em Niterói. Meninas com idade de 11 a 13 anos podem procurar unidades básicas de saúde, policlínicas (regionais e comunitárias) e módulos do Médico de Família para receberem a segunda dose da vacina.
A partir deste ano, a vacina quadrivalente contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) começou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação. O esquema de vacinação prevê a aplicação de três doses, com o intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose e 50 meses entre a primeira e a terceira dose. Para receber a dose, a criança terá que levar à unidade o Cartão de Vacinação e um documento para comprovação da idade. 
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura, sendo esperadas reações leves como dor e vermelhidão no local da aplicação e febre. No entanto, é contraindicada em caso de alergia grave à leveduras, ou quando já ocorreu reação alérgica grave após a administração de dose anterior. Também não deve ser dada durante a gravidez. 

O HPV 

Os tipos de vírus HPV mais comuns são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero e até 90% das lesões anogenitais. Outros tipos de câncer que podem estar associados ao HPV são de vagina, de vulva, de pênis, de ânus e de orofaringe. 
A principal forma de transmissão é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Embora tenha baixa frequência, pode ocorrer infecção por sexo oral. 
A vacina que será utilizada na rede pública previne infecções pelos tipos virais mais comuns e tem maior evidência de proteção e indicação para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus. 
Cabe lembrar que vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer do colo do útero realizado nas consultas médicas. Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.
Imagem: axelgrael.blogspot.com